Associado IBSP apresentará estudo em renomado evento nos EUA

José Eleutério da Rocha Neto, Capitão da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e Associado do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (IBSP), teve sua pesquisa selecionada para apresentação na 7ª Conferência Anual da Sociedade Americana de Polícia Baseada em Evidências (American Society of Evidence-based Policing – ASEBP). A pesquisa comparou a eficácia de dois conjuntos de técnicas de retenção de armas de fogo, com o fim de subsidiar a decisão pela técnica a ser ensinada na PMPR.

A pesquisa foi realizada em parceria com o Prof. Dr. Bruno Angelo Strapasson, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná. Os pesquisadores usaram dados coletados em aulas regulares com o efetivo policial. Durante as sessões de sparring (combate simulado), que faziam parte das aulas, a turma foi aleatoriamente dividida em dois grupos. Os grupos praticaram as duas técnicas de forma cruzada. Os resultados dos exercícios executados foram registrados como fracassos/sucessos. Posteriormente, foram aplicados testes estatísticos sobre os dados coletados.

Para além dos resultados obtidos, que permitiram responder à pergunta original, José Eleutério da Rocha Neto considera o estudo relevante em dois aspectos adicionais: (1) a produção científica experimental sobre técnicas, táticas e procedimentos (TTPs) policiais é bastante escassa; essa limitação é ainda maior para TTPs relativos ao uso de força não-letal, sendo, essa pesquisa, um avanço do conhecimento nessa direção; (2) o estudo simboliza uma quebra de paradigma na tomada de decisão em instituições policiais no Brasil; em lugar de basear a tomada de decisão na opinião de especialistas (individual ou em grupos/comissões), o estudo mostra um processo baseado em evidência experimental produzida através de metodologia rigorosa. Mais ainda, mostra que a evidência científica pode ser gerada pelas próprias instituições policiais, no contexto de sua atuação profissional cotidiana.

A conferência anual da ASEBP é, atualmente, um dos mais relevantes eventos de pesquisa policial do mundo. Lá encontram-se e se apresentam alguns dos maiores editores e pesquisadores da área de segurança pública. Nomes como Mário Staller, Jerry Ratcliffe, Renee Mitchell, Cynthia Lum, David Klinger, Hunter Martaindale, Laura Huey e Lawrence Sherman, criador da filosofia de Polícia Baseada em Evidências, são presenças confirmadas no evento.

A conferência ocorrerá dias 15, 16 e 17 e maio, em Las Vegas, EUA. A apresentação de José Eleutério da Rocha Neto será no dia 17 de maio, às 11h40min (horário local; 15h40min, horário de Brasília), no salão principal do evento. O palestrante transmitirá sua apresentação ao vivo e, na medida do possível, disponibilizará o vídeo legendado posteriormente.

O Instituto Brasileiro de Segurança Pública se orgulha e congratula-se com José Eleutério da Rocha Neto e Bruno Angelo Strapasson, pela pesquisa e seu reconhecimento internacional.

As inscrições para a 7ª Conferência Anual da Sociedade Americana de Polícia Baseada em Evidências (American Society of Evidence-based Policing – ASEBP) são feitas no link: https://whova.com/portal/registration/asoep_202305/

Currículo Lattes de Bruno Angelo Strapasson: http://lattes.cnpq.br/5080386631573177

Currículo Lattes de José Eleutério da Rocha Neto: http://lattes.cnpq.br/3030004575265682

The following two tabs change content below.

redação

Últimas Postagens de: redação (Veja Todos)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.