O 2º Sargento Leonardo de Andrade Carneiro, pertencente à Polícia Militar do Tocantins (PM/TO) e também membro do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (IBSP), teve o privilégio de comemorar sua admissão na Academia de Letras, Ciências e Artes dos Militares do Estado do Tocantins (ALCAM-TO). A solenidade de posse, que ocorreu no último dia 23 (agosto de 2023, quarta-feira), teve lugar nas instalações do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (QCG), situado na cidade de Palmas. O evento não apenas contou com a presença de membros da ALCAM-TO, mas também reuniu representantes de Academias de Letras de outros estados e diversas personalidades de destaque.
A ALCAM-TO, criada em 14 de setembro de 2022, tem como missão central promover a produção literária, artística e científica entre os militares em atividade e na reserva, abrangendo tantas praças quanto oficiais, vinculados à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros Militar. A iniciativa foi concebida por um grupo notável de militares: o Coronel da Reserva PM Joaidson Torres De Albuquerque, a Tenente-Coronel da Reserva BM Lucelita Maria Alves, o Major Carvílio Soares Marinho, o Major Laureno Justiniano Tebas e o Major PM Sérgio Nunes dos Santos.
A estrutura atual da Academia engloba três categorias de associados: os membros efetivos e perpétuos, que ocupam as cadeiras destinadas aos militares em atividades e veteranos, sócios correspondentes e ainda os sócios beneméritos, sejam pessoas físicas ou jurídicas, que se unam aos objetivos e demandas da instituição.
Para o Presidente da Academia de Letras, Ciências e Artes dos Militares do Estado do Tocantins, o Coronel da Reserva PM Joaidson Torres De Albuquerque, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar são peças fundamentais na produção de conhecimento.
“A ALCAM-TO foi criada em 2022 com a finalidade de aglutinar conhecimento nas áreas da ciência, da pesquisa, das artes e das letras. Buscamos talentos em nossa corporação que possam somar com a sociedade. Temos muitos militares extremamente talentosos e a nossa proposta é a de incentivar essas mentes. Os militares tocantinenses, ao longo de sua carreira, passam por diversos cursos e são capazes de produzir saber científico, artístico e literário. A ALCAM-TO é a forma que encontramos de homenageá-los”, afirmou o Presidente.
Para o Sargento Leonardo, “É com imensa honra e alegria que ingresso na ALCAM-TO, representando uma conquista de grande significado. Minha admissão na academia é um privilégio pessoal e um compromisso com o avanço do conhecimento científico. Como militar, reconheço a importância de nosso papel na expansão do saber e na construção de uma sociedade mais segura.”
redação
Últimas Postagens de: redação (Veja Todos)
- IBSP OUTORGA MEDALHAS DO MÉRITO ACADÊMICO PÓS-CONGRESSO - 28 de outubro de 2024
- ANAIS DO CONGRESSO IBSP SALVADOR 2024 - 22 de outubro de 2024
- VII CONGRESSO IBSP SALVADOR - 10 de outubro de 2024