CONSELHO DELIBERATIVO

Nos termos dispostos no artigo 13 do Estatuto Social do IBSP, o Conselho Deliberativo é o órgão deliberativo e representativo do quadro social, incumbindo-lhe a normatização regimental e a fiscalização dos atos da Diretoria Executiva e compõe-se de 09 (nove) associados eleitos, sendo 5 (cinco) associados com de titulação de doutor e 2 (dois) associados com titulação de mestre. Suas funções estão previstas ao longo de todo o Estatuto Social e, mais especificamente, no artigo 14 e seguintes.

Fale com o Conselho Deliberativo: conselho@ibsp.org.br

 

COMPÕEM O CONSELHO DELIBERATIVO DO IBSP:

Doutor Edson Benedito Rondon Filho

Presidente do Conselho Deliberativo, membro do Conselho Editorial e Responsável Técnico da Revista do IBSP. Doutor. UFRS.

Doutor em Sociologia pelo PPGS/UFRGS, na linha de Violência, Criminalização, Cidadania e Direito com estágio doutoral (sanduíche) junto ao Centre de Recherche Sociologique sur le Droit et les Institutions Pénales (CESDIP) / França (2013). Mestre em Educação (IE/ UFMT – 2008). Especialista em Inteligência de Segurança Pública pela FAECC – UFMT (2008). Especialista em Gestão de Segurança Pública pela FAECC- UFMT (2003). Bacharel em Ciências Sociais (UFMT – 2010). Bacharel em Direito pela UFMT (2001). Graduado no Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar do Estado de Goiás (1994). Docente convidado da Pós-graduação em Direitos Humanos aplicados à Segurança Pública da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Docente de Criminologia do curso de Direito da Faculdade Católica Rainha da Paz (FCARP). Docente colaborador do Mestrado em Sociologia do PPGS/ UFMT. 

http://lattes.cnpq.br/8121682994001478

 

M.Sc. Ney Rodrigo Lima Ribeiro

Vice-presidente do Conselho Deliberativo. Mestre. UFPE.

Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa-PT (Revalidado o Diploma, Apostilado e Registrado o Grau de Mestre pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE – CAPES “4”), com especializações em Direito Público e Direitos Fundamentais. Professor universitário nas áreas do Direito Constitucional, Processo Constitucional, Humanos, Administrativo, Penal Comum, Legislação Penal Especial, Penal Militar e Processual Penal Militar. Coronel da PMPE e Professor da Faculdade Maurício de Nassau (UNINASSAU – Recife) Membro do Grupo de Pesquisa “Jurisdição e Processos Constitucionais na América Latina: Análise Comparada” da Universidade Federal de Pernambuco. Vice-Presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (IBSP).

http://lattes.cnpq.br/9365301347007736

 

Doutor Gilberto Protásio dos Reis

Secretário do Conselho Deliberativo e Editor da RIBSP. Doutor. PUCMG.

Doutor em Ciências Sociais (PUC/MG). Mestre em Administração Pública (FJP/MG), Especialista em Gestão Estratégica da Segurança Pública (FJP/MG), Especialista em Segurança Pública (FJP/MG). Homenageado pelo Governo de Minas Gerais, em 2006 e 2008, com o II e o IV “Prêmio Excelência em Gestão Pública do Estado de Minas Gerais”, por inovações na gestão estratégica da segurança pública. Distinguido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública/Ministério da Justiça, no Concurso Nacional de Pesquisas em Segurança Pública e Justiça Criminal. Membro em 2007 do Grupo de Trabalho da SENASP/Ministério da Justiça para a elaboração de uma plataforma nacional de avaliação do desempenho das organizações policiais brasileiras, e da Secretaria de Estado de Defesa Social/Governo de Minas Gerais, em 2009, 2010 e 2011 (recondução), sobre avaliação do desempenho dos órgãos do sistema de defesa social. Chefe do Centro de Cultura e História da Polícia Militar de Minas Gerais (2016).

http://lattes.cnpq.br/4271140603320731

 

Doutor Ednilson Paulino Queiroz

Membro do Conselho Deliberativo. Doutor. UFMS.

Possui graduação em licenciatura em Ciências Biológicas (1993), Especialização em Perícia Ambiental (2002), Mestrado em Tecnologias Ambientais (2004) e Doutorado em Ecologia (2009), pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS. Desde 1996 é oficial especialista em biologia da Polícia Militar do Estado do Mato Grosso do Sul, atualmente no posto de Tenente Coronel e foi professor da Universidade Católica Dom Bosco-UCDB (2005 a 2009) e professor voluntário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004). Atualmente é professor na Universidade UNIGRAN/CAPITAL (início-2013), em Campo Grande (MS) e professor voluntário do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2016-2017).Tem experiência na área ambiental, com ênfase em Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: macroinvertebrados bentônicos e perícia ambiental, especialmente, perícia em pescado, madeira, carvão, incêndio florestal, erosão e areeiro. 

http://lattes.cnpq.br/0138875082462907

 

Doutora Tatiane Ferreira Vilarinho

Membro do Conselho Deliberativo e do Conselho Editorial da Revista do IBSP. Doutora. UNB.

Doutora e Mestre (2011) em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, especialista em Docência Superior pela Fundação Educacional de Goiás (2005), graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás (2004). Oficial da Polícia Militar de Goiás. Chefe da Seção de Pós-Graduação e Extensão da PMGO. Editora da Revista Brasileira de Estudos de Segurança Pública. Membro fundadora do Instituto Brasileiro de Segurança PúblicaParticipa do Grupo de pesquisa Comunicação Científica. Tem experiência nas áreas de Ciência da Informação, atuando principalmente com os seguintes temas: comunicação científica e serviços de biblioteca; conhecimento científico e polícia ostensiva; metodologia científica em segurança pública.

http://lattes.cnpq.br/4079367488470809

 

M.Sc. Marcello Martinez Hipólito

Membro do Conselho Deliberativo. Mestre. UNIVALI.

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e graduação em Curso de Formação de Oficiais – Polícia Militar do Estado de Santa Catarina (1987).É especialista em Direito Penal (2000), Administração de Segurança Pública (2007) e Gestão Estratégica da Segurança Pública (2012). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Preservação da Ordem Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: polícia, policiamento, ciclo completo de polícia, estudo comparado de polícia, sociologia urbana, violência e criminalidade. É membro da Associação Internacional de Chefes de Polícia – IACP. Foi Chefe da Terceira Seção de Estado-Maior da Polícia Militar de Santa Catarina (Planejamento e Operações) e Instrutor e Coordenador de cursos para a lavratura de Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO) pelas Polícia Militares. Coronel da Polícia Militar de Santa Catarina. Foi comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, cuja sede é a cidade de Balneário Camboriú, SC, Brasil, nos anos de 2013 e 2014. Atualmente é Subchefe do Estado-maior da Polícia Militar de Santa Catarina e Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI (2017).

http://lattes.cnpq.br/9810068652455632

* Atualmente há 1 (um) cargo vacante no Conselho Deliberativo, a ser preenchido por associado com a titulação acadêmica de doutor.