DEPARTAMENTOS DE PESQUISA

DIRETORES DE DEPARTAMENTOS DE LINHA DE PESQUISA:

Dispõe o artigo 18, § 1º, do Estatuto Social do IBSP, que compete à Presidência da Diretoria Executiva constituir, no plano da pesquisa, a partir da área de concentração “segurança pública“, Departamentos e nomeados os respectivos Diretores e grupos de pesquisa (Estatuto Social IBSP. Art. 18. A Diretoria Executiva é assim constituída: I – Presidente; II – Vice-Presidente; III – Secretário-Geral; IV – Tesoureiro-Geral; § 1º De acordo com a necessidade, serão constituídos órgãos de apoio à Diretoria Executiva, por meio de resolução da Presidência, correspondentes a … Departamentos e Assessorias, cujas regulamentações básicas serão definidas no Regimento Interno).

Inicialmente (2017), sob a área de concentração “Segurança Pública” o IBSP estabelecera 3 linhas de pesquisa ((i) “Pensamento sócio-normativo de Segurança Pública“, (ii) “Gestão, Tecnologia e Comunicação da Informação em Segurança Pública“; (iii) “Segurança Pública do Meio Ambiente e da Mobilidade“) às quais se somaram as linhas de “(iv) Ciências Policiais” (2020) e “(v) Teoria e Práticas de Inteligência de Segurança Pública” (2021), totalizando, atualmente, 5 linhas de pesquisa distribuídas em correspondentes 5 Departamentos.

 

O fato novo relevante em 2019 e 2020:

O fato novo, que veio no final do ano de 2019, dentro do Processo nº 23123.007756/2017-45, foi o conselheiro Luiz Roberto Liza Curi emitir o Parecer CNE/CES nº 945/2019, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, em que se  conheceu da demanda provocada pela Polícia Militar do Estado de São Paulo e, no mérito, votar favoravelmente à inclusão das Ciências Policiais como área de conhecimento no rol das ciências estudadas no Brasil, o que foi adiante homologado pelo Ministro de Estado da Educação por meio do “DESPACHO DE 8 DE JUNHO DE 2020“, publicado no Diário Oficial da União nº 109, de 09 de junho de 2020.

A memorável reunião do IBSP com o Presidente do Conselho Nacional de Educação (23/07/2020):

Considerando essa novidade, no dia 23 de julho de 2020, das 17h às 18h30, o IBSP conseguiu pautar uma reunião virtual dentro da agenda do Presidente do Conselho Nacional de Educação, o doutor Luiz Roberto Liza Curi, por meio da plataforma ZOOM, donde restou concluído – por suas palavras e por provocação do doutor Azor Lopes da Silva Júnior, presidente do IBSP – que a neonata “Ciências Policiais” seria um espaço de saber dentro de uma área mais ampla (a “Segurança Pública”) que por sua vez não se confunde com áreas afins (“Ciências Militares” e “Ciências da Defesa“), devendo ser enquadrada no campo da “Área Interdisciplinar”.

Assim, por Resolução do Colégio de Fundadores, o Instituto Brasileiro de Segurança Pública (IBSP) abriu uma quarta linha de pesquisa, dentro da “Segurança Pública“: a linha das “Ciências Policiais“, comprometendo-se com a comunidade científica e com o Conselho Nacional de Educação em contribuir com os esforços epistemológicos de delineamento dos contornos desse novo campo do saber e da definição de seu objeto, seus métodos e sua terminologia.

Confira na documentação da Diretoria de Avaliação (DAV-45), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação (MEC), em < https://www.capes.gov.br/avaliacao/sobre-as-areas-de-avaliacao/76-dav/caa4/4674-interdisciplinar >

Download em PDF: Documento de Área (45) Interdisciplinar 2019

 

(1) Departamento de Pesquisa na linha “Pensamento sócio-normativo de Segurança Pública(Ciências Sociais, Educação, Filosofia e Direito):

EMENTA DA LINHA DE PESQUISA:

OBJETO: Segurança Pública e suas instituições, tomando como referência as Ciências Sociais (Antropologia, Sociologia e Ciência Política), da Educação, da Filosofia e do Direito.

OBJETIVOS: Estudar de maneira qualificada e objetiva a Segurança Pública e suas instituições, buscando respostas aos problemas cientificamente levantados.

METODOLOGIA: Abordagens qualitativas e quantitativas compatíveis com as Ciências Sociais (Antropologia, Sociologia e Ciência Política), da Educação, da Filosofia e do Direito.

Diretor: Doutor Edson Benedito Rondon Filho

Doutor em Sociologia pelo PPGS/UFRGS, na linha de Violência, Criminalização, Cidadania e Direito com estágio doutoral (sanduíche) junto ao Centre de Recherche Sociologique sur le Droit et les Institutions Pénales (CESDIP) / França (2013). Mestre em Educação (IE/ UFMT – 2008). Especialista em Inteligência de Segurança Pública pela FAECC – UFMT (2008). Especialista em Gestão de Segurança Pública pela FAECC- UFMT (2003). Bacharel em Ciências Sociais (UFMT – 2010). Bacharel em Direito pela UFMT (2001). Graduado no Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar do Estado de Goiás (1994). Docente convidado da Pós-graduação em Direitos Humanos aplicados à Segurança Pública da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Docente de Criminologia do curso de Direito da Faculdade Católica Rainha da Paz (FCARP). Docente colaborador do Mestrado em Sociologia do PPGS/ UFMT.

http://lattes.cnpq.br/8121682994001478

Integrantes do Departamento “Pensamento sócio-normativo de Segurança Pública

1. Doutor João Batista da Silva

Possui graduação em Curso de Formação de Oficiais pela Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte (PMRN – 1999), especialista em Polícia Comunitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), graduação em Ciências Sociais (UFRN – 2005), mestrado em Ciências Sociais (UFRN – 2009) e doutorado em Educação (UFRN – 2017). Atualmente é Major da PMRN, professor do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar do RN, professor da graduação da Academia de Polícia Militar do Rio Grande do Norte e professor de pós-graduação da Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte e da Faculdade Natalense de Ensino e Cultura (FANEC). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança pública, políticas públicas, polícia militar, formação profissional, violência, polícia comunitária, entre outros. É membro fundador do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (IBSP) e integrante do Conselho Editorial da Revista do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (RBISP).

http://lattes.cnpq.br/8617007915492517

2. Doutor Leonardo Oliveira Freire

Atualmente Preside o Instituto Caleidoscópio da Inclusão, Doutor em Filosofia Prática pelo Programa de Pós Graduação Integrado de Doutorado em Filosofia (UFPB – UFPE – UFRN), com período sanduíche na Universidade de Buenos Aires, com a pesquisa de tese em Filosofia do Direito especificamente sobre Justificação da Punibilidade na Filosofia de Kant. Atualmente é professor substituto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

http://lattes.cnpq.br/3263821619188327

3. Doutor Dequex Araujo Silva Junior

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2013). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2007). Especialista em Segurança Pública pela Universidade Estadual da Bahia/Polícia Militar da Bahia (2013). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Batista Brasileira (2005). Graduado em Polícia pela Academia de Polícia Militar (1991). Licenciado em Filosofia pela Faculdade Batista Brasileira (2005). Atualmente é professor colaborador do Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania da UFBA; professor da RENAESP/UFBA, dos Cursos de Especialização em Política e Gestão de segurança Pública e de Especialização em Prevenção da Violência, Promoção da Segurança e da Cidadania; professor do Curso de Especialização em Segurança Pública (CESP) da PMBA e do Curso de Especialização e Gestão Estratégica em Segurança Pública (CEGESP) da PMBA. Multiplicador de Polícia Comunitária da Senasp. Pesquisador CNPq do grupo de pesquisa Segurança Pública – UFBA. Membro do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (IBSP). Editor do Blog “Reflexões sobre a Contemporaneidade”, disponível em http://dequexjr.blogspot.com/

http://lattes.cnpq.br/1455748373661314

4. Doutor Gabriel Rodrigues Leal

Foto

Possui graduação em Bacharelado em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar Costa Verde – PMMT (2006), mestrado em Educação (movimentos sociais e educação popular) pela Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT (2010), doutorado em Educação (currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP (2015). Atualmente é professor na Academia de Polícia Militar Costa Verde e na Escola de Formação de Praças, ambas Instituições de Ensino Superior da PMMT; possui vínculos com o grupo de pesquisa Edmund Burke da UFMT, Co-coordena o Grupo de Trabalho Educação e Cidadania do Seminário de Educação da UFMT. Desenvolve pesquisas na área de formação e currículo policial-militar; direitos humanos e atividade policial; ciências policiais; pensamento conservador e filosofia política.

Visite: https://gabrielrleal.blogspot.com/

http://lattes.cnpq.br/0907641664806962

5. Doutor Reginaldo Canuto de Sousa

Foto

É Major da Polícia Militar do Piauí. Doutor em Políticas Públicas (2018) e Mestre em Políticas Públicas (2008), ambos pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). É Especialista em Educação: Docência do Ensino Superior (2002), Especialista em Direito Processual (2005) e Especialista em Gestão em Segurança Pública, todas pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). É bacharel em SEGURANÇA PÚBLICA, Curso de Formação de Oficiais pela Universidade Estadual do Maranhão (1997), bacharel em DIREITO pela UESPI (2005) e graduado em HISTÓRIA pela UFPI (2010). Professor Adjunto do Curso de Direito da UESPI. Tem como objeto de pesquisa as categorias: Políticas Públicas, Políticas de Segurança Pública, Gestão em Segurança Pública, Polícia Comunitária, Polícia Militar, Violência Criminal. Palestrante e conferencista sobre os temas elencados. Consultor de Segurança Pública e Privada. É Diretor Estadual (PI) do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (IBSP).

http://lattes.cnpq.br/1784046114911520

6. Doutora Daniele de Sousa Alcântara

Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília, atuando na linha de pesquisa de Violência, Segurança e Cidadania. Realizou Estágio de Doutorado no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, Portugal e Estágio de Doutorado no Centre dAnalyse et dIntervention Sociologiques (CADIS) da LÉcole des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris – França, no período de setembro de 2014 a maio de 2015. Mestra em Educação pela Universidade de Brasília (UnB, 2012). Especialista em Segurança Pública e Cidadania pela Universidade de Brasília (UnB, 2009). Especialista em Ciências Jurídicas pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL, 2011). Graduada em Segurança Pública -Curso de Formação de Oficiais (2006). Graduada em Educação Artística pela Universidade de Brasília (UnB, 2002). Graduada em Letras Espanhol pela Universidade de Brasília (UnB, 2010). Graduada em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID, 2014). Participou do Law Enforcement Management Development Program na International Law Enforcement Academy, ILEA, em El Salvador; do United Nations Police Pre-Deployment Course no Pearson Peacekeeping Centre e do United Nations Police Officer Course no Life Guards Centre, Stockholm-Swedish. Atualmente é oficial da Polícia Militar do Distrito Federal. Entre os interesses de pesquisas encontram-se temas relacionados à segurança pública, violência, polícia, educação policial, identidade profissional, representações sociais. Membro da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). Membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Membro do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (IBSP). Avaliadora do INEP/MEC. Professora do Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP). Assessora Militar/Casa Militar da Subchefia de Políticas Sociais e Primeira Infância/GDF.

http://lattes.cnpq.br/9738855490545468

7. M.Sc. Leon Denis da Costa

É Major (2018) da Polícia Militar de Goiás. Associado do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (2019). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (2016). Especialista em Gerenciamento de Segurança Pública (2013) e especialização em Docência do Ensino Superior (2013) e Especialização em Polícia Judiciária Militar pela FAI (2018). Possui graduação em Letras (licenciatura plena Português/inglês)pela Universidade Estadual de Goiás (2003) e formação profissional em Segurança Pública pelo Curso de Formação de Oficiais pela Academia da Policia Militar de Goiás(2002). Trabalhou no 11º Batalhão de Polícia Militar (2003/2006), Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva(2008), Batalhão de Polícia Militar de Choque (2008), 15ª Companhia Independente de Polícia Militar(2009). Atuou na função de Chefe da Seção Técnica de Ensino(2015/2016) e Divisão de Ensino do CAPM (2013/2014), Subcomandante do Batalhão Escolar de Polícia Militar (2016), Subcomandante do 9º Batalhão de Polícia Militar(2017). Chefe da Divisão de Ensino do CAPM (2018). Atuou Coordenador da Especialização MBA em Gestão de Polícia Ostensiva e Professor Titular da Pós Graduação do CAPM. Interessa em pesquisa a respeito de Sentimento de (in)segurança e medo do crime; estratégias e metodologias de policiamento; teoria das representações sociais; cultura policial. Professor Titular da disciplina de Estudos Sociais de Polícia na Especialização Polícia e Segurança Pública e da disciplina Administração do Trabalho Policial, para o MBA em Gestão de Polícia Ostensiva. Foi Subcomandante do 18º BPM com sede em Catalão-Goiás (2019), Subcomandante do 39º BPM situado na região leste de Aparecida de Goiânia-GO (2019) e atualmente é Comandante do 39 ºBPM (2020).

http://lattes.cnpq.br/6061682489349264

8. M.Sc. Jefferson de Almeida

É bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB – 1984), Bacharel em Direito pela Instituição Toledo de Ensino (ITE – 1988), Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos Superiores da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CAES – 2002 – Mestrado Profissional Militar) e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, também pelo Centro de Altos Estudos Superiores da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CAES – 2006 – Doutorado Profissional Militar). Especialista em Policiamento Comunitário pela Universidade Sul de Santa Catarina (Unisul – 2009) e em Gestão de Políticas Preventivas da Violência e Direitos Humanos pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP/SP – 2009). Mestre em Adolescente em Conflito com a Lei (Uniban/Unian – 2015). Advogado sócio no escritório “Scudeller de Almeida Advogados”: http://scudellerdealmeida.com.br/.

http://lattes.cnpq.br/2209016450312993

9. Doutor Eduardo Godinho Pereira

Doutor em Educação pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (Capes 7) Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) – É Bacharel em Ciências Militares com Ênfase em Defesa Social (Academia de Polícia Militar de Minas Gerais). É Bacharel em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-Graduado (Especialista) em Segurança Pública e Complexidade (Escola Superior Dom Helder Câmara) ; Pós-Graduado em Ciências Jurídicas (Universidade Cruzeiro do Sul). Mestre em Administração – Gestão Estratégica das Organizações (FEAD/MG). É integrante do Instituto Brasileiro de Segurança Pública. É Professor no Ensino Superior na Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, nos cursos de Pós Graduação, Graduação; é professor Licenciado da Faculdade de Direito de Contagem (FDCON) nos cursos de Direito e de Graduação Tecnológica em Segurança Pública. Tem experiência profissional na área de Defesa, com ênfase na área Social e das Organizações, Educação de pessoas em condição de desigualdade e na docência da disciplina de Metodologia do Trabalho Científico e de disciplinas ligadas à Segurança Pública.

http://lattes.cnpq.br/7931856110216301

10. Esp. Alexandre Grevy Magacho Barcellos

Mestrando em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército Brasileiro -ECEME, Especialista em Gestão de Segurança Pública pela Universidade Estadual de Goiás (2018). Bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar do Estado de Goiás (2004) e em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul (2010). Tem experiência na área de Aplicação da Lei, Segurança Pública, Política Internacional, Relações Internacionais, Estudos de Segurança e Defesa, Teoria da Guerra e Gestão Pública.

http://lattes.cnpq.br/4661983556836138

11. Esp. Cláudio Roberto Monteiro Ayres

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco(1996), graduação em Curso de Formação de Oficiais (CFO) pela Academia Policial Militar do guatupê da Polícia Militar do Paraná(1992), graduação em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco(1997), especialização em Curso de Especialização em Especialização em Direito Militar pela Universidade Castelo Branco(2009), especialização em Curso de Preparação à Magistratura pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso do Sul(1999), especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Processual Penal pela Universidade Católica Dom Bosco(2000), especialização em Licenciado en Administracion Superior de Seguridad Publica – Oficial Gadua pela Academia de Ciencias Policiales de Carabineros de Chile(2010), especialização em Curso de Especialização em Gestão da Administração Pública pela Universidade Castelo Branco(2008), especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Direito do Estado e das Relações Sociais pela Universidade Católica Dom Bosco(2004) e especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão da Segurança Pública pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal(2003). Atualmente é Comandante – Coronel PM da Academia de Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Defesa, com ênfase em SEGURANÇA PÚBLICA.

http://lattes.cnpq.br/0819746138224016

(2) Departamento de Pesquisa da linha de “Gestão, Tecnologia e Comunicação da Informação em Segurança Pública(Ciência da Administração, Ciência da Computação, EaD, Matemática/Estatística):

EMENTA DA LINHA DE PESQUISA:

OBJETO: Tecnologias de Gestão de processos produtivos e de produção de conhecimento para a tomada de decisão dos gestores das organizações produtoras de Segurança pública.

OBJETIVOS:  Estudar as metodologias de gestão utilizadas pelas organizações policiais e apresentar eventuais possibilidades de aprimoramento com o uso das novas tecnologias de gerenciamento e de gestão do conhecimento, para melhorar a performance do desempenho do trabalho policial numa sociedade democrática de direito.

METODOLOGIA: Abordagens qualitativas e quantitativas compatíveis com as Ciências Sociais Aplicadas (Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciência da Informação, Comunicação), Engenharia da Produção e Engenharia da Gestão do Conhecimento.

Diretora: Doutora Tatiane Ferreira Vilarinho

Doutora e Mestre (2011) em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, especialista em Docência Superior pela Fundação Educacional de Goiás (2005), graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás (2004). Oficial da Polícia Militar de Goiás. Chefe da Seção de Pós-Graduação e Extensão da PMGO. Editora da Revista Brasileira de Estudos de Segurança Pública. Membro fundadora do Instituto Brasileiro de Segurança Pública. Participa do Grupo de pesquisa Comunicação Científica. Tem experiência nas áreas de Ciência da Informação, atuando principalmente com os seguintes temas: comunicação científica e serviços de biblioteca; conhecimento científico e polícia ostensiva; metodologia científica em segurança pública. Membro do Conselho Deliberativo e do Conselho Editorial da Revista do IBSP.

http://lattes.cnpq.br/4079367488470809

Integrantes do Departamento “Gestão, Tecnologia e Comunicação da Informação em Segurança Pública” (Ciência da Administração, Ciência da Computação e da Matemática/Estatística):

1. Doutor Nazareno Marcineiro

Foto

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017) com enfoque em avaliação de desempenho e tomada de decisão, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), com concentração em Gestão da Qualidade, especialista em Gestão Estratégica da Segurança Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2006), graduado no Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar de Santa Catarina (1982), e no Curso de Instrutor de Educação Física pela Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo (1985). Atualmente é coronel da Reserva Remunerada da Polícia Militar de Santa Catarina, tendo exercido os cargos de Comandante-Geral entre janeiro de 2011 a maio de 2014, Presidente do Conselho Nacional de Comandantes Gerais de Polícias e Bombeiros Militares (2012) e Diretor da Força Nacional de Segurança Pública (2015). É professor da Universidade do Sul de Santa Catarina das disciplinas Planejamento Estratégico na Segurança Pública, Inteligência Aplicada e Elaboração e Gestão de Projetos e Professor das disciplinas Teoria Geral das Ciências Policiais e Polícia Comunitária no Curso de Ciências Policiais do Centro de Ensino da Polícia Militar de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Política e Planejamento Governamentais, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento Estratégico da Segurança Pública, Polícia Comunitária, Sistema de Segurança Pública, Avaliação e Gestão de Desempenho de Organizações de Segurança Pública.

http://lattes.cnpq.br/6752102091497108

2. Doutora Letícia de Sousa Moreira

Foto

Possui Graduação em Psicologia pela PUC-Goiás (2004), Especialização em Terapia de Casais e Famílias pela PUC-GO (2007), e em Docência do Ensino Superior pela Unitins (2009), Mestrado (2011) e Doutorado (2016) em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília. É Major Psicóloga da Polícia Militar do Tocantins, atuando na Polícia Militar de Goiás, trabalhando há 14 anos na área de Psicologia e Segurança Pública. Atende na área Clínica, Psicologia do Desenvolvimento Humano, Terapia Familiar e de Casais, Desenvolvimento Institucional e Gestão de Pessoas. Trabalhou, como colaboradora, no Programa Qualidade de Vida, da Secretaria Nacional de Segurança Pública-Senasp. É membro do Instituto Brasileiro de Segurança Pública, professora da Escola de Governo do Estado de Goiás, Tutora da Rede EAD/Senasp, professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação e Extensão do Comando da Academia de Polícia Militar do Estado de Goiás. Desenvolve projetos que visem o bem-estar psicológico, a qualidade de vida de policiais militares e seus dependentes, construção de identidade, Cultura de Paz e valores. Também atua como voluntária em instituições sociais.

3. M.Sc. Alex Jorge das Neves

Foto

Atualmente é Major da Polícia Militar de Goiás, possui o curso de graduação em Geografia (Bacharelado / Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Goiás (2003), graduação em Curso de Formação de Oficiais na Polícia Militar do Estado de Goiás (2004), pós graduado em Gestão Organizacional (2014) e Mestre em Estudos Fronteiriços na UFMS (2016) – Campus Pantanal, Corumbá – MS.

http://lattes.cnpq.br/8336835256084102

4. M.Sc. Deivsson Souza Bispo

Foto

Possui Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Rondônia, com trabalho voltado à inovação na Administração Pública. Graduado em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul. Bacharel em Segurança Pública pela Universidade Federal de Rondônia. Pós-graduado em Direito Administrativo – Instituto AVM, e em Ciências Jurídicas – Universidade Cruzeiro do Sul. Docente nas áreas de Direito Administrativo, Administração Pública e Direito Militar.

http://lattes.cnpq.br/2138612011480991

5. Miguel Ângelo Silveira

Possui graduação em Segurança Pública (2002), graduação do Curso de Formação de Oficiais (2002) e graduação em bacharelado em Direito (1998). É Especialista em Fisiologia (2004) e em Gestão de Segurança Pública (2014). É Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2012), e atualmente é Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Hoje ocupa a função de Pesquisador Institucional da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), onde também é Chefe do Setor de Pesquisa e Extensão e Chefe da Educação a Distância e Chefe da Divisão de Ensino da Faculdade da Polícia Militar de Santa Catarina, no Centro de Ensino da PMSC. Atua como Professor da Faculdade da PMSC dos Cursos de Formação de Soldados, Formação de Cabos, Formação de Sargentos, Formação de Oficiais e Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais. Desenvolve trabalhos e pesquisas na área de Formação e currículo policial militar, metodologia da pesquisa cientifica para a Segurança Pública, direitos humanos e atividade policial, ciências policiais, influência ambiente construído e da urbanização para o crime, ciência cognitiva comportamental e ergonomia cognitiva aplicada a Segurança Pública. É o criador da “Teoria da Complexidade Criminal”.

http://lattes.cnpq.br/6146290080166038

6. M.Sc. Welere Gomes Barbosa

Oficial da Polícia Militar do Tocantins, Bacharel em SEGURANÇA PÚBLICA pela Universidade do Tocantins, Licenciada em EDUCAÇÃO FÍSICA pela Universidade de Brasília – UnB e graduada em DIREITO pela Universidade Cidade de São Paulo. Especialista em DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR pela Universidade do Tocantins, em CIÊNCIAS POLÍTICAS E ESTRATÉGIA BRASILEIRA pela Universidade Federal do Tocantins – UFT e em CIÊNCIAS JURÍDICAS pela Universidade Cruzeiro do Sul. Possui MESTRADO em CIÊNCIAS POLICIAIS DE SEGURANÇA E ORDEM PÚBLICA pelo Centro de Altos Estudos de Segurança da PMESP e MESTRADO em EDUCAÇÃO FÍSICA pela Universidade de Brasília – UnB. Cursa DOUTORADO em EDUCAÇÃO FÍSICA na Universidade de Brasília – UnB. Atualmente está Secretária de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas.

http://lattes.cnpq.br/8882918149634999

7. Doutor Wilquerson Felizardo Sandes

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998), graduação em Bacharel/licenciatura em Educação Física pelo Centro de Capacitação Física do Exército (1996), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Atualmente é coronel da reserva remunerada – Polícia Militar do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança pública, segurança, gestão, direitos humanos e polícia militar.

http://lattes.cnpq.br/8263341789855188

8. M.Sc. Marco Aurélio da Cruz Correa

Doutorando en Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da PUC Minas. Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo – FPL. MBA em Gestão Pública pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro. Tecnólogo em Processos Gerencias pela Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro. Tecnólogo em Gestão em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar de Minas Gerais. Atua nas Linhas de Pesquisa: Segurança Pública – Música – Gestão de Competências – Comunicação Organizacional – Administração Pública. Atualmente é Professor da Academia de Polícia Militar do Estado de Minas Gerais e Chefe de Seção Administrativa na Polícia Militar de Minas Gerais. Membro do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (www.ibsp.org.br).

http://lattes.cnpq.br/8980977668733355

9. Tatiana Eleutério D’ Almeida e Pinho

Doutoranda em Ciências Sociais pela UFBA. Mestra em Segurança Pública, Justiça e Cidadania pela UFBA. Especializada em Segurança Pública pela Uneb, em Gestão Pública pela Unifacs e em Gestão Estratégica de Processos de Negócio pela PUC-MG. Graduada em Segurança Pública e em Administração de Empresas, ambas pela Uneb. É certificada internacionalmente na área de Gerenciamento de Processos de Negócios – CBPP (Certified Business Process Professional) pela ABPMP (Association of Business Process Management Professionals). Faz parte da Rede de Instrutores Internos do Estado da Bahia, atuando como Instrutora Interna Avançada. Faz parte da Rede de Consultores do Estado da Bahia, atuando nas tecnologias de Gestão de Gerenciamento de Processos de Negócio e de Planejamento Estratégico com BSC. Atua como instrutora das Academias de Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militares. Atualmente é Major da Polícia Militar da Bahia e exerce suas funções na Secretaria da Segurança Pública, na Superintendência de Gestão Integrada da Ação Policial. Área de interessa: Segurança Pública; Políticas Públicas; Gestão Estratégica; Gestão por Desempenho; Gestão por Processos.

http://lattes.cnpq.br/8363322072921161

10. M.Sc. Alex Sander de Oliveira Toledo

Mestre e Doutorando em Modelagem Matemática e Computacional pelo CEFET/MG, com período sanduíche na Universitat Politècnica de Catalunya. Possui graduação em Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Policia Militar de Minas Gerais, graduação em Tecnologia em Processamento de Dados, especializações na área de segurança e tecnologia. Tem experiência nas áreas de Segurança Pública, Inteligência de Segurança Pública, Logística e Sistemas de Computação, com ênfase em Redes de Computadores, Software Livre, Criptografia, Segurança de Sistemas, Simulação Computacional, Programação, Ciência de Dados, Sistemas Complexos e Inteligência Computacional. Coronel da Polícia Militar de Minas Gerais e Professor em cursos de graduação e especialização na área de computação.

http://lattes.cnpq.br/9658658789730577

(3) Departamento de Pesquisa da linha “Segurança Pública do Meio Ambiente e da Mobilidade(Ecologia/Direito Ambiental e Direito/Engenharia de Trânsito)

EMENTA DA LINHA DE PESQUISA:

OBJETO: Políticas públicas de preservação ambiental conduzidas pelos órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA).

OBJETIVOS: Analisar, sob as óticas do Direito e da Ciência da Administração, os programas e ações governamentais de preservação do meio ambiente, especialmente os relacionados à gestão e ao comando e controle, identificando as dificuldades dos órgãos ambientais para executá-los, e produzir conhecimento científico capaz de indicar respostas aos questionamentos levantados.

METODOLOGIA: Abordagens qualitativas e quantitativas com análise de indicadores ambientais, processos e gestão do conhecimento.

Diretor: M.Sc. Olivaldi Alves Borges Azevedo

Foto

Foi Diretor de Proteção Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, Mestre em Conservação da Fauna pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, 2018), Especialista em Gestão e Manejo de Sistemas Florestais pela Universidade Federal de Lavras (UFLA, 2001). Graduado em Direito pelo Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP, 2005) e em Ciências Policiais de Segurança e Preservação da Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB, 1994). Mestre pelo Centro de Altos Estudos de Segurança (CAES, 2014 – Sistema de Ensino Militar). Tenente Coronel da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Coordenador Operacional do 4º Batalhão de Polícia Ambiental, Professor de Direito Ambiental na Academia de Polícia Militar do Barro Branco e no Centro Universitário de Rio Preto (Unirp).

http://lattes.cnpq.br/4386126249824674

Integrantes do Departamento de Pesquisa da linha “Segurança Pública do Meio Ambiente e da Mobilidade”:

1. M.Sc. Deraldo Antônio Moraes da Silva

Possui Mestrado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2003) ; Especialização em Gestão Ambiental pela FUNDESP/UCSAL (1994) ; Especialização em Educação Ambiental pela UDESC (1996) ; Especialização em Gestão de Segurança Pública pela APM/BA-UNEB (2004) ; e Graduação em Segurança Pública pela Academia de Policia Militar da Bahia (1987). Atualmente é professor titular da graduação da Academia de Polícia Militar da Bahia ; professor de graduação: da FTC EaD, e do INET; professor de pós-graduação: do IBPEX, da FTE e da FBB; e consultor – Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) do Ministério do Meio Ambiente. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental e Políticas Públicas de Educação, mas atua também nas seguintes áreas: Desenvolvimento Sustentável , Direito Ambiental, Gestão Ambiental e Metodologia da Pesquisa Científica.

http://lattes.cnpq.br/2337954624060795

2. M.Sc. Denis Sena das Chagas

Ex-Secretário Adjunto da Secretaria do Meio Ambiente do Amazonas, possui graduação em Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar de Minas Gerais (1990) e graduação em Ciências Jurídicas pelo Centro Integrado de Ensino Superior do Amazonas (2000). É Mestre em “Áreas Protegidas” pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia. É coronel da reserva da Polícia Militar do Amazonas e professor universitário.

http://lattes.cnpq.br/6371178961182053

3. M.Sc. Antônio Ferreira do Norte Filho

Doutorando em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM (2018). Mestre em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA (2011). Especialista em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas (2016), Direito Militar pela Universidade Castelo Branco – UCB / RJ (2009), Direito Penal e Processual Penal pelo Centro Universitário do Norte – Uninorte (2008), Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2001), Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2000). Bacharel em Direito. Professor Assistente Nível I da Universidade Nilton Lins. Advogado. Autor do Livro Corredores Ecológicos Urbanos (Ed. Appris / Curitiba, 2015).

4. Doutor Ednilson Paulino Queiroz

Possui graduação em licenciatura em Ciências Biológicas (1993), Especialização em Perícia Ambiental (2002), Mestrado em Tecnologias Ambientais (2004) e Doutorado em Ecologia (2009), pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS. Desde 1996 é oficial especialista em biologia da Polícia Militar do Estado do Mato Grosso do Sul, atualmente no posto de Tenente Coronel e foi professor da Universidade Católica Dom Bosco-UCDB (2005 a 2009) e professor voluntário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004). Atualmente é professor na Universidade UNIGRAN/CAPITAL (início-2013), em Campo Grande (MS) e professor voluntário do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2016-2017).Tem experiência na área ambiental, com ênfase em Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: macroinvertebrados bentônicos e perícia ambiental, especialmente, perícia em pescado, madeira, carvão, incêndio florestal, erosão e areeiro. 

http://lattes.cnpq.br/0138875082462907

5. M.Sc. Eduardo Frederico Cabral de Oliveira

Mestre em Engenharia Ambiental.Coronel da Polícia Militar, graduado pela Escola de Formação de Oficiais, atual Academia de Polícia Militar D. João VI, pós-graduado em: Gestão Estratégica em Segurança Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL); Auditoria e Perícia Ambiental pela Universidade Gama Filho (UGF); e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE UFRJ); mestre em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFLUMINENSE). Prestou serviços ao governo do estado do Rio de Janeiro nas secretarias de estado de Segurança Pública e de Administração Penitenciária; e ao governo do município do Rio de Janeiro, na Subsecretaria de Municipal de Fiscalização de Transportes, onde foi titular da pasta, vinculada à Secretaria Municipal de Transportes. Comandou o Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente (BPFMA), o Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur), a Academia de Polícia Militar D. João VI (APM) e o Comando de Polícia Ambiental (CPAm). Tem experiência nas áreas de segurança pública, criminalística, planejamento e meio ambiente.

http://lattes.cnpq.br/5058044528172162

(4) Departamento de Pesquisa da linha “Ciências Policiais” (Parecer CNE/CES nº 945/2019, Processo CNE nº 23123.007756/2017-45):

EMENTA DA LINHA DE PESQUISA:

OBJETO: Conhecimentos teóricos e empíricos, no campo da técnica, da tecnologia e das ciências clássicas (com ênfase no Direito, nas Ciências Sociais, na Ciência da Administração, na Educação Física), além da Inteligência Policial, de interesse ao aperfeiçoamento das agências policiais estatais encarregadas da preservação da ordem pública, da investigação criminal e da pacificação social.

OBJETIVOS: Identificar as necessidades das agências policiais estatais encarregadas da preservação da ordem pública, da investigação criminal e da pacificação social e produzir estudos, gerando conhecimento científico qualificado e apto a balizar os limites e as conexões das “Ciências Policiais”, como ciência complexa, com as demais áreas do conhecimento humano.

METODOLOGIA: Abordagens qualitativas e quantitativas com análise de indicadores criminais, processos e gestão do conhecimento, com emprego preponderante do empirismo científico.

Diretor: Doutor Azor Lopes da Silva Júnior

Doutor em Sociologia (UNESP-FCLAr), com pós-doutorado em hermenêutica jurídica (UNESP-IBILCE-Departamento de Letras), Mestre em Direito Público (UNIFRAN, 2005), Especialista em Direito (UNESP/FAPERP, 1998), graduado em Direito (FIRP, 1990); é Especialista em Segurança Pública (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2007). Pelo sistema de ensino militar (Art. 83 da LDB e Lei Complementar Estadual [SP] nº 1036, de 11 de janeiro de 2008) titulou-se Doutor (APMG, 2008), Mestre (CAES, 2005) e graduado (APMBB, 1984) em Ciências Policiais de Segurança e Preservação da Ordem Pública. É Advogado, Professor Universitário (bacharelado e pós-graduação em Direito), Avaliador integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (INEP-MEC), Presidente do Instituto Brasileiro de Segurança Pública – IBSP (ibsp.org.br) e Coronel da Reserva Remunerada Polícia Militar do Estado de São Paulo.

http://lattes.cnpq.br/6088271460892546

https://orcid.org/0000-0002-6340-6636

Integrantes do Departamento “Ciências Policiais”:

1. Doutor José Carlos Leandro

Doutor (2016) e Mestre (2009) em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde desenvolve estudos vinculados à linha de pesquisa do Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (NEHET/UFPE) e na área da interseção entre a Filosofia e a Linguística. É Tutor EaD da SENASP/MJ e do IFPE. Possui Especializações em Linguística Textual, com ênfase em Leitura, Produção e Avaliação Textual(UFPE/2006) e em Políticas Públicas de Segurança (SENASP/2007). É formado em Pedagogia com habilitações em Magistério, Administração Escolar, Supervisão Escolar e Orientação Educacional (UFPE/2003). Possui experiência em ensino de Português Instrumental, Língua e Comunicação, Mediação de Conflitos, Ética e Cidadania, entre outras, em órgãos da Academia Integrada de Defesa Social (ACIDES/SDS/PE). Participa da equipe de Tutores( EaD) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP-MJ). É Mentor e Instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). 

http://lattes.cnpq.br/2317391849844834

2. Doutor George Felipe de Lima Dantas

Possui doutorado em Administração da Educação e Estudo de Políticas Públicas pela “The George Washington University” (2000) e doutorado em Administração do Ensino Superior também pela “The George Washington University” (1998). É mestre em Educação e Desenvolvimento Humano pela “The George Washington University” (1987), licenciado pela Universidade Católica do Salvador (1979), possuindo também cursos profissionais específicos realizados na Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF, 1981) e na Escola de Formação de Oficiais da Reserva da Marinha (EFORM, 1975). Foi Coordenador para Assuntos de Segurança Pública do Núcleo de Estudos em Defesa, Segurança e Ordem Pública (NEDOP) e ex-Coordenador de Pós-Gradução em Segurança Pública do Centro Universitário do Distrito Federal (UniDF) e Consultor-Sênior do Centro de Treinamento em Segurança Pública (TREINASP) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça. É consultor, professor, orientador, palestrante e autor em diferentes temas de gestão da segurança pública, atuando principalmente na área de treinamento policial e treinamento em Inteligência de Segurança Pública e Análise Criminal. Em 03 de julho de 2007 fez parte do “Colóquio de Intelectuais da Segurança Pública”, ocasião em que personalidades nacionais da área foram convocadas pelo Ministério da Justiça para opinar sobre a montagem do Programa Nacional de Segurança Cidadã (PRONASCI).

http://lattes.cnpq.br/9476901304975730

3. Doutor Antônio Hot Pereira de Faria

Doutor em Geografia – Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Mestre em Administração pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (2012), possui graduação em Ciências Militares pela Academia de Polícia Militar de Minas Gerais (2007) e graduação em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Oficial da Polícia Militar de Minas Gerais. Membro do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (IBSP) e da Academia de Letras João Guimarães Rosa. Tem experiência profissional na área de Administração Pública, com ênfase em Segurança Pública, Operações de Controle de Distúrbios, Planejamento Operacional e Patrulhamento Tático. Experiência docente nas disciplinas de Análise Criminal e Metodologia científica. Produção acadêmica focada nos estudos de criminologia ambiental, análise espacial da distribuição de crimes, criminosos em série, perfil geográfico (geographic profiling), jornada para o crime (journey to crime), Hot Spots Patrol Strategy, Evidence-based policing.

http://lattes.cnpq.br/1883311701870888

4. M.Sc. Tiago Farias Braga

Doutorando em Comunicação pela Unisinos (Bolsista da FAPEMIG). Mestre em Gestão Integrada do Território pela Univale (2015), possui pós-graduação em Direito Militar – Universidade Anhanguera (2011), graduação Bacharelado em Ciências Militares – Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)/Academia de Polícia Militar (APM) do Estado de Minas Gerais (2008) e graduação Bacharelado em Direito – Universidade Cruzeiro do Sul (2011). Tem experiência na área de Gestão Integrada do Território, Direito com ênfase em Direito Público, Inteligência e Planejamento na área de Segurança Pública e na Coordenação de Projetos Sociais. Participa (como estudante) do Grupo de Pesquisa Epistecom da Unisinos. Compõe o Comitê Editorial da Revista O Alferes na condição de Membro do Conselho Científico Parecerista Ad Hoc. Participa como pesquisador associado do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (IBSP). É Oficial da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

http://lattes.cnpq.br/4929078354364448

5. Roger Nardys de Vasconcellos

Major da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul (Curso Superior de Polícia Militar – APM, 2005); Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (PUC/RS, 1998); Especialista em Direito Processual Civil (PUC/RS, 2002); Especialista em Direito Militar (FIJO-PUC/RS, 2007); Professor da Academia de Polícia Militar (APM/RS); Tutor da Secretaria Nacional de Segurança Pública; Assessor Jurídico do Gabinete do Secretário de Segurança Pública; Consultor de Licitações e Contratos Administrativos; Professor de Legislação Especial da pós-graduação em Políticas e Intervenção em Segurança Pública do IMED/SENASP; Instrutor de abordagem e defesa pessoal policial; Experiência profissional na advocacia pública e privada.
http://lattes.cnpq.br/1178089164481297

6. Esp. Nair Bastos de Rezende Godinho

Atualmente trabalha na Coordenação do TCO-PM, na Seção de Planejamento Operacional da Polícia Militar de Goiás. Leciona na Academia de Polícia Militar de Goiás. Pós Graduada em Direito Penal, Militar e MBA em Gestão de Polícia Ostensiva. Tem experiência na área de Educação, Direito, Agricultura e Policial.

http://lattes.cnpq.br/0244930361961844

7. Leonardo Bernardes Melo

Major da Polícia Militar do Estado de Goiás. Mestre e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás. Especialista em Policiamento Comunitário pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Especialista em Gestão Organizacional pela Faculdade Sera da Mesa/GO e; Especialista em Intervenções Táticas pelo Grupo de Operações Especiais do Corpo Nacional de Polícia da Espanha/Guadalajara. Graduado em Direito pela UNIVERSO e, também, graduado no Curso de Formação de Oficiais pela Academia da Polícia Militar de Goiás.

http://lattes.cnpq.br/0463713413986810

8. Francisco Xavier Medeiros de Castro

É Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de Roraima. Possui graduação em CIÊNCIAS DE DEFESA SOCIAL pelo Instituto de Ensino de Segurança do Pará (2003), Mestrado em CIÊNCIAS POLICIAIS DA SEGURANÇA E DA ORDEM PÚBLICA, pelo Centro de Altos Estudos em Segurança CEL Nelson Terra, de São Paulo (2013), Especialização MBA em PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA, pela Centro Universitário Internacional de Curitiba – UNINTER (2016), Graduação em DIREITO, pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID (2017), Especialização em CIÊNCIAS JURÍDICAS, pela Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo (2017) e Especialização em GESTÃO ESTRATÉGICA DE SEGURANÇA PÚBLICA, pela Academia de Polícia Militar Coronel PM Antônio Medeiros de Azevedo. 

http://lattes.cnpq.br/2910292395413905

9. Carlos Diego Apoitia Miranda

Mestre em Direito pelo Programa de Mestrado em Direitos Humanos e Sociedade pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), graduado em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), bacharelado em Ciências Policiais (PMSC), pós graduado em Direto Penal e Processo Penal (FDJ) e pós graduação em Direito Penal Militar. Oficial da Polícia Militar de Santa Catarina. Atualmente é professor da Faculdade da Polícia Militar (PMSC). 

http://lattes.cnpq.br/0100483232673386

10. Geyson Alves Borba

Oficial da Polícia Militar do Estado de Goiás (atualmente no posto de Tenente Coronel), Graduado em DIREITO – Uni-Anhanguera (2005) e graduação em Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Policia Militar de Goiás (2000). Pós graduado em Gestão Prisional UFG (2010), em Policiamento Comunitário UNISUL (2010), Gestão de Ciência Policiais: Nível Comando com ênfase em Docência do Ensino Superior – FALBE (2013), Pós Graduação em Desenvolvimento Gerencial na Administração Pública – FAAP/SP – (2015). Possui cursos profissionalizantes de Negociador Policial (APM/GO); Operações de Inteligência (ABIN/DF); Gestão e Gerenciamento em Segurança Pública (APM/GO), Segurança de Dignitários (APM/GO), Analise Criminal (SENASP/MJ), Curso de Capacitação e Desenvolvimento Gerencial ( IDP/DF) dentre vários outros cursos na área de segurança de pública. Tem experiência na área de Direito, Ciência da Informação, com ênfase em Analise Criminal e Inteligência de Segurança Pública, sendo docente destas disciplinas em várias instituições. Atualmente exerce o cargo Chefe da Divisão de Ensino da PMGO e faz parte do Núcleo de Negociadores Policiais da PMGO e é Diretor Jurídico da Associação dos Oficiais da Polícia e Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, já tento sido Superintendente de Inteligência da Secretária de Justiça de Goiás e Gerente do Observatório de Segurança Pública da SSP/GO, responsável por toda parte de estatísticas de segurança pública e analise criminal, bem como a a aferição e produção de todos os dados de violência, criminalidade e operacionalidade para apoio as politicas de segurança pública sendo o Gestor do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública da SENASP no Estado de Goiás e Conselheiro do Conselho Gestor do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (SINESP) da SENASP pela Região Centro Oeste durante este período. 

http://lattes.cnpq.br/5070395798730609

 

(5) Departamento de Pesquisa da linha “Teoria e Práticas de Inteligência de Segurança Pública”

EMENTA DA LINHA DE PESQUISA:

OBJETO: Conhecimentos teóricos e empíricos,  que abordem questões afetas à atividade inteligência executadas por órgãos estatais de segurança pública.

OBJETIVOS: Produzir e agregar conhecimentos no campo da inteligência e contra-inteligência  focados nas atividades estatais de segurança pública nos níveis federal, estadual e municipal.

METODOLOGIA: Abordagens qualitativas e quantitativas, especialmente com análise de indicadores criminais, a partir da doutrina de inteligência.

Diretor: M.Sc. Vicente Nicola Novelino

Mestre em Direito Político e Econômico (MACKENZIE, 2016). Especialista em Inteligência de Estado e Inteligência de Segurança Pública (FESMPMG, 2014). Especialista em Direito Penal (ESMP-SP, 1999) Graduado em Direito (MACKENZIE, 1990). Doutor (CAES, 2008 – Sistema de Ensino Militar), Mestre (CAES, 2001 – Sistema de Ensino Militar) e Graduado (APMBB, 1984) em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (Sistema de Ensino Militar, Lei Complementar Estadual SP nº 1036, 11/01/08 c.c. artigo 83 da Lei Federal nº 9.394, 20/12/96 – Sistema de Ensino Militar). Advogado. Professor em Cursos de Especialização. Coronel da Reserva Remunerada Polícia Militar do Estado de São Paulo.

http://lattes.cnpq.br/4657386514213250

Integrantes do Departamento “Ciências Policiais”:

1. Doutor Hélio Hiroshi Hamada

Doutor e Mestre em Educação pela UFMG. Coronel da Reserva da Polícia Militar de Minas Gerais. Especialista em Gestão Estratégica de Segurança Pública pela Fundação João Pinheiro. Especialista em Segurança Pública pela Fundação João Pinheiro. Especialista em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública pela UFMG. Possui graduação em Curso de Formação de Oficiais – Policia Militar de Minas Gerais. Diplomado pela Escola Superior de Guerra no Curso Superior de Inteligência Estratégica. Possui experiência em pesquisas envolvendo criminalidade, violência, inteligência e educação profissional de segurança pública. Acadêmico-efetivo da Academia de Letras João Guimarães Rosa da Polícia Militar de Minas Gerais. 

http://lattes.cnpq.br/1435937034411849

2. Doutor Gilberto Protásio dos Reis

Doutor em Ciências Sociais (PUC/MG). Mestre em Administração Pública (FJP/MG), Especialista em Gestão Estratégica da Segurança Pública (FJP/MG), Especialista em Segurança Pública (FJP/MG). Homenageado pelo Governo de Minas Gerais, em 2006 e 2008, com o II e o IV “Prêmio Excelência em Gestão Pública do Estado de Minas Gerais”, por inovações na gestão estratégica da segurança pública. Distinguido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública/Ministério da Justiça, no Concurso Nacional de Pesquisas em Segurança Pública e Justiça Criminal. Membro em 2007 do Grupo de Trabalho da SENASP/Ministério da Justiça para a elaboração de uma plataforma nacional de avaliação do desempenho das organizações policiais brasileiras, e da Secretaria de Estado de Defesa Social/Governo de Minas Gerais, em 2009, 2010 e 2011 (recondução), sobre avaliação do desempenho dos órgãos do sistema de defesa social. Chefe do Centro de Cultura e História da Polícia Militar de Minas Gerais (2016).

http://lattes.cnpq.br/4271140603320731

3. André Mendes da Fonseca Ferraz

Co-fundador, Líder de Inovação e Consultor Sênior em Projetos de PDI na Empresa COUNCILOR, com foco em gestão do conhecimento, propriedade intelectual e integridade. Black Belt Leans Six-Sigma em Gestão de Projetos e processos, pela IDGP-IPMA, especialista em BI e metodologias líquidas para maximização de portfólios, com mais de 05 anos de experiência em planejamento estratégico institucional e gestão de projetos para carteira de Emendas Parlamentares. Mestre em Sociologia e Direito pelo PPGSD/UFF. Especialista em Gestão Pública e Controle externo pela ECG/TCE-RJ. Especialista em Direito e Advocacia Pública pela UERJ & CEJUR/PGE/RJ. Especialista em Direito Público pela UCAM-RJ. Especilista em Ensino Superior à Distância pela UNESA/SP. Analista de Inteligência pela ESINT/SSINTE/SESEG-RJ. Professor da disciplina ELABORAÇÃO DE PROJETOS e Orientador acadêmico para as linhas de pesquisa BASES ESTRUTURAIS DO PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL e BASES TEÓRICAS E PRÁTICAS DE CENÁRIOS PROSPECTIVOS, do CAO-2021/APMCV, PMMT. Palestrante convidado do curso de “Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação” da ORZIL Cursos, na temática de Licitações e Contratos para PDI e aspectos essenciais em Gestão da Propriedade Intelectual. Professor, Tutor e Conteudista em cursos de Graduação e Pós-Graduação em Direito, Segurança Pública e de Segurança Privada, na UNESA/RJ. Pesquisador e Escritor, autor de livros ISBN 978-85-5548-403-2 TÓPICOS ESPECIAIS EM SEGURANÇA PÚBLICA, 1ª ed., Rio de Janeiro: SESES, 2016; e ISBN-10: 6139745489 / ISBN-13: 978-6139745487 CONTRIBUIÇÕES À TEORIA DO RECONHECIMENTO: A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE NATURAL PARA A RACIONALIDADE AFETIVA E MORAL DOS CAIÇARAS DA PRAIA DE TRINDADE, 1ª ed. Beau Bassin, Mauritius: NOVAS EDIÇÕES ACADÊMICAS, 2019. Adesguiano na Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG/Delegacia Niterói, desde 2005.

http://lattes.cnpq.br/0911664582001939

4. M.Sc. Clarindo Alves de Castro

Mestre em Educação (IE/ UFMT/2011/2013). Especialista Latu Sensu em Ciências Jurídicas pela Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo-SP (2015). Especialista em Administração com Ênfase em Inteligência de Segurança Pública pela FAECC – UFMT (2008). Especialista em Gestão Organizacional de Segurança Pública pela UNEMAT (2008). Especialista em Segurança Pública no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) pela Polícia Militar do Estado de Goiás (2001). Bacharel em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo (2015). Graduado no Curso de Formação de Oficiais pela Polícia Militar do Estado de Santa Catarina (1992). É docente da disciplina de Polícia Comunitária e Inteligência de Segurança Pública em cursos da DINT/MJSP, PMMT e SSP/MT. Curso Superior de Inteligência Estratégica (CSIE) na Escola Superior de Guerra, Rio de Janeiro, do Ministério da Defesa (2010). Curso de Extensão Universitária ? USP, SP, Faculdade de Medicina. Membro Correspondente da Academia de Letras dos Militares Estaduais de SC. Autor dos livros: Inteligência de Segurança Pública: Um Xeque-Mate. Curitiba: Ed. Juruá, 2009; Mestre Hilário: uma história de cura, fé e amor. Rio de Janeiro: Ed. Gramma, 2018 e Polícia Comunitária: democratização da segurança pública. RJ: Ed. Gramma, 2018. Coronel da Reserva Remunerada da PMMT.

http://lattes.cnpq.br/2293020083486685