BALANÇO ACADÊMICO 2021 E MENSAGEM DE BOAS FESTAS DO IBSP

Apesar da Pandemia, que desde 2020 vem assolando o planeta, e dos abalos na política brasileira, fazendo mais agudo o dissenso entre os homens, num momento em que tantas pessoas morriam, ao menos vimos surgir, pelo trabalho da ciência, algo mais que esperança: um freio à onda de mortes. Entremeio a tanta tristeza, incertezas e beligerância irascível, a vida seguiu…

Em nosso Instituto Brasileiro de Segurança Pública (IBSP), depois de duas gestões sucessivas a partir de sua fundação em 19 de outubro de 2017, no dia 31 de julho foram eleitos e tomaram posse a nova Diretoria e novos Conselhos (Leia mais), que conduzirão nossos trabalhos de pesquisa e difusão do conhecimento sobre Segurança Pública e Ciências Policiais ao longo do próximo biênio. O doutor Edson Benedito Rondon Filho foi o presidente eleito, ao lado do doutor Hélio Hiroshi Hamada (vice-presidente), Alex Jorge das Neves (secretário-geral) e Clarindo Alves de Castro (tesoureiro); nos Conselhos Deliberativo e Fiscal assumiram a presidência, respectivamente, os doutores Azor Lopes da Silva Júnior e João Batista da Silva.

Merece destaque especial, havermos lançado neste ano o programa de entrevistas “Café Jurídico“, idealizado e apresentado por nosso Associado Wildson dos Santos Correia, quinzenalmente nas noites de terça-feira, pela plataforma do Instagran. O programa traz temas e personalidades não só do mundo acadêmico, mas especialmente dos gestores da segurança pública no país, revelando-se um espaço de debate altamente qualificado, que faz jungir os planos teórico acadêmico e prático de gestão pública.

Certamente o ponto alto de 2021, para o Instituto Brasileiro de Segurança Pública (IBSP), foi a “1a. Conferência Nacional sobre a lavratura de Termos Circunstanciados de Ocorrência pelas Polícias Militares brasileiras”.

Atingimos 1.582 inscrições em todo o Brasil, nessa conferência que se desdobrou nos dias 01, 08, 15, 22 e 29 de julho, trazendo expositores das Corporações: Polícia Militar de Minas Gerais (01/07), Polícia Militar do Estado de São Paulo (01/07), Polícia Militar do Rio Grande do Norte (08/07), Polícia Militar do Mato Grosso (08/07), Polícia Militar do Piauí (15/07), Polícia Militar do Ceará (15/07), Polícia Militar do Paraná (15/07), Polícia Militar de Goiás (22/07), Polícia Militar da Bahia (22/07), Brigada Militar do Rio Grande do Sul (22/07), Polícia Militar de Roraima (29/07) e Polícia Militar de Santa Catarina (29/07). Além das corporações policiais, o evento foi prestigiado com a presença e fala de autoridades como o vice-Governador do Estado do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto Soares de Medeiros, Secretários de Segurança Pública e da “sempre” Presidente do Fórum Nacional dos Juizados Especiais (FONAJE), a Desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina Janice Goulart Garcia Ubialli; confira toda a programação e vídeos de todas as palestras clicando aqui.

Outro evento acadêmico marcante foi o “Ciclo de Palestras comemorativo ao 4º Aniversário de Fundação do IBSP“, havido ao longo do mês de outubro, que foi aberto pelo Secretário Nacional de Segurança Pública, Carlos Renato Machado Paim, e que trouxe para o debate público figuras ilustres do cenário nacional e internacional, como Hermínio Joaquim de Matos, Professor Auxiliar do ISCPSI (Portugal) e Professor Convidado do ISCSP (Universidade de Lisboa), José Fernando Moraes Chuy, Delegado de Polícia Federal e Professor na Academia Nacional de Polícia, Marcelo Aparecido Moreno, Diretor da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, José Francisco da Costa Neto, Mestre em Gestão Pública (UFRN) e Neusivan Fonseca do Nascimento, da Secretaria Nacional de Segurança Pública; confira os vídeos das as palestras em nosso canal do YouTube ou diretamente nos links: Palestra Dr. Marcelo Aparecido Moreno; Palestra Costa Neto & Neusivan Nascimento; Palestra Hermínio Matos & Fernando Chuy.

Em 2021 o IBSP também marcou presença em 2 eventos impactantes no campo das políticas públicas de segurança: o lançamento da Revista SUSP (confira aqui) e o 1º Seminário Internacional de Editores e Pesquisadores do Ministério da Justiça e Segurança Pública (confira aqui). Vimos com orgulho nosso Associado João Batista da Silva encabeçar o projeto lançamento da Vigilantis Semper (confira aqui), Revista Científica de Segurança Pública (RCSP), da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, um periódico semestral que já conta com seu primeiro número do volume 1; João Batista da Silva é o Editor-Chefe da Revista, ao lado de nosso outro Associado, Leonardo Oliveira Freire, no cargo de Editor-Auxiliar.

Nossa Revista do Instituto Brasileiro de Segurança Pública, que está em seu quarto volume e agora é de publicação quadrimestral, já de início ranqueada pelo sistema Qualis no nível B-4, teve lançados os números 08, 09 e 10, totalizando 29 artigos e 1 resenha , produzidos por 62 pesquisadores, a grande maioria não Associados que confiaram no nível de qualidade editorial e grau de difusão acadêmica de nosso repositório. Confira nossa Revista clicando aqui.

Também vimos, orgulhosamente, nossos Associados Wélere Gomes Barbosa, Vinícius Oliveira Braz Deprá, Antônio Ferreira do Norte Filho e Tiago Farias Braga titularem-se doutores neste ano de 2021. Para conhecer o trabalho desses novos doutores clique aqui e pesquise pelo nome completo.

Por tudo, mais uma vez temos por cumprida nossa missão institucional de “oferecer à sociedade civil e à comunidade acadêmica produção científica qualificada“, sempre fiéis aos nossos valores institucionais de “rigor científico, isenção ideológica e liberdade intelectual” e com o foco permanente em nossa visão de futuro, que é de “consolidarmo-nos nacionalmente como referência acadêmica na discussão e construção de saberes sobre segurança pública, pela produção de conhecimento marcado por elevada qualidade acadêmica, extremo rigor científico, pragmatismo e relevância de interesse público“.

Assim, o Instituto Brasileiro de Segurança Pública (IBSP) interrompe suas atividades neste 2021, para agradecer a todos seus Associados, aos pesquisadores parceiros, que publicaram seus trabalhos científicos em nossa Revista, às autoridades públicas do setor, que reconheceram nosso propósito nos apoiando, e também para desejar a todos um Feliz Natal, capaz de desarmar os espíritos belicosos, e um “2022” de renovação, paz, saúde e equilíbrio.

Azor Lopes da Silva Júnior, Dr.
Presidente do Conselho Deliberativo IBSP
Jornalista Responsável pelo Website

The following two tabs change content below.

redação

Últimas Postagens de: redação (Veja Todos)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.