CIÊNCIAS POLICIAIS: PALESTRA COM OS AUTORES

Orgulhosamente o Instituto Brasileiro de Segurança Pública (IBSP) anuncia que, às 19h de 17/11/2022 (quinta-feira; horário de Brasília), acontecerá o lançamento de 3 obras no campo das Ciências Policiais em confluência com as Ciências Jurídicas, com a apresentação pelos respectivos autores, tudo pela plataforma ZOOM MEETING e com transmissão simultânea pelo canal do YouTube do IBSP. A participação é aberta e bem-vinda a todos os pesquisadores, docentes e estudantes das áreas de Direito, Ciências Policiais e Ciências Sociais, bem como à imprensa e sociedade civil.

Participe pelo Zoom: CLIQUE AQUI PARA ACESSAR

Assista pelo nosso canal do YouTube: http://youtube.com/@ibsp

A palestra já está disponível no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=EzcA7dF3TPQ

 

CIÊNCIAS POLICIAIS: CONCEITO, OBJETO E MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

A obra, em sua edição brasileira, tem o doutor Azor Lopes da Silva Júnior como autor e organizador, ao lado dos doutores Edson Benedito Rondon Filho, João Batista Da Silva, Paulo Jorge Valente Gomes e Wilquerson Felizardo Sandes, estando disponível pelo Grupo Editorial HN (CLIQUE AQUI E VEJA A OBRA).

Sua edição portuguesa (ISBN 9789728630324) da obra vem com a chancela do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI) da Polícia de Segurança Pública de Portugal (PSP), com o fomento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), órgão do Ministério da Educação e Ciência de Portugal, tendo sido coordenada pelos doutores Roberto Narciso Andrade Fernandes (ISCPSI-PSP, Portugal), Paulo Machado (ICPOL, Portugal) e Azor Lopes da Silva Júnior (IBSP, Brasil). Destacando-se em sua apresentação:

Certamente as “Ciências Policiais” não nascem em um momento estanque, mas são fruto de uma construção histórica, que se confunde com a própria existência da polícia o que, por si só, já sugere seu embrião nas mais primitivas organizações sociais e sua estruturação na formação do Estado Moderno. Por essa razão, não comungamos com aqueles que anunciam uma “nova ciência policial”, que precisaria ser construída; a ideia nos soa de todo presunçosa ou casuística, com aparente intenção de um tipo de personalismo desbravador, o que não é o caso. Como todos os campos do conhecimento humano, dia a dia novas dúvidas, novos problemas, ensejam novos métodos de pesquisa, que acabam por revelar “novas verdades” e soluções mais efetivas. O desafio nesta obra, avançar na definição dos elementos que darão a identidade epistemológica das Ciências Policiais, a partir da certeza de que seu objeto é fruto tanto de conhecimento gerado pelos que integram a polícia, quanto aquele que os policiais se apropriam de outros campos do saber, apresentando aos pesquisadores elementos essenciais de metodologia, métodos, tipos de pesquisa e normalização de trabalhos científicos. Policiais pesquisadores e filhos d’além mar Portugal que somos – nós do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (IBSP) – estamos honrados em dedicar esta obra, publicada graças à bem-sucedida parceria científica com o Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI), o Centro de Investigação (ICPOL) e Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), aos 40 anos das Ciências Policiais em Portugal, inaugurando futuros intercâmbios científicos na Comunidade dos países de língua portuguesa e Espaço Europeu.

 

        

 

GARGALOS DA SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL: UMA ABORDAGEM POLÍTICA, SOCIOLÓGICA E DE DIREITO COMPARADO

Tendo como autor o doutor Azor Lopes da Silva Júnior, ela também vem editada pelo pelo Grupo Editorial HN (CLIQUE AQUI E VEJA A OBRA). A obra, prefaciada pelo celebrado jurista Fernando Capez, trabalha com profundidade o conceito de “ciclo completo de polícia”, a partir de uma abordagem eminentemente jurídica, de direito comparado, com os modelos processuais penais da Alemanha, Espanha, França, Portugal, Itália, Estados Unidos da América e Inglaterra. Temas como desmilitarização e municipalização das agências policiais brasileiras, bem como os embates na Assembleia Nacional Constituinte, no Supremo Tribunal Federal e na 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (2009) são amplamente trabalhados. Com escopo propositivo também são analisadas experiências bem sucedidas nos campos dos Juizados Especiais Criminais e da Mediação Comunitária.

POLÍCIA PREVENTIVA NO BRASIL: DIREITO POLICIAL: ABORDAGENS E BUSCA PESSOAL

A obra, também prefaciada pelo celebrado jurista Fernando Capez, é organizada pelo Juiz de Direito Ronaldo João Roth e coordenada pelo doutor Azor Lopes da Silva Júnior, que contaram com a coautoria de outros 16 juristas e especialistas em Segurança Pública de vários Estados do Brasil, que analisam e debatem o emblemático Recurso em Habeas Corpus nº 158580/BA, julgado pela Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça, sob perspectivas do direito constitucional comparado e direito administrativo, bem como dos campos sociológico e das ciências policiais; para conferir a notícia e a íntegra desse Leading Case clique aqui: STJ – RHC nº 158580/BA.

São autores: Daniel Lipi Alvarenga, Demétrios Wagner Cavalcanti, Edson Correa Batista, Eduardo Godinho Pereira, Evanilson Corrêa de Souza, Frederico Izidoro, João Alves Cangerana Junior, José Wilson Gomes de Assis, Jucimar Inácio Moraes, Leonardo Novo, Ricardo Augusto Soares Leite, Roberto Botelho, Robinson Brancalhão, Rodrigo Foureaux, Rodrigo Vilardi e Temístocles Telmo Ferreira Araújo.

A obra vem produzida pela Editora DILÉTICA; para conhecer clique aqui: Polícia Preventiva no Brasil

 

 

The following two tabs change content below.

redação

Últimas Postagens de: redação (Veja Todos)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.