CICLO DE PALESTRAS: 3 ANOS DO IBSP

Ricardo Salles (Ministro de Estado do Meio Ambiente, 19/10); General Santos Cruz e Dr. Ricardo Barbosa de Lima (EB e UFGO, 20/10); Daniel Cerqueira, Coordenador do “Atlas da Violência” e Edson Benedito Rondon Filho (UFMT e IBSP, 21/10); Romain Pesce, Capitão da Gendarmerie Nationale e José Ángel López Malo, Comandante da Guardia Civil de España (22/10); Shane Crabtree, Executive Director of Public Safetyof Salt Lake City (USA) é entrevistado por Dr. Azor Lopes da Silva Júnior Presidente do IBSP (23/10).

O “Ciclo de Palestras: III Aniversário do IBSP” é a forma que o Instituto Brasileiro de Segurança Pública (IBSP) adotou para comemorar seu 3º Aniversário de fundação, trazendo entre os palestrantes Ricardo de Aquino Salles (19 de outubro), Ministro de Estado do Meio Ambiente (Brasil), o General Carlos Alberto dos Santos Cruz , o Dr. Ricardo Barbosa de Lima da Universidade Federal de Goiás (20 de outubro), Daniel Cerqueira (presidente do Instituto “Jones dos Santos Neves” e Coordenador do “Atlas da Violência”) (21 de outubro), o Capitão da “Gendarmerie Nationale” Romain Pesce, Oficial Auxiliar do Adido de Polícia na Embaixada Francesa no Brasil, o Comandante (Major) da “Guardia Civil de España” José Ángel López Malo, Adido Policial na “Consejería de Interior – Embajada de España” no Brasil (22 de outubro) e, com a tradução de Elizete Aquila Bond, Lead Academic Advisor Arts, Communication & Media Salt Lake Community College, encerramos na sexta-feira (23 de outubro), com uma entrevista com Shane Crabtree, Executive Director of Public Safety “Salt Lake Community College”.

As palestras, painéis e entrevistas acontecerão na Plataforma ZOOM Meeting (ID 794 252 6280) e as inscrições são gratuitas pelo Event3.

Inscreva-se até 15/10https://www.even3.com.br/checkout/02c8b950-01f3-4905-8001-99b9da37ba61?i=8138509

Nossa história começa um pouco antes, mas em 19 de outubro de 2017 um grupo de pesquisadores idealistas fundou o IBSP e já em 2018 a nossa primeira vitória foi lançar o primeiro número de volume do periódico – a Revista do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (ISSN 2595-2153; (DOI: https://doi.org/10.36776/ribsp.v1i2) – que, logo em seguida já atingiu a classificação “B4” no “Qualis-Periódicos”, quando ainda contava com pouco mais de 1 ano de seu lançamento e tendo 2 números no primeiro volume e mais um suplemento (2018); o ranqueamento promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) atingiu 22.042 periódicos, dos quais 2.826 foram classificados A1, 2.639 como A2, 2.228 em A3, 2.107 como A4, 1.977 no nível B1, 1.657 em B2, 1.594 no nível B3, 1.829 em B4. Hoje nacionalmente consolidada, a Revista do Instituto Brasileiro de Segurança Pública, desenvolvida desde seu lançamento na plataforma Open Journal Systems registra, segundo a ferramenta Google Analytics, só no último mês, acessos vindos, dentre outros, do Brasil, Estados Unidos, Colômbia, Índia, Moçambique, Polônia Portugal e Suíça, registraram 1243 usuários, numa média de 32 por dia, sendo 71,3% dos usuários recorrentes; 70% desses acessos se deram por meio de desktop, 28,84% por mobile e 0,47% por tablet. O conteúdo já está indexado no Google Sholar, o que empresta um grau a mais de refinamento acadêmico.

Orgulhosamente nossa Revista trouxe à comunidade acadêmica um total de 80 trabalhos científicos apresentados por 105 pesquisadores oriundos de todo o país; no ano de 2018 foram 33 artigos científicos de 27 pesquisadores; em 2019 foram 24 trabalhos de 36 autores e em 2020 apresentamos 23 trabalhos de 36 pesquisadores, além de nosso primeiro suplemento (“Manual de Registro do Termo Circunstanciado de Ocorrência“: DOI: https://doi.org/10.36776/ribsp.v3i7).

Somos uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, apartidária, constituído por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, predominantemente egressos de programas de doutorado e mestrado acadêmicos, voltados ao desenvolvimento de atividades de pesquisa, extensão e ensino dirigidas ou relacionadas às políticas públicas na área de segurança, justiça criminal, gestão de pessoas, processos, conhecimento e informações ligados à ordem pública, à pacificação social e à proteção do meio ambiente.

NOSSA MISSÃO

Oferecer à sociedade civil e à comunidade acadêmica produção científica qualificada.

NOSSOS VALORES

Rigor científico; Isenção ideológica; Liberdade intelectual.

NOSSA VISÃO DE FUTURO

Consolidarmo-nos nacionalmente como referência acadêmica na discussão e construção de saberes sobre segurança pública, pela produção de conhecimento marcado por elevada qualidade acadêmica, extremo rigor científico, pragmatismo e relevância de interesse público.

QUAL NOSSO DIFERENCIAL?

O diferencial do IBSP é o fato de adotar a etnografia e o empirismo científico como principais metodologias para sua produção científica, isso sem abandono do saber teórico, porém com o compromisso de isenção ideológica.

Esse compromisso extrapola o plano utópico, na medida em que seus associados pesquisadores ao mesmo tempo e dialeticamente habitam, no plano nacional, as comunidades acadêmica e da segurança pública.

O pensar científico é plasmado para além da especulação e da experimentação: brota da vivência e da reflexão.

QUAL NOSSA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E QUAIS AS LINHAS DE PESQUISA?

Ao estabelecermos o objetivo de criação de uma área de concentração sobre “segurança pública”, partimos da premissa de que a sistematização desse saber científico somente pode ser construída se tomado como uma “ciência sistêmica”, posto que não admite um pensar reducionista e também não se conquista pela mera coleta de saberes alheios, senão a partir do pensamento complexo.

São José do Rio Preto (SP), 07 de outubro de 2020.

Azor Lopes da Silva Júnior, Dr.

Presidente Fundador do IBSP

The following two tabs change content below.

redação

Últimas Postagens de: redação (Veja Todos)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.