DIÁLOGOS ACADÊMICOS DA SEGURANÇA PÚBLICA

ORIGENS DO PROGRAMA

No dia 30 de abril de 2020, o INSTITUTO BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA (IBSP) inaugurou mais um de seus produtos acadêmicos: o programa Diálogos Acadêmicos da Segurança Pública.

Semanalmente, às quintas-feiras, sempre a partir das 19h (horário de Brasília), o IBSP traz palestrantes titulados e com experiência vivida nas áreas de formulação, fomento e execução de políticas públicas de segurança, controle da criminalidade e pacificação social, para debaterem temas atuais de interesse do setor, sempre primando pelo olhar acadêmico dirigido à práxis das políticas públicas. A duração será em 2 blocos de 50 minutos sequenciais; no primeiro a palavra estará com os palestrantes e no segundo será aberta às perguntas dos conferencistas.

Sob o ponto de vista curricular, o programa Diálogos Acadêmicos da Segurança Pública se enquadra como produção técnica de conteúdo científico apresentado na modalidade de Programas e Comentários na Mídia, conforme categorização adotada pela plataforma Lattes do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)[1], atendendo à nossa missão institucional de oferecer à sociedade civil e à comunidade acadêmica produção científica qualificada pautado sob os valores do “Rigor científico; Isenção ideológica; Liberdade intelectual[2].

Com o objetivo de universalizar e franquear o acesso à sociedade como um todo, o programa Diálogos Acadêmicos da Segurança Pública é exibido na plataforma Zoom[3], como Web Conferência, com possibilidade de participação de até 100 conferencistas conectados por Personal Computer, Notebook, Pad ou celular, tanto nos sistemas IOs ou Android.

O histórico de cada uma das palestras, os dados de cada um dos ilustres palestrantes e os links de acesso aos vídeos que estão disponíveis no Youtube e Facebook pode ser visto em: https://ibsp.org.br/video/dialogos-academicos-da-seguranca-publica/.

Conheça o IBSP, passe a ser um frequente conferencista do Diálogos Acadêmicos da Segurança Pública  e faça parte dessa história.


SOBRE O INSTITUTO BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Nosso INSTITUTO BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA (IBSP) foi fundado em 19 de outubro de 2017 como uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, registrada no CNPJ sob o número 29.018.535/0001-71, e é criador e editor de uma revista científica registrada com o ISSN 2595-2153, já ranqueada no sistema Qualis-Periódicos da CAPES como B-4[6] e apresentada na reconhecida plataforma Open Journal Systems.

O IBSP é estatutariamente constituído por pesquisadores egressos de programas de doutorado e mestrado acadêmicos voltados ao desenvolvimento de atividades de pesquisa, extensão e ensino dirigidas ou relacionadas às políticas públicas na área de segurança, justiça criminal, gestão de pessoas, processos, conhecimento e informações, porque reconhecem “segurança pública” como saber científico e uma “ciência sistêmica”[7] a partir da qual elegemos três linhas mestras de pesquisa: (i) “Pensamento socionormativo de Segurança Pública”, conectando saberes a partir das lentes das Ciências Sociais, Educação, Filosofia e Direito; (ii) “Gestão, Tecnologia e Comunicação da Informação em Segurança Pública”, unindo os olhares da Ciência da Administração, Ciência da Computação e da Matemática/Estatística; e (iii) “Segurança Pública do Meio Ambiente e da Mobilidade”, agregando as visões, especialmente, da Ecologia/Direito Ambiental e Direito/Engenharia de Trânsito.

Prof. Azor Lopes da Silva Júnior,

Presidente do Instituto Brasileiro de Segurança Pública

Pós-doutor em hermenêutica jurídica, Doutor em Sociologia e Mestre em Direito.


NOTAS

[1] Para conhecer um pouco mais sobre a plataforma Lattes do CNPq recomenda-se: http://www.eesc.usp.br/eesc/administracao/biblioteca/doc/lattes.pdf

[2] Para conhecer nossa missão, nossos valores e nossa visão de futuro clique em: https://ibsp.org.br/missao-valores-e-visao-do-futuro/

[3] Conheça e cadastre-se gratuitamente na plataforma ZOOM: https://us04web.zoom.us/pt-pt/meetings.html; para dispositivos portáteis IOS: https://us04web.zoom.us/download#client_iphone; e Android: https://us04web.zoom.us/download#mobile_app

[4] Currículo disponível em: http://lattes.cnpq.br/2523155589325089

[5] Currículo disponível em: http://lattes.cnpq.br/8336835256084102

[6] Saiba um pouco mais disso clicando em https://ibsp.org.br/institucional/somos-qualis-b-4-e-dai/#_edn2 e DOI: https://doi.org/10.36776/ribsp.v1i1

[7] Conheça um pouco mais de nossa história e propósitos: SILVA JÚNIOR, A.L. O INSTITUTO BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA: SUAS ORIGENS, PERSPECTIVAS, MISSÃO E ASPIRAÇÕES. DOI: https://doi.org/10.36776/ribsp.v1i1.1

The following two tabs change content below.

redação

Últimas Postagens de: redação (Veja Todos)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.