Policiamento e políticas públicas de segurança

SILVA JUNIOR, Dequex Araujo. Policiamento e políticas públicas de segurança: estratégias, contrastes e resultados das ações de policiamento em Salvador [2007]. Dissertação (Mestrado)

Resumo: A Polícia Militar da Bahia (PMBA), a partir da segunda metade da década de 90, iniciou um processo de modernização para se adequar ao novo contexto político democrático do Brasil e às novas demandas por serviços de segurança ocasionadas pela elevação das taxas de criminalidade. Com a reestruturação nasceu a Polícia Cidadã, um novo tipo de policiamento que visa a aproximação com a população para oferecer melhor proteção, utilizando-se prioritariamente de ações preventivas como forma de garantir uma melhor qualidade de vida urbana e a manutenção da paz. Entretanto, a PMBA; no mesmo período, criou três operações policiais de caráter ostensivo para coibir delitos contra os transportes urbanos de Salvador, bem como o porte ilegal de armas e drogas. No entanto, essas duas modalidades simultâneas de policiamento, que representam duas estratégias contrastantes, e visam a redução e o controle da violência urbana nos anos de 2004, 2005 e 2006, são insuficientes. Esta pesquisa se centra no estudo destas ações de policiamento que marcam as políticas públicas de segurança a partir 1997, em Salvador. Estas estratégias são desenvolvidas pela Polícia Cidadã, organizada em Companhias Independentes de Polícia Militar, e por três Operações de Abordagem – Gêmeos, Jericó e Munzuá. O trabalho discute os princípios e os resultados destas estratégias e os impactos/limites de seu atendimento em relação às demandas por segurança e qualidade de vida pela população no novo contexto democrático brasileiro.

A obra está disponível emhttp://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=95082

Se preferir, faça Download a partir daqui: SILVA JUNIOR, Dequex Araujo. Policiamento e políticas públicas de segurança [2007]

 

The following two tabs change content below.

redação

Últimas Postagens de: redação (Veja Todos)