A Actividade Policial como Ciência

A Actividade Policial como Ciência (Paulo Valente Gomes, Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, Lisboa – Portugal).

* Trabalho apresentado durante as atividades da Oficina 6 – As Ciências Policiais no Brasil, do II Congresso Brasileiro das Carreiras Jurídicas de Estado, realizado em Brasília/DF, de 06 a 09 de julho de 2010.

O mundo do século XXI é um mundo complexo, caótico e em mudança vertiginosa. Vivemos numa sociedade do risco e das fontes de perigo, que alimenta as incertezas, as inseguranças e os medos individuais e colectivos; uma sociedade de meritocracia de serviços, de funcionamento em rede, cada vez mais dependente da informação, do conhecimento e da tecnologia; que aposta na inovação, na imagem, na ideia de juventude eterna, no mérito, no conforto e no bem-estar, no consumo em massa, no hedonismo.

A formação, a educação e a investigação no domínio das ciências policiais devem, por isso, reflectir também um espírito humanista, eclético, trans e interdisciplinar, uma abordagem sistémica, flexível e aberta ao diálogo e à constante mudança, com o concurso de diversos actores, trabalhando em rede, no plano nacional e internacional. PAULO VALENTE GOMES, Intendente da Polícia de Segurança Pública Director do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, Portugal

Artigo completo para download: A Actividade Policial como Ciência_Paulo Valente Gomes

 

 

The following two tabs change content below.

redação

Últimas Postagens de: redação (Veja Todos)