CONSELHO DELIBERATIVO 2024-2026

Nos termos dispostos no artigo 13 do Estatuto Social do IBSP, o Conselho Deliberativo é o órgão deliberativo e representativo do quadro social, incumbindo-lhe a normatização regimental e a fiscalização dos atos da Diretoria Executiva e compõe-se de 09 (nove) associados eleitos, sendo 5 (cinco) associados com de titulação de doutor e 2 (dois) associados com titulação de mestre. Suas funções estão previstas ao longo de todo o Estatuto Social e, mais especificamente, no artigo 14 e seguintes.

Fale com o Conselho Deliberativo: conselho@ibsp.org.br

 

COMPÕEM O CONSELHO DELIBERATIVO DO IBSP:

Presidente do Conselho Deliberativo

Doutor Wilquerson Felizardo Sandes

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998), graduação em Bacharel/licenciatura em Educação Física pelo Centro de Capacitação Física do Exército (1996), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Atualmente é coronel da reserva remunerada – Polícia Militar do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança pública, segurança, gestão, direitos humanos e polícia militar.

http://lattes.cnpq.br/8263341789855188

Secretária do Conselho Deliberativo

Doutora Tatiane Ferreira Vilarinho

Doutora e Mestre (2011) em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, especialista em Docência Superior pela Fundação Educacional de Goiás (2005), graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás (2004). Oficial da Polícia Militar de Goiás. Chefe da Seção de Pós-Graduação e Extensão da PMGO. Editora da Revista Brasileira de Estudos de Segurança Pública. Membro fundadora do Instituto Brasileiro de Segurança Pública. Participa do Grupo de pesquisa Comunicação Científica. Tem experiência nas áreas de Ciência da Informação, atuando principalmente com os seguintes temas: comunicação científica e serviços de biblioteca; conhecimento científico e polícia ostensiva; metodologia científica em segurança pública. Membro do Conselho Deliberativo e do Conselho Editorial da Revista do IBSP.

http://lattes.cnpq.br/4079367488470809

Membro do Conselho Deliberativo

Doutor Hélio Hiroshi Hamada

Doutor e Mestre em Educação pela UFMG. Coronel da Reserva da Polícia Militar de Minas Gerais. Especialista em Gestão Estratégica de Segurança Pública pela Fundação João Pinheiro. Especialista em Segurança Pública pela Fundação João Pinheiro. Especialista em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública pela UFMG. Possui graduação em Curso de Formação de Oficiais – Policia Militar de Minas Gerais. Diplomado pela Escola Superior de Guerra no Curso Superior de Inteligência Estratégica. Possui experiência em pesquisas envolvendo criminalidade, violência, inteligência e educação profissional de segurança pública. Acadêmico-efetivo da Academia de Letras João Guimarães Rosa da Polícia Militar de Minas Gerais. 

http://lattes.cnpq.br/1435937034411849

Membro do Conselho Deliberativo

Doutor João Batista da Silva

Doutor em Educação (UFRN/2017), Mestre em Ciências Sociais (UFRN/2009). É Graduado em Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Cel Milton Freire de Andrade (APMRN/1999), especialista em Polícia Comunitária (UFRN/2002), graduação em Ciências Sociais (UFRN /2005). É Tenente-Coronel da PMRN, professor do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar do RN (CFAPM/RN) e de graduação da APMRN. Colaborador na Pós-graduação, Lato Sensu, do Centro de Ensino Universitário (UNIFACEX); da Faculdade Natalense de Ensino e Cultura (FANEC) e da Escola da Assembleia do RN (EALRN). Atua também como professor colaborador do Programa de Pós-Graduação, Stricto Sensu, em Psicologia Organizacional e do Trabalho, da Universidade Potiguar (UNP/RN). Tem experiência na área de Sociologia, Educação e Ciências Policiais, com ênfase em: segurança pública, políticas públicas, polícia militar, formação profissional, violência, polícia comunitária, vitimação policial, entre outros. É membro fundador do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (IBSP) e integrante dos Conselhos Editoriais da Revista do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (RBISP), da Revista Alferes (PMMG) e do Conselho Científico da Revista SUSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública). É parecerista das revistas Cronos e Bagoas (UFRN) e da Editora do IFRN. Foi Comandante da APMRN (2022/2023) e é atualmente Subdiretor de Ensino da PMRN e Editor-chefe da Vigilantis Semper, Revista Científica de Segurança Pública (RCSP), da PMRN. É autor dos livros Formação policial-militar no século XXI (2017), Ciências Policiais (2022) e colaborador em vários outros sobre diversas temáticas da Segurança Pública.

http://lattes.cnpq.br/8617007915492517

Membro do Conselho Deliberativo

Doutor José Carlos Leandro

Doutor (2016) e Mestre (2009) em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE),com postulados na interseção entre as Teorias Linguísticas e a Filosofia da Linguística. Desenvolve estudos vinculados à linha de pesquisa do Grupo de pesquisa CNPq Tecer ( Teoria Crítica, Emancipação e Reconhecimento), vinculado à Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e tem por objetivo discutir a partir da perspectiva das Lutas por Reconhecimento no Estado Democrático de Direito e do Grupo de Pesquisa VIRTUS, vinculado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde desenvolve estudos focados na Defesa Social, Segurança Pública e Direitos Humanos. Entre seus objetivos está: a produção de conhecimentos e saberes de caráter inovador na forma de pesquisas específicas na área de Direitos Humanos, Defesa Social e Segurança pública. Associado do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Foi Tutor EaD da SENASP/MJ, do IFPE e do IFAL. Possui Especialização em Ciências Jurídicas (Universidade Cruzeiro do Sul-UNICSUL/2015), Especialização em Gestão Integrada da Segurança Pública, com área de conhecimento em Direito (UNISUL/2013), Especialização/MBA em Gestão Governamental (UNINTER/2011), Especialização em Polícia Comunitária (UNISUL/2009), Especialização em Políticas Públicas de Segurança (SENASP/FACIPE/2007) e Especialização em Linguística Textual, com ênfase em Leitura, Produção e Avaliação Textual(UFPE/2006). É formado em Pedagogia com habilitações em Magistério, Administração Escolar, Supervisão Escolar e Orientação Educacional (UFPE/2003). Possui experiência em ensino de Português Instrumental, Língua e Comunicação, Mediação de Conflitos, Ética e Cidadania, Metodologia da Pesquisa Científica, entre outras, em diversas Instituições de Ensino Superior (IES) e órgãos da Academia Integrada de Defesa Social (ACIDES/SDS/PE). Atuou, como Mobilizado, na Diretoria de Ensino e Pesquisa da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública, Ministério da Justiça e Segurança Pública (DEP/SEGEN/MJSP). Membro fundador do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (IBSP). Desenvolve pesquisas na área de enfrentamento às drogas, com enfoque na população juvenil. É Mentor e Instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).

http://lattes.cnpq.br/2317391849844834

Membro do Conselho Deliberativo

Doutor Leonardo de Oliveira Freire

Atualmente no segundo Estágio de Pós-Doutoramento junto ao Programa de Gestão de Processos Institucionais da UFRN. Pós-doutor em Direito, junto ao programa de Pós-graduação em Direito da UFRN, com a pesquisa voltada ao tema “acesso à justiça e a resolução extrajudicial de conflitos”. Pesquisa desenvolvida sobre o aprimoramento da Justiça através das novas tecnologias. Desenvolve pesquisa na UFRN sobre Sistemas de Segurança e Inteligência artificial. Preside o Instituto Caleidoscópio da Inclusão, Doutor em Filosofia Prática na área de Filosofia do Direito pelo Programa de Pós-Graduação Integrado de Doutorado em Filosofia (UFPB – UFPE – UFRN), com período sanduíche na Universidade de Buenos Aires, com a pesquisa de tese sobre a Justificação da Punibilidade a partir da Filosofia de Kant. Estudante do Doutoramento em Penal pela UBA – Argentina, Mestre em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRN, área de concentração: Metafísica, com a Dissertação: Fundamento Metafísico do Direito na Filosofia de Kant. Especialista em Perícia Criminal pela Faculdade Estácio de Natal. Bacharel e licenciado em Filosofia pela UFRN. Bacharel em Direito pela Faculdade de Natal aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Oficial da Polícia Militar do RN, Capitão. Atualmente é professor colaborador e convidado junto ao Mestrado Acadêmico em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É fundador e Membro da Direção Geral do Instituto Brasileiro de Segurança Pública – IBSP. É sócio e idealizador da Câmara de Mediação, Conciliação, Arbitragem e Justiça – CAMAJUS, projeto incubado no Metrópole Digital -UFRN, tendo como sede da empresa escritório da Câmara no Distrito Federal. É Coordenador adjunto do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais – IBCCRIM no RN. Atuou como Corregedor da Secretária de Estado da Justiça e Cidadania SEJUC-RN, presidindo a Comissão de Processo Administrativo desta Secretaria de Estado do RN. Dirigiu a Administração Prisional do Estado do RN, COAPE-RN, Membro do Conselho Nacional dos Secretários Justiça e Dirigentes da Administração Prisional do Brasil junto ao Ministério da Justiça BR e também foi Membro do Conselho Diretor do Fundo Penitenciário do Estado do RN. Exerceu a função de Chefe do Setor de Averiguação Preliminar e Investigação da Corregedoria Geral do RN junto a SESED – RN. Atualmente está atuando na Segurança Institucional no TRT21.

http://lattes.cnpq.br/3263821619188327

Membro do Conselho Deliberativo

M. Sc. Anderson Przybyszewski Silva

Doutorando no Programa de Doutorado em Saúde Coletiva PPGSC-UFMT. Mestre em Antropologia Social – UFMT. Possui graduação em Direito pela Universidade de Cuiabá – UNIC (Bacharelado). Licenciatura plena em Matemática (UNIVAG), Licenciatura em Educação Física (em andamento – UFMT), Tecnólogo Gestão Pública (IFMT). Especialista em políticas de segurança pública e direitos humanos pelo Núcleo Interinstitucional de Estudos da Violência e Cidadania (NIEVC-UFMT). Membro do Grupo de Pesquisas em Antropologia do contemporâneo – Sujeitos, Sociabilidades e Visualidades – NAPLUS-UFMT. Membro do Banco Nacional de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) – Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). Atua como docente nos cursos de Direito e Administração da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. Docente regular na Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – ESFAP da PMMT. Docente da Academia de Policia Militar Costa Verde- APMCV da PMMT. Docente do Centro Educacional Interdisciplinar do Brasil – UNICEIB. Atua como Docente convidado na Faculdade Prime. Membro do Conselho Editorial da Revista Cientifica em Segurança Pública Homens do Mato. Tutor do Curso de Extensão TCE-MT/UFMT intitulado “Cidadania e Controle Social”. Integra o Instituto Brasil Plural /INCT/PPGAS/UFSC/UFAM. Atua como Tutor EAD em cursos de licenciatura plena em Matemática pelo IFMT. Membro associado do INSTITUTO BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA – IBSP.

http://lattes.cnpq.br/6015852820454020

Membro do Conselho Deliberativo

Esp. Nair Bastos de Rezende Godinho

Atualmente trabalha na Polícia Militar de Goiás. Membro da Coordenação Técnica de Implantação do Termo Circunstanciado de Ocorrência na PMGO. Leciona na Academia de Polícia Militar de Goiás e Secretaria de Segurança Pública. Graduada em Direito e Língua Portuguesa. Pós Graduada em Direito Penal, Direito Militar e MBA em Gestão de Polícia Ostensiva. Possui cursos de conciliação judicial, polícia judicial e inteligência policial, dentre outros. Membro do Instituto Brasileiro de Segurança Pública. Tem experiência na área de Educação, Direito e Policial (Inteligência Policial, planejamento operacional, Termo Circunstanciado de Ocorrência).

http://lattes.cnpq.br/0244930361961844

Membro do Conselho Deliberativo

Raugeston Benedito Bizzarria Dias

É Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade de Guarulhos (2008) e pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Mackenzie (2008-2009), bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB – 1975), Bacharel e Especialista em Educação Física pela Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo (1985), Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos Superiores da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CAES – 1996 – Mestrado Profissional Militar) e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, também pelo Centro de Altos Estudos Superiores da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CAES – 1999 – Doutorado Profissional Militar).  Foi Diretor de Ensino da Polícia Militar do Estado de São Paulo (2005 a 2008). É Coronel da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo.