DIRETORES REGIONAIS E ESTADUAIS

Dispõe o artigo 18, § 1º, do Estatuto Social do IBSP, que compete à Presidência da Diretoria Executiva constituir órgãos e prover os respectivos cargos de Diretor Estadual.

(Art. 18. A Diretoria Executiva é assim constituída: I – Presidente; II – Vice-Presidente; III – Secretário-Geral; IV – Tesoureiro-Geral; § 1º De acordo com a necessidade, serão constituídos órgãos de apoio à Diretoria Executiva, por meio de resolução da Presidência, correspondentes a Diretor Estadual e Regional, Departamentos e Assessorias, cujas regulamentações básicas serão definidas no Regimento Interno).

O Instituto Brasileiro de Segurança Pública (IBSP) está presente no Distrito Federal e em 18 Estados da federação; ainda não temos representação nos Estados do Acre, Alagoas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará e Sergipe.

Listagem completa com todos os estados do Brasil e mais o Distrito Federal, com os nomes de nossos respectivos Diretores Estaduais:

  • Acre – sem nomeação até o momento
  • Alagoas – sem nomeação até o momento
  • Amapá  – sem nomeação até o momento
  • Amazonas: Doutor ANTÔNIO FERREIRA DO NORTE FILHO
  • Bahia: Doutor DEQUEX ARAUJO SILVA JUNIOR
  • Ceará – sem nomeação até o momento
  • Distrito Federal: Doutora DANIELE DE SOUSA ALCÂNTARA
  • Espírito Santo  – sem nomeação até o momento
  • Goiás: M.Sc. ALEX JORGE DAS NEVES
  • Maranhão – sem nomeação até o momento
  • Mato Grosso: Doutor GABRIEL RODRIGUES LEAL
  • Mato Grosso do Sul: Doutor EDNILSON PAULINO QUEIROZ
  • Minas Gerais: Doutor HÉLIO HIROSHI HAMADA
  • Pará – sem nomeação até o momento
  • Paraíba – Doutor JOSÉ WALBER RUFINO TAVARES
  • Paraná – M.Sc. MARCELO TREVISAN KARPINSKI
  • Pernambuco: Doutor JOSÉ CARLOS LEANDRO
  • Piauí: Doutor REGINALDO CANUTO DE SOUSA
  • Rio de Janeiro: M.Sc. EDUARDO FREDERICO CABRAL DE OLIVEIRA
  • Rio Grande do Norte: Doutor JOÃO BATISTA DA SILVA
  • Rio Grande do Sul: Esp. ROGER NARDYS DE VASCONCELLOS
  • Rondônia: M.Sc. DEIVSSON SOUZA BISPO
  • Roraima: M.Sc. FRANCISCO XAVIER MEDEIROS DE CASTRO
  • Santa Catarina: Doutor NAZARENO MARCINEIRO
  • São Paulo: Esp. RAUGESTON BENEDITO BIZARRIA DIAS
  • Sergipe – sem nomeação até o momento
  • Tocantins: Doutora WELERE GOMES BARBOSA

DIRETORES ESTADUAIS

DIRETORA DO DISTRITO FEDERAL:

Daniele de Sousa Alcântara

Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília, atuando na linha de pesquisa de Violência, Segurança e Cidadania. Realizou Estágio de Doutorado no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, Portugal e Estágio de Doutorado no Centre d’Analyse et d’Intervention Sociologiques (CADIS) da L’École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris – França, no período de setembro de 2014 a maio de 2015. Mestra em Educação pela Universidade de Brasília (UnB, 2012). Especialista em Segurança Pública e Cidadania pela Universidade de Brasília (UnB, 2009). Especialista em Ciências Jurídicas pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL, 2011). Graduada em Segurança Pública -Curso de Formação de Oficiais (2006). Graduada em Educação Artística pela Universidade de Brasília (UnB, 2002). Graduada em Letras Espanhol pela Universidade de Brasília (UnB, 2010). Graduada em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID, 2014). Participou do Law Enforcement Management Development Program na International Law Enforcement Academy, ILEA, em El Salvador; do United Nations Police Pre-Deployment Course no Pearson Peacekeeping Centre e do United Nations Police Officer Course no Life Guards Centre, Stockholm-Swedish. Atualmente é oficial da Polícia Militar do Distrito Federal. Entre os interesses de pesquisas encontram-se temas relacionados à segurança pública, violência, polícia, educação policial, identidade profissional, representações sociais. Membro da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). Membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Membro do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (IBSP). Avaliadora do INEP/MEC. Professora do Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP). Assessora Militar/Casa Militar da Subchefia de Políticas Sociais e Primeira Infância/GDF.

http://lattes.cnpq.br/9738855490545468

 

DIRETOR DO ESTADO DO AMAZONAS:

Antônio Ferreira do Norte Filho

Doutorando em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM (2018). Mestre em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA (2011). Especialista em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas (2016), Direito Militar pela Universidade Castelo Branco – UCB / RJ (2009), Direito Penal e Processual Penal pelo Centro Universitário do Norte – Uninorte (2008), Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2001), Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2000). Bacharel em Direito. Professor Assistente Nível I da Universidade Nilton Lins. Advogado. Autor do Livro Corredores Ecológicos Urbanos (Ed. Appris / Curitiba, 2015).

http://lattes.cnpq.br/7979639512744678

 

DIRETOR DO ESTADO DA BAHIA:

Dequex Araujo Silva Junior

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2013). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2007). Especialista em Segurança Pública pela Universidade Estadual da Bahia/Polícia Militar da Bahia (2013). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Batista Brasileira (2005). Graduado em Polícia pela Academia de Polícia Militar (1991). Licenciado em Filosofia pela Faculdade Batista Brasileira (2005). Atualmente é professor colaborador do Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania da UFBA; professor da RENAESP/UFBA, dos Cursos de Especialização em Política e Gestão de segurança Pública e de Especialização em Prevenção da Violência, Promoção da Segurança e da Cidadania; professor do Curso de Especialização em Segurança Pública (CESP) da PMBA e do Curso de Especialização e Gestão Estratégica em Segurança Pública (CEGESP) da PMBA. Multiplicador de Polícia Comunitária da Senasp. Pesquisador CNPq do grupo de pesquisa Segurança Pública – UFBA. Membro do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (IBSP). Editor do Blog “Reflexões sobre a Contemporaneidade”, disponível em http://dequexjr.blogspot.com/

http://lattes.cnpq.br/1455748373661314

Subdiretor do Estado da Bahia: Deraldo Antônio Moraes da Silva

Possui Mestrado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2003) ; Especialização em Gestão Ambiental pela FUNDESP/UCSAL (1994) ; Especialização em Educação Ambiental pela UDESC (1996) ; Especialização em Gestão de Segurança Pública pela APM/BA-UNEB (2004) ; e Graduação em Segurança Pública pela Academia de Policia Militar da Bahia (1987). Atualmente é professor titular da graduação da Academia de Polícia Militar da Bahia ; professor de graduação: da FTC EaD, e do INET; professor de pós-graduação: do IBPEX, da FTE e da FBB; e consultor – Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) do Ministério do Meio Ambiente. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental e Políticas Públicas de Educação, mas atua também nas seguintes áreas: Desenvolvimento Sustentável , Direito Ambiental, Gestão Ambiental e Metodologia da Pesquisa Científica.

http://lattes.cnpq.br/2337954624060795

 

DIRETOR DO ESTADO DO GOIÁS:

Alex Jorge das Neves

Foto

Atualmente é Major da Polícia Militar de Goiás, possui o curso de graduação em Geografia (Bacharelado / Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Goiás (2003), graduação em Curso de Formação de Oficiais na Polícia Militar do Estado de Goiás (2004), pós graduado em Gestão Organizacional (2014) e Mestre em Estudos Fronteiriços na UFMS (2016) – Campus Pantanal, Corumbá – MS (tema da dissertação: Plano Estratégico de Fronteiras, rumos e desafios da integração e cooperação em segurança pública no contexto dos Gabinetes de Gestão Integrada de Fronteiras – GGIFs). Atualmente compõe equipe da Secretaria Nacional de Segurança Pública responsável pelo planejamento e implantação do Sistema Único de Segurança Pública, instituído pela Lei Federal nº 13.675/2018; já exerceu funções de Sub Comandante do Batalhão de Polícia Militar de Choque, Sub Comandante do Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva – GIRO (3ª CIA – BPMCHOQUE); Assessor do Secretário de Segurança Pública de Goiás; Chefe de Gabinete da Superintendência de Segurança Prisional de Goiás; exerceu cargos de Direção e Assessoramento Superior na Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (DAS 4), como Coordenador-Geral de Planejamento Estratégico em Segurança Pública, Programas e Projetos Especiais, Gerente de Projetos e Assessor da Secretária Nacional de Segurança Pública, vasta experiência na coordenação de equipes envolvidas com grandes programas e projetos de âmbito nacional, a exemplo das atividades desenvolvidas como Gerente do Projeto de Expansão dos Centros Integrados de Comando e Controle (R$ 250 milhões), Gerente do Programa ENAFRON (Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras – R$ 430 milhões), instituído a partir da edição do Plano Estratégico de Fronteiras (Decreto 7.496/2011); participou da equipe de coordenação do grupo de trabalho que instituiu as diretrizes de uso da força no Brasil, Portaria Interministerial nº 4.226/2010, além de desenvolver e participar da construção de diversos outros planos, programas e projetos de âmbito nacional, visando a redução de homicídios, violência e criminalidade no país, além da elaboração de mapas e planos estratégicos do Ministério da Justiça e da SENASP-MJ. Fez parte da Força Nacional de Segurança Pública e atuou em diversas operações na Faixa de Fronteira, Amazônia, Rio de Janeiro, Maranhão, dentre outros estados. Atua como professor de diversos temas vinculados a gestão e segurança pública, especialmente no programa de pós graduação em Segurança Pública da Polícia Militar de Goiás, Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social das Fronteiras (Foz do Iguaçu – PR) e na Universidade Federal do Acre. Participou da coordenação e organização de diversas pesquisas e livros sobre Gestão em Segurança Pública sobre a fronteiras, publicados pela Biblioteca do Ministério da Justiça. Participou da construção e lançamento do Livro Re-Definições de Fronteiras, realizado em janeiro de 2018 na Universidade de Coimbra e Autônoma de Lisboa, em Portugal, bem como do representando o Ministério da Justiça no Comitê Interministerial coordenado pelo Ministério da Integração Nacional, para visitas técnicas nas regiões de fronteira de Portugal e Espanha (Euro-região da Galícia), no contexto do Projeto Eixo Atlântico da União Europeia, em 2014.

http://lattes.cnpq.br/8336835256084102

Subdiretor do Estado de Goiás: Leon Denis da Costa

É Major (2018) da Polícia Militar de Goiás. Associado do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (2019). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (2016). Especialista em Gerenciamento de Segurança Pública (2013) e especialização em Docência do Ensino Superior (2013) e Especialização em Polícia Judiciária Militar pela FAI (2018). Possui graduação em Letras (licenciatura plena Português/inglês)pela Universidade Estadual de Goiás (2003) e formação profissional em Segurança Pública pelo Curso de Formação de Oficiais pela Academia da Policia Militar de Goiás(2002). Trabalhou no 11º Batalhão de Polícia Militar (2003/2006), Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva(2008), Batalhão de Polícia Militar de Choque (2008), 15ª Companhia Independente de Polícia Militar(2009). Atuou na função de Chefe da Seção Técnica de Ensino(2015/2016) e Divisão de Ensino do CAPM (2013/2014), Subcomandante do Batalhão Escolar de Polícia Militar (2016), Subcomandante do 9º Batalhão de Polícia Militar(2017). Chefe da Divisão de Ensino do CAPM (2018). Atuou Coordenador da Especialização MBA em Gestão de Polícia Ostensiva e Professor Titular da Pós Graduação do CAPM. Interessa em pesquisa a respeito de Sentimento de (in)segurança e medo do crime; estratégias e metodologias de policiamento; teoria das representações sociais; cultura policial. Professor Titular da disciplina de Estudos Sociais de Polícia na Especialização Polícia e Segurança Pública e da disciplina Administração do Trabalho Policial, para o MBA em Gestão de Polícia Ostensiva. Foi Subcomandante do 18º BPM com sede em Catalão-Goiás (2019), Subcomandante do 39º BPM situado na região leste de Aparecida de Goiânia-GO (2019) e atualmente é Comandante do 39 ºBPM (2020).

http://lattes.cnpq.br/6061682489349264

 

DIRETOR DO ESTADO DO MATO GROSSO:

Gabriel Rodrigues Leal

Foto

Possui graduação em Bacharelado em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar Costa Verde – PMMT (2006), mestrado em Educação (movimentos sociais e educação popular) pela Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT (2010), doutorado em Educação (currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP (2015). Atualmente é professor na Academia de Polícia Militar Costa Verde e na Escola de Formação de Praças, ambas Instituições de Ensino Superior da PMMT; possui vínculos com o grupo de pesquisa Edmund Burke da UFMT, Co-coordena o Grupo de Trabalho Educação e Cidadania do Seminário de Educação da UFMT. Desenvolve pesquisas na área de formação e currículo policial-militar; direitos humanos e atividade policial; ciências policiais; pensamento conservador e filosofia política.

Visite: https://gabrielrleal.blogspot.com/

http://lattes.cnpq.br/0907641664806962

 

DIRETOR DO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL:

Ednilson Paulino Queiroz

Possui graduação em licenciatura em Ciências Biológicas (1993), Especialização em Perícia Ambiental (2002), Mestrado em Tecnologias Ambientais (2004) e Doutorado em Ecologia (2009), pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS. Desde 1996 é oficial especialista em biologia da Polícia Militar do Estado do Mato Grosso do Sul, atualmente no posto de Tenente Coronel e foi professor da Universidade Católica Dom Bosco-UCDB (2005 a 2009) e professor voluntário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004). Atualmente é professor na Universidade UNIGRAN/CAPITAL (início-2013), em Campo Grande (MS) e professor voluntário do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2016-2017).Tem experiência na área ambiental, com ênfase em Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: macroinvertebrados bentônicos e perícia ambiental, especialmente, perícia em pescado, madeira, carvão, incêndio florestal, erosão e areeiro. 

http://lattes.cnpq.br/0138875082462907

 

DIRETOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS:

Hélio Hiroshi Hamada

Doutor e Mestre em Educação pela UFMG. Coronel da Reserva da Polícia Militar de Minas Gerais. Especialista em Gestão Estratégica de Segurança Pública pela Fundação João Pinheiro. Especialista em Segurança Pública pela Fundação João Pinheiro. Especialista em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública pela UFMG. Possui graduação em Curso de Formação de Oficiais – Policia Militar de Minas Gerais. Diplomado pela Escola Superior de Guerra no Curso Superior de Inteligência Estratégica. Possui experiência em pesquisas envolvendo criminalidade, violência, inteligência e educação profissional de segurança pública. Acadêmico-efetivo da Academia de Letras João Guimarães Rosa da Polícia Militar de Minas Gerais. 

http://lattes.cnpq.br/1435937034411849

 

DIRETOR DO ESTADO DA PARAÍBA:

José Walber Rufino Tavares

Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos de Segurança “Cel PM Nelson Freire Terra” CAES, da Polícia Militar do Estado de São Paulo (2010). Especialista em Gestão Contra Sinistros pela Universidade Estadual do Ceará UECE (2004). Especialista em Intervenções em Catástrofes pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento AECI (Madri, 2003). Especialista em operações de combate a incêndio, busca e salvamento pela Agência de Cooperação Internacional do Japão JICA (Yokohama, 1989). Graduado em Engenharia de Segurança pela Academia Militar do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (1987). Titular da Cadeira 22 da Academia de Letras dos Militares Estaduais e do DF (ALMEBRAS). Atualmente exerce atividades de pesquisador autônomo nas linhas de pesquisa das Ciências Policiais de Segurança. Idealizador, fundador e primeiro presidente da Academia de Letras dos Militares Estaduais da Paraíba (ALMEP) e sócio ativo do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (IBSP).

http://lattes.cnpq.br/1882537474774968

 

DIRETOR DO ESTADO DA PARANÁ:

Marcelo Trevisan Karpinski

Doutorando em Educação (UFPR). Mestre em Educação (UFPR). Graduado em Direito pela Universidade Tuiuti do Paraná. Bacharel em Segurança Pública pela Academia Policial Militar do Guatupê, Escola Superior de Segurança Pública da Polícia Militar do Estado do Paraná. Especialista em Administração com Ênfase em Segurança Pública pela Faculdade Educacional Araucária. Especialista em Administração Pública pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Especialista em Políticas Públicas pela Faculdade São Braz. Instrutor dos Cursos de Formação de Oficiais, e demais Cursos de Formação, Atualização e Aperfeiçoamento da Academia Policial Militar do Guatupê. Instrutor da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). Instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). Professor do Curso Preparatório Sábio Militar – EAD. Professor da UNINTER – EAD. Professor do IESD. Autor do Livro “Arquitetura contra o crime: prevenção, segurança e sustentabilidade”(2017). Autor dos livros: “Introdução à Segurança Pública”; “Controle Social e Segurança”; Membro da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Paraná (ALMEPAR). Membro da Comunidade de Prática de Pesquisa (CPP) Coordenação Prof.ª Drª. Araci Asinelli da Luz (UFPR). Membro do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (IBSP).

http://lattes.cnpq.br/0237640218319956

 

DIRETOR DO ESTADO DO PERNAMBUCO:

José Carlos Leandro

Doutor (2016) e Mestre (2009) em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde desenvolve estudos vinculados à linha de pesquisa do Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (NEHET/UFPE) e na área da interseção entre a Filosofia e a Linguística. É Tutor EaD da SENASP/MJ e do IFPE. Possui Especializações em Linguística Textual, com ênfase em Leitura, Produção e Avaliação Textual(UFPE/2006) e em Políticas Públicas de Segurança (SENASP/2007). É formado em Pedagogia com habilitações em Magistério, Administração Escolar, Supervisão Escolar e Orientação Educacional (UFPE/2003). Possui experiência em ensino de Português Instrumental, Língua e Comunicação, Mediação de Conflitos, Ética e Cidadania, entre outras, em órgãos da Academia Integrada de Defesa Social (ACIDES/SDS/PE). Participa da equipe de Tutores( EaD) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP-MJ). É Mentor e Instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). 

http://lattes.cnpq.br/2317391849844834

 

DIRETOR DO ESTADO DO PIAUÍ:

Reginaldo Canuto de Sousa

Foto

É Major da Polícia Militar do Piauí. Doutor em Políticas Públicas (2018) e Mestre em Políticas Públicas (2008), ambos pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). É Especialista em Educação: Docência do Ensino Superior (2002), Especialista em Direito Processual (2005) e Especialista em Gestão em Segurança Pública, todas pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). É bacharel em SEGURANÇA PÚBLICA, Curso de Formação de Oficiais pela Universidade Estadual do Maranhão (1997), bacharel em DIREITO pela UESPI (2005) e graduado em HISTÓRIA pela UFPI (2010). Professor Adjunto do Curso de Direito da UESPI. Tem como objeto de pesquisa as categorias: Políticas Públicas, Políticas de Segurança Pública, Gestão em Segurança Pública, Polícia Comunitária, Polícia Militar, Violência Criminal. Palestrante e conferencista sobre os temas elencados. Consultor de Segurança Pública e Privada. É Diretor Estadual (PI) do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (IBSP).

http://lattes.cnpq.br/1784046114911520

 

DIRETOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO:

Eduardo Frederico Cabral de Oliveira

Coronel da Polícia Militar, graduado pela Escola de Formação de Oficiais, atual Academia de Polícia Militar D. João VI, pós-graduado em: Gestão Estratégica em Segurança Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL); Auditoria e Perícia Ambiental pela Universidade Gama Filho (UGF); e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE UFRJ); mestre em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFLUMINENSE). Prestou serviços ao governo do estado do Rio de Janeiro nas secretarias de estado de Segurança Pública e de Administração Penitenciária; e ao governo do município do Rio de Janeiro, na Subsecretaria de Municipal de Fiscalização de Transportes, onde foi titular da pasta, vinculada à Secretaria Municipal de Transportes. Comandou o Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente (BPFMA), o Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur), a Academia de Polícia Militar D. João VI (APM) e o Comando de Polícia Ambiental (CPAm). Tem experiência nas áreas de segurança pública, criminalística, planejamento e meio ambiente.

http://lattes.cnpq.br/5058044528172162

 

DIRETOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE:

João Batista da Silva

Possui graduação em Curso de Formação de Oficiais pela Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte (PMRN – 1999), especialista em Polícia Comunitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), graduação em Ciências Sociais (UFRN – 2005), mestrado em Ciências Sociais (UFRN – 2009) e doutorado em Educação (UFRN – 2017). Atualmente é Major da PMRN, professor do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar do RN, professor da graduação da Academia de Polícia Militar do Rio Grande do Norte e professor de pós-graduação da Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte e da Faculdade Natalense de Ensino e Cultura (FANEC). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança pública, políticas públicas, polícia militar, formação profissional, violência, polícia comunitária, entre outros. É membro fundador do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (IBSP) e integrante do Conselho Editorial da Revista do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (RBISP).

http://lattes.cnpq.br/8617007915492517

 

DIRETOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL:

Roger Nardys de Vasconcellos

Major da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul (Curso Superior de Polícia Militar – APM, 2005); Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (PUC/RS, 1998); Especialista em Direito Processual Civil (PUC/RS, 2002); Especialista em Direito Militar (FIJO-PUC/RS, 2007); Professor da Academia de Polícia Militar (APM/RS); Tutor da Secretaria Nacional de Segurança Pública; Assessor Jurídico do Gabinete do Secretário de Segurança Pública; Consultor de Licitações e Contratos Administrativos; Professor de Legislação Especial da pós-graduação em Políticas e Intervenção em Segurança Pública do IMED/SENASP; Instrutor de abordagem e defesa pessoal policial; Experiência profissional na advocacia pública e privada.
http://lattes.cnpq.br/1178089164481297

 

DIRETOR DO ESTADO DE RONDÔNIA:

Deivsson Souza Bispo

Foto

Possui Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Rondônia, com trabalho voltado à inovação na Administração Pública. Graduado em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul. Bacharel em Segurança Pública pela Universidade Federal de Rondônia. Pós-graduado em Direito Administrativo – Instituto AVM, e em Ciências Jurídicas – Universidade Cruzeiro do Sul. Docente nas áreas de Direito Administrativo, Administração Pública e Direito Militar.

http://lattes.cnpq.br/2138612011480991

 

DIRETOR DO ESTADO DE RORAIMA:

Francisco Xavier Medeiros de Castro

É o atual Comandante-Geral da Polícia Militar de Roraima. Possui graduação em CIÊNCIAS DE DEFESA SOCIAL pelo Instituto de Ensino de Segurança do Pará (2003), Mestrado em CIÊNCIAS POLICIAIS DA SEGURANÇA E DA ORDEM PÚBLICA, pelo Centro de Altos Estudos em Segurança “Coronel PM Nelson Freire Terra“, de São Paulo (2013), Especialização MBA em PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA, pela Centro Universitário Internacional de Curitiba – UNINTER (2016), Graduação em DIREITO, pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID (2017), , Especialização em CIÊNCIAS JURÍDICAS, pela Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo (2017) e Especialização em GESTÃO ESTRATÉGICA DE SEGURANÇA PÚBLICA, pela Academia de Polícia Militar Coronel PM Antônio Medeiros de Azevedo. Atualmente é Tenente-Coronel da Polícia Militar do Estado de Roraima. Tem experiência na área de Defesa, com ênfase em Segurança Pública.

http://lattes.cnpq.br/2910292395413905

 

DIRETOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA:

Nazareno Marcineiro

Foto

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017) com enfoque em avaliação de desempenho e tomada de decisão, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), com concentração em Gestão da Qualidade, especialista em Gestão Estratégica da Segurança Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2006), graduado no Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar de Santa Catarina (1982), e no Curso de Instrutor de Educação Física pela Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo (1985). Atualmente é coronel da Reserva Remunerada da Polícia Militar de Santa Catarina, tendo exercido os cargos de Comandante-Geral entre janeiro de 2011 a maio de 2014, Presidente do Conselho Nacional de Comandantes Gerais de Polícias e Bombeiros Militares (2012) e Diretor da Força Nacional de Segurança Pública (2015). É professor da Universidade do Sul de Santa Catarina das disciplinas Planejamento Estratégico na Segurança Pública, Inteligência Aplicada e Elaboração e Gestão de Projetos e Professor das disciplinas Teoria Geral das Ciências Policiais e Polícia Comunitária no Curso de Ciências Policiais do Centro de Ensino da Polícia Militar de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Política e Planejamento Governamentais, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento Estratégico da Segurança Pública, Polícia Comunitária, Sistema de Segurança Pública, Avaliação e Gestão de Desempenho de Organizações de Segurança Pública.

http://lattes.cnpq.br/6752102091497108

Subdiretor do Estado de Santa Catarina: Miguel Ângelo Silveira

Possui graduação em Segurança Pública (2002), graduação do Curso de Formação de Oficiais (2002) e graduação em bacharelado em Direito (1998). É Especialista em Fisiologia (2004) e em Gestão de Segurança Pública (2014). É Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2012), e atualmente é Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Hoje ocupa a função de Pesquisador Institucional da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), onde também é Chefe do Setor de Pesquisa e Extensão e Chefe da Educação a Distância e Chefe da Divisão de Ensino da Faculdade da Polícia Militar de Santa Catarina, no Centro de Ensino da PMSC. Atua como Professor da Faculdade da PMSC dos Cursos de Formação de Soldados, Formação de Cabos, Formação de Sargentos, Formação de Oficiais e Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais. Desenvolve trabalhos e pesquisas na área de Formação e currículo policial militar, metodologia da pesquisa cientifica para a Segurança Pública, direitos humanos e atividade policial, ciências policiais, influência ambiente construído e da urbanização para o crime, ciência cognitiva comportamental e ergonomia cognitiva aplicada a Segurança Pública. É o criador da “Teoria da Complexidade Criminal”.

http://lattes.cnpq.br/6146290080166038

DIRETOR DO ESTADO DE SÃO PAULO:

Raugeston Benedito Bizzarria Dias

 

É Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade de Guarulhos (2008) e pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Mackenzie (2008-2009), bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB – 1975), Bacharel e Especialista em Educação Física pela Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo (1985), Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos Superiores da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CAES – 1996 – Mestrado Profissional Militar) e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, também pelo Centro de Altos Estudos Superiores da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CAES – 1999 – Doutorado Profissional Militar).  Foi Diretor de Ensino da Polícia Militar do Estado de São Paulo (2005 a 2008). É Coronel da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

DIRETORA DO ESTADO DE TOCANTINS:

Welere Gomes Barbosa

Oficial da Polícia Militar do Tocantins, Bacharel em SEGURANÇA PÚBLICA pela Universidade do Tocantins, Licenciada em EDUCAÇÃO FÍSICA pela Universidade de Brasília – UnB e graduada em DIREITO pela Universidade Cidade de São Paulo. Especialista em DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR pela Universidade do Tocantins, em CIÊNCIAS POLÍTICAS E ESTRATÉGIA BRASILEIRA pela Universidade Federal do Tocantins – UFT e em CIÊNCIAS JURÍDICAS pela Universidade Cruzeiro do Sul. Possui MESTRADO em CIÊNCIAS POLICIAIS DE SEGURANÇA E ORDEM PÚBLICA pelo Centro de Altos Estudos de Segurança da PMESP e MESTRADO em EDUCAÇÃO FÍSICA pela Universidade de Brasília – UnB. Cursa DOUTORADO em EDUCAÇÃO FÍSICA na Universidade de Brasília – UnB. Atualmente está Secretária de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas.

http://lattes.cnpq.br/8882918149634999