Jurisdição militar é ampliada pela Lei Federal 13.491/17

da Redação

 

Pouco tempo após a promulgação da Emenda Constitucional nº 45 (“Minirreforma do Judiciário” de 2004), publicamos na Revista dos Tribunais[2] um artigo que trazia a evolução constitucional da Justiça Militar em nosso país até aquela – então a mais recente alteração – que ao contrário de extingui-la – como queriam alguns – ou reduzir sua competência para exclusivamente os crimes propriamente militares – como queriam outros – ampliava sua competência jurisdicional e reforçava sua natureza como corte especializada e absolutamente compatível com o princípio do “Juiz Natural”, ao contrário do que alardeavam aqueles seus críticos: juízo de exceção.

A história se repete: a Lei nº 13.491, de 13 de outubro de 2017, promove nova alteração no Código Penal Militar (Decreto-Lei nº 1.001/69) e mais uma vez amplia a competência jurisdicional da Justiça castrense.

Uma alteração aparentemente singela trouxe efeitos que já estão sendo objeto de ácidas críticas; a nova redação do inciso II do artigo 9º do Código Penal Militar passou a ser “os crimes previstos neste Código e os previstos na legislação penal, quando praticados” (a redação anterior era: “os crimes previstos neste Código, embora também o sejam com igual definição na lei penal comum, quando praticados”); confrontando-se as redações vê-se que agora também serão crimes militares os previstos em suas alíneas “a” a “e”[3], mesmo quando previstos exclusivamente na legislação penal comum, pois a nova lei definiu como tais os previstos no Código Penal Militar (crimes propriamente militares)[4] e os previstos na legislação penal (que passam a ser crimes impropriamente militares)[5].

No ambiente acadêmico, Aury Lopes Júnior[6] diz que foi “com bastante perplexidade que a comunidade jurídica recebeu a Lei 13.491/2017”; para o jurista, que reconhece a ampliação da competência jurisdicional de que falamos, isso significa um retrocesso em tempos em que se espera (a espera é dos citados críticos) a extinção ou redução da competência da justiça militar, portanto, segundo suas palavras, “completamente inadequada para o nível de evolução democrática”; já para o jurista Amilcar Fagundes Freitas Macedo, o Juiz Corregedor-geral da Justiça Militar Estadual do Rio Grande do Sul, a ampliação teria vindo “em boa hora”[7] (evidentemente este não é um dos críticos…).

Já no cenário judicial, contra a Lei nº 13.491, de 13 de outubro de 2017, duas semanas após sua publicação, a Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (ADEPOL), entendendo que teria sido ferida a norma constitucional que atribui às polícias civis a apuração de infrações penais e as funções de polícia judiciária (Art. 144, § 4º, CRFB), propôs a Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 5.804 no Supremo Tribunal Federal, que foi distribuída ao Ministro Gilmar Mendes.

Até que seja decidida a questão da constitucionalidade ou não da nova lei, ela é válida e se acha vigente, tal e qual mesmo seus críticos o afirmam.

Notas

[2] SILVA JÚNIOR, A. L.. O princípio do juiz natural nos crimes militares diante da EC 45/2004. Revista dos Tribunais (São Paulo. Impresso), v. 843, p. 473-487, 2006.

[3] São alíneas do inciso II do artigo 9º do Código Penal Militar: “a) por militar em situação de atividade ou assemelhado, contra militar na mesma situação ou assemelhado; b) por militar em situação de atividade ou assemelhado, em lugar sujeito à administração militar, contra militar da reserva, ou reformado, ou assemelhado, ou civil; c) por militar em serviço ou atuando em razão da função, em comissão de natureza militar, ou em formatura, ainda que fora do lugar sujeito à administração militar contra militar da reserva, ou reformado, ou civil; d) por militar durante o período de manobras ou exercício, contra militar da reserva, ou reformado, ou assemelhado, ou civil; e) por militar em situação de atividade, ou assemelhado, contra o patrimônio sob a administração militar, ou a ordem administrativa militar;”

[4] A título ilustrativo, são considerados crimes propriamente militares – também chamados de “crimes militares próprios” – os seguintes: motim, revolta, desrespeito a superior, insubmissão etc.

[5] Até o advento da Lei nº 13.491, de 13 de outubro de 2017, eram considerados crimes impropriamente militares – ou “crimes militares impróprios” – os seguintes, como exemplo: homicídio, furto, roubo etc. (aqueles que eram previstos tanto no Código Penal Militar quanto no Código Penal comum); não se enquadravam como crimes militares – seja própria ou impropriamente – o abuso de autoridade, a tortura, o tráfico de drogas etc, porque esses são definidos em leis especiais sem correspondente no Código Penal Militar. Agora, com a ampliação do conceito para “os previstos na legislação penal”, o abuso de autoridade, a tortura, o tráfico de drogas etc, também passam a ser crimes militares impróprios e sujeitos à jurisdição militar (pelo processo penal militar) e à polícia judiciária militar (pelo inquérito policial militar).

[6] LOPES JÚNIOR, Aury. Lei 13.491/2017 fez muito mais do que retirar os militares do tribunal do júri. Revista Consultor Jurídico. 20 de outubro de 2017.

[7] MACEDO, Amilcar Fagundes Freitas. Ampliação da competência da Justiça Militar vem em boa hora. Revista Consultor Jurídico. 18 de outubro de 2017.

The following two tabs change content below.

redação

Últimas Postagens de: redação (Veja Todos)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.