SEGURANÇA PÚBLICA E DIREITOS HUMANOS
uma análise dos processos de aquisição de equipamentos e tecnologias na Secretaria de Segurança Púbica de Goiás nos anos de 2019 e 2020.
Resumo
Os direitos humanos são mais que um conjunto de direitos naturais positivados em cartas legislativas constitui-se numa conquista da humanidade como um todo e em construção diária. O trabalho é um direito humano que permite ao indivíduo seu desenvolvimento físico, psíquico e social. Este artigo busca analisar um importante aspecto até então pouco estudado, a percepção da administração pública acerca do trabalhador. Para tanto a pesquisa inova ao propor como metodologia a análise das justificativas apresentadas pela administração pública para aquisição de bens e serviços no mercado. Apresentando termos vinculados a modernização da gestão e a saúde do servidor, este artigo desnuda uma característica comum aos processos licitatórios, a irrelevância dada ao ser humano na absorção tecnológica realizada pela administração, constituindo como objeto de estudo a segurança pública goiana.
Referências
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Norberto Bobbio. (tradução Carlos Nelson Coutinho). 7ª Edição, Ed. Elsevier. Rio de Janeiro. 2004.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em 02 de abril de 2021.
_______. Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8666cons.htm. Acesso em 02 de novembro de 2021.
COMPARATO, Fábio Konder. Fundamento dos Direitos Humanos. Revista IEAUSP, São Paulo – SP, 2013. Disponível em: http://www.iea.usp.br/publicacoes/textos/comparatodireitoshumanos.pdf. Acesso em 20 de janeiro de 2021.
DELGADO, Gabriela Neves. Direitos Humanos dos trabalhadores: perspectiva de análise a partir dos princípios internacionais do direito do trabalho e do direito previdenciário. Revista TST. Vol. 77, nº 3. jul/set. Brasilia. DF. 2011.
HERRMANN, Isadora. Licitações públicas no Brasil: explorando o conceito de ineficiência por desenho. 1998. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/enanpad1999-ap-01.pdf Acesso em 01 de dezembro de 2021.
MATOS, José Francisco. Proteção à privacidade e a liberdade de imprensa. Dissertação (Mestrado em Direito) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo. 2010. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/teste/arqs/cp139238.pdf Acesso em 20 de março de 2021.
MONET, Jean-Claude. Polícias e sociedades na Europa. Tradução Mary Amazonas Leite de Barros. São Paulo: USP, 2001
NEFFA, Julio César. O trabalho humano e a sua centralidade. Revista ciências do trabalho. Nº 4. Jun/2015. São Paulo. 2015.
RAMOS, Marcelo Maciel. A originalidade da compreensão de lei na Grécia antiga. Revista Brasileira de Estudos Políticos, n. 107, pp. 295-329, jul./dez. Belo Horizonte. 2013. Disponível em: https://pos.direito.ufmg.br/rbep/index.php/rbep/article/download/P.0034-7191.2013v107p295/245 Acesso em 10 de fevereiro de 2021.
ULLIANA, Marcelo Rodrigues. Lei geral das micro e pequenas empresas e o tratamento diferenciado aos pequenos negócios nas licitações públicas de Osasco. 2015. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado em Gestão de Políticas e Organizações Públicas). Universidade Federal do Estado de São Paulo, Campus Osasco, Osasco. Disponível em: https://www.unifesp.br/campus/osa2/images/PDF/Dissertacoes/Marcelo%20Rodrigues%20Ulliana%20-%20Disserta%C3%A7%C3%A3o%20final.pdf Acesso em 10 de novembro de 2021.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).