LEGATUM ET HONORIS

LEGATUM ET HONORIS” é o novo programa que estréia nesta semana da Pátria de 2020 no Instituto Brasileiro de Segurança Pública; sempre atento à sua missão de “Oferecer à sociedade civil e à comunidade acadêmica produção científica qualificada“, sob os pilares axiológicos que elegeu em sua fundação em 19 de outubro de 2017 (Rigor científico; Isenção ideológica; Liberdade intelectual) e com a visão de futuro de “consolidarmo-nos nacionalmente como referência acadêmica na discussão e construção de saberes sobre segurança pública, pela produção de conhecimento marcado por elevada qualidade acadêmica, extremo rigor científico, pragmatismo e relevância de interesse público“, e revelando que nosso diferencial é marcado porque aqui “O pensar científico é plasmado para além da especulação e da experimentação: brota da vivência e da reflexão“.

Para o IBSP, valorizar aqueles que deixaram um legado é muito mais que um culto mítico, um acarinhamento àqueles que passaram pelas instituições policiais ou um mecanismo de marketing corporativo na gestão de pessoas; ao contrário, o que buscamos é homenagear legados institucionais, a partir das mentes de seus autores legantes, porque ninguém melhor que estes para apontar nas políticas públicas construídas ao longo de sua vivência e por obra de suas reflexões, saberes e arranjos institucionais superados (0u não…).

Políticas públicas implicam sempre um arranjo entre os fatores e grupos de pressão que operam sobre uma nova ideia – uma nova ciência:

“De forma muito semelhante (ao que ocorre nas revoluções políticas), as revoluções científicas iniciam-se com um sentimento crescente, também seguidamente restrito a uma pequena subdivisão da comunidade científica, de que o paradigma existente deixou de funcionar adequadamente na exploração de um aspecto da natureza, cuja exploração fora anteriormente dirigida pelo paradigma. […] o sentimento de funcionamento defeituoso, que pode levar à crise, é um pré-requisito para a revolução”. (KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 5. ed. São Paulo: Editora Perspectiva S.A, 1997, p. 126).

Assim, a partir deste próximo dia 10 de setembro de 2020, o programa “Diálogos Acadêmicos da Segurança Pública”, que vem se consolidando desde seu lançamento havido no dia 30 de março de 2020, passa a dar espaço, em todas as primeiras quintas-feiras de cada mês, a um diálogo acadêmico com foco às origens de cada uma das boas-práticas, no plano das políticas públicas da segurança, implementadas nas Unidades Federadas de nosso país, que terá como painelista o seu idealizador ou implementador, que nos brindará com os fundamentos científicos ou empíricos desse verdadeiro processo de revolução intelectual e comportamental.

São José do Rio Preto (SP), 07 de setembro de 2020.

Azor Lopes da Silva Júnior, presidente do IBSP

Edson Benedito Rondon Filho, presidente do Conselho Deliberativo IBSP