CONSELHO FISCAL DO IBSP 2024-2026

Os artigos 26 e 27 do Estatuto Social do IBSP estabelecem que o Conselho Fiscal é constituído de 1 (um) Presidente, de 1 (um) Vice-Presidente e de 1 (um) Secretário, competindo-lhe prestar assistência técnica à Diretoria Executiva e à Assembleia-Geral, por meio de análise e parecer dos assuntos pertinentes à Associação, de acordo com os preceitos estatutários e regimentais, opinar sobre despesas consideradas de relevância propostas pelo Presidente da Diretoria Executiva e que não constem da previsão orçamentária, emitir parecer sobre a concessão de títulos de associado benemérito, dentre outras funções igualmente previstas no Estatuto Social do IBSP.

Fale com o Conselho Fiscal: fiscal@ibsp.org.br

 

COMPÕEM O CONSELHO FISCAL DO IBSP:

Presidente do Conselho Fiscal

Doutor Vinícius Oliveira Braz Deprá

Doutor em Desenvolvimento Regional (UNISC). Mestre em Direito (UNISC). Graduado pela Escola Superior de Guerra (Curso de Direito Internacional dos Conflitos Armados – CDICA). Pós-Graduado em Direitos Humanos (Verbo Jurídico), em Direito Tributário (Anhanguera), e em Direito Público – com ênfase em Direito Constitucional (Verbo Jurídico). MBA em Finanças e Política Fiscal (Uniasselvi). Bacharel em Direito (UNIFRA) e Bacharel em Ciências Militares – Área de Defesa Social (Brigada Militar). Tenente Coronel do Quadro de Oficiais de Estado-Maior do Corpo de Bombeiros Militar do RS. Instrutor na Academia de Bombeiro Militar do RS (ABM). Orientador metodológico na Academia de Bombeiro Militar do RS (ABM) para o Curso Superior de Bombeiro Militar – Bacharelado em Ciências Militares – Área Defesa Social, nas disciplinas de Gestão Orçamentária e Didática de Ensino. Exerceu a docência no Curso de Direito – UNISC (2017-2018), nas áreas de Teoria do Direito, Direito Administrativo e Direito Internacional Público e Privado. Atuou como servidor mobilizado junto à Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública – Brasília / DF no período de 2019-2021. É membro do Conselho Científico da Revista Vigilantis Semper – Revista Científica de Segurança Pública/PMRN. Parecerista e Avaliador da Revista Científica Flammae (B4). Membro do Instituto Brasileiro de Segurança Pública, entidade na qual também atua como parecerista e avaliador da Revista – RIBSP (B4). Foi Diretor do Departamento de Patrimônio Imobiliário do Estado do Estado do Rio Grande do Sul (2021-2023). Atualmente é Subsecretário de Patrimônio do Estado (2023-).

http://lattes.cnpq.br/8421423415673631

 

Vice-presidente do Conselho Fiscal

Alex Sander de Oliveira Toledo

Mestre e Doutorando em Modelagem Matemática e Computacional pelo CEFET/MG, com período sanduíche na Universitat Politècnica de Catalunya. Possui graduação em Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Policia Militar de Minas Gerais, graduação em Tecnologia em Processamento de Dados, especializações na área de segurança e tecnologia, Membro do Instituto Brasileiro de Segurança Publica. Tem experiência nas áreas de Segurança Pública, Inteligência de Segurança Pública, Logística e Sistemas de Computação, com ênfase em Redes de Computadores, Software Livre, Criptografia, Segurança de Sistemas, Simulação Computacional, Programação, Ciência de Dados, Sistemas Complexos e Inteligência Computacional. Coronel da Polícia Militar de Minas Gerais e Professor em cursos de graduação e especialização na área de computação.

http://lattes.cnpq.br/9658658789730577

 

Secretário do Conselho Fiscal

Dr. George Felipe de Lima Dantas

É Doutor em Educação – Estudo de Políticas Públicas pela “George Washington University” (GWU-1998) e Mestre em Educação também pela “George Washington University” (GWU-1987). É licenciado pela Universidade Católica do Salvador (UCSal-1979). É diplomado no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Polícia Militar do Estado de Pernambuco (CAO-PMPE-1997) e no Estagio de Adaptação de Oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal (EAO-PMDF-1981). É Segundo-Tenente Fuzileiro Naval da Reserva da Marinha do Brasil, formado na Escola de Formação de Oficiais da Reserva da Marinha (EFORM-1976). Mais recentemente, foi Conselheiro do Conselho Distrital de Segurança Pública do Distrito Federal (CONDISP-DF-2018) e Coordenador do Componente Segurança Pública do Projeto “Brasilia 2060” do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Informação e Comunicação (MCTIC) no período 2014-2019. É Jornalista (Ministério do Trabalho e Previdência Social, 0012746/DF). Já atuou em diferentes órgãos nacionais e internacionais em diversas capacidades. Tais atuações se deram na Presidência da República (1998), Câmara Federal (2002), Ministério das Relações Exteriores (Embaixada do Brasil em Washington, 1982-1986), Ministério da Justiça e Segurança Pública (Secretaria Nacional de Segurança Pública, 2001), Ministério da Educação (1986-1988), Organização das Nações Unidas (ONU, México, 1994), Organização dos Estados Americanos (OEA, República Dominicana, 1994), Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (2002), Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (2008), Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (2012) e Secretaria de Segurança Pública da Bahia (2017). Desde 2020 faz parte do Grupo Consultivo da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça.

http://lattes.cnpq.br/9476901304975730