SUICÍDIO POLICIAL É TEMA DE PÓS-DOUTORADO NA UNESP

Sob o título Ações de prevenção ao suicídio nas polícias militares: analisando as causas e as medidas profiláticas para mitigar sua incidência, Luiz Sérgio Mussolini Filho, Coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo, apresentou, neste janeiro de 2022, sua pesquisa na forma de Relatório no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Estadual “Júlio de Mesquita” – UNESP, sob supervisão da Professora Doutora Andreza Marques de Castro Leão.

O pesquisador é doutor e mestre em Ciências Policiais e de Segurança Pública, pelo Centro de Altos Estudos em Segurança da Polícia Militar do Estado de São Paulo, além de mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos. Confira na plataforma Lattes.

O relatório, apresentado em 212 páginas, é denso e dele merecem destaque as palavras de Mussolini Filho, já na sua apresentação: “Ante ao que vivenciei, fiquei me perguntando: ‘Como não pude evitar essa tragédia e porquê Policiais se matam?’, e daí surgiu o interesse por tal assunto, sobretudo pensando em ações voltadas à prevenção, visando que o fenômeno do suicídio seja mitigado.”.

Nas palavras do pesquisador, empregou-se um questionário semiestruturado, que teve entre seus intentos traçar um perfil social do policial do serviço ativo da Corporação, a respeito do suicídio em seu local de trabalho. A pesquisa revelou dados onde se observa que uma pequena parcela dos respondentes desconhece os mecanismos legais e de apoio para o policial tendente ao suicídio; surpreende que “73,8% dos participantes da referida pesquisa conheciam algum Policial militar que havia atentado contra sua própria vida“.

O Instituto Brasileiro de Segurança Pública (IBSP), cumprindo sua missão institucional, orgulhosamente congratula-se com o pesquisador, Luiz Sérgio Mussolini Filho, e com seu aval, disponibiliza sua pesquisa para a comunidade científica: Relatório Pós-doutorado Unesp – Mussolini

Edson Benedito Rondon Filho, presidente da Diretoria Executiva do IBSP.
Azor Lopes da Silva Júnior, presidente do Conselho Deliberativo IBSP

Janeiro de 2022.

The following two tabs change content below.

redação

Últimas Postagens de: redação (Veja Todos)

2 comentários em “SUICÍDIO POLICIAL É TEMA DE PÓS-DOUTORADO NA UNESP”

  1. Tema merece ser discutido e aplicado todas as técnicas de prevenção. Os policiais são reflexos de uma sociedade doente, com a ferramenta a mão. “O suicídio é a solução definitiva para um problema passageiro” Coronel PM Telmo.

    A sociedade tem o dever de zelar por seus policiais, pois somos a última barreira entre a ordem e o caos.

    Desejo ucesso nesta publicação e que seja elemento de discussão não somente no campo institucional, mas que se torne referência social na prevenção ao suicídio.

    2° Sargento de Polícia Militar Robson Cavalcante Ribeiro.

    Responder
  2. Parabéns Coronel pela coragem de abordar esse assunto ..assunto esse por vezes negligenciado pelo Estado ..Estado esse que “finge” que nada está acontecendo.. a tropa está terrivelmente doente..

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.