Com o objetivo de fomentar e dar maior visibilidade às produções científicas realizadas por profissionais da instituição e parceiros, a Polícia Militar do Tocantins (PMTO), por meio de sua Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP), realizou na manhã desta quinta-feira, 24, no Quartel do Comando Geral da PM, em Palmas, o lançamento da Revista Científica Guardiões do Cerrado. O evento contou com a presença do Comandante-Geral da PMTO, coronel PM Márcio Antônio Barbosa, do Diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMTO, Tenente-Coronel PM Wellder Messias Cavalcante, dentre outras autoridades civis e militares.
A Revista Científica Guardiões do Cerrado nasce com a proposta de ser um periódico on-line, com publicação semestral. Nesta primeira edição serão publicados sete trabalhos científicos que passaram pelo crivo do Conselho Editorial da revista que é formado por doutores com ampla produção acadêmica nas linhas de pesquisa do periódico. Destes, cinco trabalhos foram desenvolvidos ou tiveram a participação de militares da Corporação, tanto Praças quantos Oficiais.
O periódico já está disponível no site institucional da PMTO (https://www.to.gov.br/pm), basta acessar o Menu principal do site, clicar na aba Institucional, e em seguida na opção “Revista Guardiões do Cerrado”, e assim ser direcionado para o link da publicação.
Durante a solenidade, o Comandante-Geral da PMTO, coronel PM Barbosa, assinou a portaria que cria a Revista Guardiões do Cerrado, a portaria de designação do Tenente-Coronel PM Walter Ribeiro dos Santos como Editor-Chefe da Revista, e na sequência a portaria de designação da equipe editorial. A professora doutora, Kyldes Batista Vicente, que é Pró-Reitora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), e estava presente no evento, será a Editora-Assistente da Revista.
O Diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMTO, Tenente-Coronel PM Wellder, ressaltou a importância deste momento ímpar para a instituição. “Trata-se de uma medida amplamente relevante, pois, configura a inserção definitiva das práticas formativas e de qualificação da Corporação, no contexto científico. Sabemos que já existe na Corporação, o fomento da produção científica, agora a revista vem dar publicidade a estas práticas. De igual modo, a revista irá alimentar em nossos militares, o desejo de produzir novos trabalhos científicos, especialmente por agora, terem a possibilidade de verem suas ideias e contribuições publicadas”, disse o Diretor da DEIP.
Comandante-Geral da PMTO, coronel Barbosa, agradeceu as presenças das autoridades e também as parcerias, principalmente das instituições de ensino, neste feito tão significante para a Polícia Militar, ressaltando o trabalho da DEIP, por meio de seus colaboradores.
“A Revista Científica Guardiões do Cerrado é uma iniciativa que visa ser uma fomentadora do fazer a atividade policial de forma cada vez mais científica. Visamos instigar em nossos policiais, o desenvolvimento de pesquisas voltadas a novas tecnologias, para que assim, possamos aumentar de forma exponencial, os resultados obtidos pela Corporação, especialmente no combate ao crime organizado. O conselho editorial deste periódico é composto por autoridades reconhecidas nacional e internacionalmente em suas respectivas áreas de estudo, isso nos alegra enormemente e demonstra o quanto nossa Instituição é querida não só no Estado, mas, em todo o país e apesar de ser muito jovem, está na vanguarda da produção científica, quando o assunto são as ciências policiais. Agradeço a todos os envolvidos no projeto, às instituições parceiras da Corporação e à comunidade acadêmica de um modo geral. Juntos, trabalhando para que o legado daqueles que nos antecederam, possa continuar evoluindo”, destacou o comandante.
Sobre a Revista
A Revista Científica Guardiões do Cerrado é um periódico semestral, que tem como escopo a difusão de investigações e pesquisas e compartilhamento de experiências com pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação, pesquisadores e gestores de instituições de ensino superior e de pesquisa, gestores de associações científicas e profissionais, dirigentes e demais órgãos envolvidos na formação de pessoal e produção científica que tenham como base teórica uma abordagem interdisciplinar na área de Segurança Pública com foco em: polícia, saúde, educação, direito, sociologia e tecnologia.
Presenças
Participaram da solenidade de lançamento diversas autoridades, dentre elas: Secretario Extraordinário de Ações Governamentais e parcerias Público-Privadas – Deputado Estadual Moisemar Marinho; Deputado Estadual Nilton Franco; Professor da Universidade Federal do Tocantins, Doutor Waldecir Rodrigues; Professor da Universidade Federal do Tocantins, Doutor Eduardo Simões Profilo; Professor da Universidade Federal do Tocantins, Doutor Adão Francisco; Presidente da Academia de Letras, Ciências e Artes do Estado do Tocantins – Coronel da Reserva PM Joaidson Torres de Albuquerque; Corregedor-Geral da PMTO – Coronel PM Dosautomista Honorado de Melo; Assessor Militar junto à Assembleia Legislativa – Coronel PM Wesley Borges Costa; Comandante do Policiamento Especializado (CPE) – Coronel PM Ricardo Borges Ferrão; equipe da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMTO; demais autoridades civis, militares e convidados.
Para acessar a primeira edição da Revista Guardiões do Cerrado clique no link abaixo:
http://revistacientifica.pm.to.gov.br/index.php/guardioesdocerrado/
redação
Últimas Postagens de: redação (Veja Todos)
- ELEIÇÕES 2024 – IBSP NA TV - 17 de setembro de 2024
- Presidente do IBSP palestra no I Congresso Baiano de Segurança Pública e Prevenção - 12 de setembro de 2024
- VII CONGRESSO IBSP SALVADOR – Inscrições Gratuitas e Abertas - 10 de setembro de 2024