Análise criminal: teoria e prática

Análise criminal: teoria e prática (Salvador: Artpoesia, 2015, 288 p., ISBN: 978-85-66783-14-8) é a nova obra de João Apolinário da Silva que indicamos e disponibilizamos pelo Instituto Brasileiro de Segurança Pública (IBSP).

Faça download gratuito aqui: Análise criminal-teoria e prática_João Apolinário da Silva_ISBN 978-85-66783-14-8

Análise Criminal: teoria e prática foi concluído durante o pós-doutoramento de João Apolinário Silva, mas a origem desse livro muito antecede esse período, sendo ele resultado de uma trajetória acadêmica e científica que se entrelaça com uma trajetória profissional e técnica; trajetórias essas distintas e complementares, que se tangenciam e convergem para conferir ao autor sólida formação, alta qualificação e ampla experiência como militar, professor e pesquisador.

Trata-se uma produção que atende a demandas por conhecimento sobre criminalidade, segurança pública e justiça na sociedade. Essa produção se revela como um trabalho valioso e pioneiro que que deve impulsionar outras pesquisas diante da necessidade de estudos sobre o tema. Esse livro é uma obra que deve ser lida em sua plenitude e compreendida como uma forma de conhecer os aspectos que são relevantes para gestão da segurança pública.

Nesta obra, o autor traz um tema de extrema importância para este serviço de segurança pública, crucial nos centros urbanos. A análise criminal, além de proporcionar um apoio à formulação de políticas públicas e à tomada de decisões, tem um papel relevante no processo de encontrar soluções adequadas em situações específicas, reduzir a criminalidade e o grande mérito de ampliar o foco da segurança como prevenção. Conhecendo as sistemáticas de operação dos criminosos é possível não apenas melhorar e agilizar a investigação dos crimes, mas, também, estabelecer estratégias para realizar a sua prevenção e repressão, alterando os fatores geradores de insegurança.

Mônica de Aguiar Mac-Allister da Silva
Carlos Alberto da Costa Gomes
Élvia Mirian Cavalcanti Fadul
Ivone Freire Costa

 

The following two tabs change content below.

redação

Últimas Postagens de: redação (Veja Todos)