IMAGEM INSTITUCIONAL, PROPAGANDA E PUBLICIDADE

O que o IBSP propõe neste espaço? Qual o objetivo? Há fundamentação científica para essas reflexões? As respostas são: aqui e agora se propõe a criação de uma base de vídeos institucionais das agências de segurança pública do país; a partir do material coletado nessas pesquisas, busca-se analisar sua origem e impactos; essa análise deverá ser resultante de postulados científicos eleitos em cada uma das 4 linhas de pesquisa adotadas pelo IBSP (Obs.: serão bem-vindas contribuições [material de publicidade {vídeo} e sua análise científica] de qualquer agência policial, bastando enviá-los para o IBSP pelo e-mail: ibsp@ibsp.org.br).

Veja-se: é inegável o papel da propaganda, da publicidade e do Marketing na construção e fixação da imagem institucional das agências policiais encarregadas da segurança pública; entretanto sempre vale destacar os elementos conceituais que distinguem cada uma dessas ferramentas/conceitos e deixar em ressalto no destaque que nenhuma delas se direciona a ludibriar o consumidor final dos produtos ou serviços; ao contrário, elas representam importantes instrumentos de conscientização e fomento de auto-estima dos colaboradores que compõe os times da força de trabalho, que geram importante efeito psicológico dirigido ao engajamento aos objetivos institucionais a partir da consciência decorrente da sensação de pertencimento; vale então trazer da academia:

Segundo Rezende (2004), a reforma administrativa brasileira ocorrida na segunda metade dos anos 1990 teve como objetivos: a alteração do papel do Estado, a redução de custos e a definição de um novo desenho institucional. Dessa forma, pretendeu-se mudar o modelo burocrático da administração pública para um modelo orientado pelo desempenho. Os administradores públicos deveriam tornar-se mais autônomos e responsáveis e as agências executoras dos serviços sociais mais descentralizadas (BRESSER PEREIRA, 2001). Conforme menciona Abrucio (1998), o modelo gerencial implantado no Brasil buscou responder com maior agilidade e eficiência os anseios da sociedade, insatisfeita com os serviços recebidos do setor público.

[…]

A implantação da reforma administrativa deu-se com a tentativa de incorporação de um modelo gerencial focado em eficiência, qualidade no atendimento ao cidadão, ‘accountability’ e transparência, que teve origem no New Public Management (NPM) (BRESSER PEREIRA, 2000). Ao se preocupar com o serviço que presta ao cidadão, o Estado incorporou ferramentas de gestão típicas das organizações empresariais e passou a se interessar também pela definição de sua imagem institucional.

[…]

Uma valiosa ferramenta do marketing institucional é a propaganda, entendida como a mensagem divulgada em veículos de grande penetração e patrocinada por um anunciante, cuja finalidade é criar ou reforçar imagens ou preferências na mente do receptor (aquele que recebe a mensagem publicitária), predispondo-o favoravelmente em relação ao produto, serviço ou instituição patrocinadora (KOTLER, 2000). A função da propaganda é criar, mudar ou reforçar atitudes mentais que vão influir no comportamento das pessoas (KOTLER, 2000).

A propaganda pode ser utilizada para estruturar a imagem desejada para uma organização. É uma das ferramentas de comunicação mais penetrantes e permite alcançar frequentemente grandes públicos (KOTLER, 2008). Pode-se dizer que uma imagem pública é formada quando um indivíduo ou organização interage com outro indivíduo ou organização, desempenhando papéis sociais. Dessa forma, ambos se abastecem de informações estabelecendo uma situação inicial e formando uma imagem prévia um do outro.

A publicidade tem o poder de influenciar a criação de novos estilos, comportamentos, padrões de vida ideal, novos conceitos, valores, despertar desejos, ou frustrações, ao mesmo tempo em que oferece soluções para elas, interferindo culturalmente e socialmente na vida das pessoas, explorando o universo dos desejos e desempenhando manutenção da imagem institucional de uma organização, fundamental para a sua credibilidade (CARVALHO, 2004).

(SAUERBRONN, João Felipe Rammelt; LODI, Marluce Dantas de Freitas. Construção da imagem institucional do Poder Judiciário – uma análise baseada nas campanhas publicitárias do Conselho Nacional de Justiça. Cad. EBAPE.BR,  Rio de Janeiro ,  v. 10, n. 4, p. 925-945,  Dec.  2012 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512012000400010&lng=en&nrm=iso>. access on  31  July  2020.  https://doi.org/10.1590/S1679-39512012000400010.);

 

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Vídeo “Eu Acredito” (2005). Realização: PMESP-5a. EMPM, Roteiro, Texto, Direção de Edição: Tenente Moreno; Tema: Sargento Lago; Direção e Produção de Imagens: Sargento Moreno e Soldado João Carlos; Edição: Tenente Pena, Sargento Moreno e Soldado João Carlos; Câmera: Sargento Moreno e Soldado João Carlos; Supervisão: Major Jorge Luís, Major Feminino Maria e Capitão Ferraz; Comandante-Geral: Elizeu Eclair Teixeira Borges. Disponível no Canal do IBSP no Youtube em: https://youtu.be/ezFxngWmwJE