ASSOCIADOS IBSP SE DESTACAM EM SEMINÁRIO INTERNACIONAL PROMOVIDO PELO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

No período de 24 a 26 de novembro de 2021 o IBSP se fez presente num evento científico de modalidade híbrida de maior grandeza: o 1º Seminário Internacional de Editores e Pesquisadores do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Os organizadores definiram como escopo a pretensão de promover uma reflexão para as ações que devem ser realizadas no âmbito da produção e divulgação do conhecimento científico na área da Segurança Pública. Nesse cenário, surgem desafios que se apresentam na contemporaneidade e que possibilitam novos olhares que podem viabilizar caminhos metodológicos a serem desenvolvidos e implementados.
Para orgulho do IBSP, nossos associados se destacaram no evento; nesses 3 dias (24, 25 e 26/11), o Associado Amauri Meirelles expôs o pôster selecionado Segurança na Policiologia:

A primeira Associada IBSP a apresentar trabalho no Auditório Antônio Carlos Magalhães da Interlegis, às 14h40 do dia 24/11, foi Letícia de Sousa Moreira, sob o título “Monitoramento da Síndrome Pós-Covid-19: valorização profissional e cuidado com o policial militar do Tocantins”; às 16h40 foi a vez do Associado Wilquerson Felizardo Sandes, que apresentou pesquisa intitulada “Formação universitária em segurança pública: a dicotomia entre o ensino militar e civil e seu impacto na (não) consolidação de um campo de conhecimento científico de estudos e pesquisas em segurança pública”, em parceria com Ricardo Barbosa de Lima. No dia 25/11, às 11h, o Associado Dequex Araújo Silva Junior apresentou o trabalho “Uma abordagem concreta da criminalidade sob a óptica das Ciências Policiais”. No último dia do evento (26/11), às 08h20, a Associada Tatiana Eleutério D’Almeida e Pinho, em parceria com Luana Santos de Carvalho, expôs sobre “A importância da padronização de procedimentos na área da balística forense nas unidades do interior do Departamento de Polícia Técnica da Bahia”; o associado Renato Pires Moreira, em parceria com o Dr. Marcello Peixoto Bax, apresentou o trabalho “Relevância do compartilhamento do conhecimento Interorganizacional no âmbito do Sistema Estadual de Inteligência de Segurança Pública do estado de Minas Gerais”;  às 14h20, sob o título “Uma metodologia multicritério de apoio a decisão com potencial para gerenciar o Sistema Único de Segurança Pública (Susp)”, falou o Associado Nazareno Marcineiro; às 15h20, novamente a Associada Tatiana Eleutério D’Almeida e Pinho, agora em parceria com Caio Moinhos M. Muniz e Marcus Teixeira Santos, apresentou trabalho intitulado “Atendimento pré-hospitalar aplicado à doutrina de segurança e proteção de autoridades: desdobramentos institucionais para implantação de protocolo de atuação”; o evento foi fechado com a apresentação, a partir das 18h20, do Associado Vinícius Oliveira Braz Deprá, em parceria com Elisandro Machado e Sandra Mara G. Neto, com trabalho que levou o título “O exercício do poder de polícia pelo Corpo de Bombeiros Militar do estado do Rio Grande do Sul: estudo de caso decorrente da análise da ADI nº 70072533011/TJRS”.

Nesses 4 anos de sua história, cada vez mais forte o IBSP mostra que não foge da visão de futuro estabelecida em 19 de outubro de 2017: Consolidarmo-nos nacionalmente como referência acadêmica na discussão e construção de saberes sobre segurança pública, pela produção de conhecimento marcado por elevada qualidade acadêmica, extremo rigor científico, pragmatismo e relevância de interesse público.

Azor Lopes da Silva Júnior, Prof. Dr.
Presidente do Conselho Deliberativo do IBSP e Membro do Colégio de Fundadores do IBSP
Jornalista Responsável pelo Website IBSP (MTb nº 0066065/SP, 04/01/2012)

The following two tabs change content below.

redação

Últimas Postagens de: redação (Veja Todos)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.