GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS

Uma análise metodológica dos limites e possibilidades

Palavras-chave: Gestão, Competência, Gestão por competências, Polícia Militar de Minas Gerais

Resumo

Os desafios da gestão pública contemporânea questionam a capacidade de resposta do Estado e seus demais atores, demandando-lhes cada vez mais métodos eficientes de lidar com os problemas. Nesse sentido, o presente artigo apresenta um estudo acerca da gestão por competências, tratando das origens desta, sua incorporação e condição atual na Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), contemplando as transformações promovidas e as ainda necessárias como meio de sustentabilidade institucional. A metodologia de pesquisa utilizada para abordagem teórico-discursiva foi bibliográfica-documental e as conclusões trazidas são no sentido de que melhorias significativas ocorreram na PMMG.

Biografia do Autor

Tiago Farias Braga, Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais / Instituto Brasileiro de Segurança Pública

Doutor em Comunicação pela Unisinos - Bolsista da FAPEMIG (2021). Mestre em Gestão Integrada do Território pela Univale (2015). Possui pós-graduação em Direito Militar - Universidade Anhanguera (2011) - e em segurança pública - Academia de Polícia Militar (APM) do Estado de Minas Gerais (2020), graduação Bacharelado em Ciências Militares - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)/APM/MG (2008) e graduação Bacharelado em Direito - Universidade Cruzeiro do Sul (2011). Tem experiência na área de Gestão Integrada do Território, Direito com ênfase em Direito Público, Inteligência e Planejamento na área de Segurança Pública e na Coordenação de Projetos Sociais. Participa do Grupo de Pesquisa Epistecom da Unisinos. Compõe o Comitê Editorial da Revista "O Alferes" na condição de Membro do Conselho Científico Parecerista Ad Hoc. Participa como pesquisador associado do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (IBSP). Atua em apoio à Revista "Tropos: Comunicação, Sociedade e Cultura", como Parecerista eventual. É membro do Conselho Científico - grupo de Consultoria da Equipe Editorial - do periódico "VIGILANTIS SEMPER - Revista Científica de Segurança Pública". É Oficial da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

CV: http://lattes.cnpq.br/4929078354364448

Cristiano Luís da Silva Araújo, Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG)

Possui graduação pela Academia de Polícia Militar de Minas Gerais (2008) em Ciências Militares área de Defesa Social. Graduação em Direito (2013) pela Faculdade Batista de Minas Gerais. Atuou na área de Análise Criminal de 2010 a 2013. Possui curso de Analista Criminal, de Elaboração de Indicadores e do Armazém de dados do REDS e curso de linguagem e apresentações profissionais pela escola SEC Toronto no Canadá. Participou da elaboração do Sistema de Gestão Estratégica da PMMG, do Plano Estratégico 2009-2011 e 2012-2015. Serve na Diretoria de Comunicação da PMMG desde 2014. Atuou na seção de relacionamento com o cidadão, Sala de Imprensa da Polícia Militar de Minas Gerais e atualmente é chefe da seção de Publicidade e Multimídia do Centro de Jornalismo Policial.

CV: http://lattes.cnpq.br/9283441488537185

Filipe Cardoso Borges, Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG)

Possui graduação em Ciências Militares pela Academia de Polícia Militar de Minas Gerais (2008), em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul (2013), além de Pós-Graduação Lato Sensu em Ciências Jurídicas pela Universidade Cruzeiro do Sul (2013). Tem experiência na área de docência em cursos da Polícia Militar de Minas Gerais, principalmente em disciplinas ligadas a Direitos Humanos, Tiro Policial e Técnica Policial.

CV: http://lattes.cnpq.br/5505725018268147

Alan Thiago Silva, Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG)

Oficial da Polícia Militar de Minas Gerais, possui Especialização em Ciências Jurídicas pela Universidade Cruzeiro do Sul (2013). Graduado em Direito pela UNICSUL (2012) e em CIÊNCIAS MILITARES pela ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS (2008), atualmente é Comandante da 296 Cia Tático Móvel do 66° BPM e professor de Armamento e Tiro Policial da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais - APM/MG e outros cursos. Possui experiência no Comando de Operações ROTAM, Escoltas Especiais, Operações de Controle de Distúrbios e de Choque Montado.

 CV: http://lattes.cnpq.br/7553931044428979

Tiago Reis Fernandes, Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG)

Graduado em Ciências Militares - Área de Defesa Social - pela Academia de Polícia Militar de Minas Gerais (2008); Bacharel em Direito pela Universidade de Uberaba (2014); Pós Graduado em Educação - Docência Superior pela AVM Faculdades Integradas; Especialista em Segurança Pública (APM - 2020); Capitão da Polícia Militar de Minas Gerais; Exerceu a função de Supervisor de Ensino na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos na Academia de Polícia Militar; Possui experiência em docência em diversos cursos e treinamentos na Instituição, bem como fora da Instituição, desde o ano de 2008; - Professor da Disciplina de Ordem Unida para o Curso de Formação de Soldados; - Professor da Disciplina de Chefia e Liderança para o Curso de Formação de Sargentos e Curso Especial de Formação de Sargentos; - Professor da Disciplina de Armamento e Tiro no Curso de Formação de Sargentos e Curso de Procedimentos ROTAM; - Professor de Gestão de Serviços Operacionais no Curso de Formação de Oficiais; - Professor de Gerenciamento de Crises para o Curso de Radiopatrulhamento Tático Móvel; - Professor de Escoltas para o Curso de Radiopatrulhamento Tático Móvel; - Professor de Adentramento Tático para o Curso de Radiopatrulhamento Tático Móvel; - Professor do Curso de Condutas de Patrulhas para o Curso de Formação de Sargentos; - Professor de Armamento e Equipamento para o Curso de Formação de Guardas Municipais; - Professor de Patrulhamento em Local de Alto Risco nos Cursos de Procedimentos ROTAM e Curso de Operações de Controle de Distúrbios; - Professor de Operações de Controle de Distúrbios para o Curso de Formação de Soldados. O Oficial foi membro do Conselho Permanente de Justiça - CPJ, no Terceiro Trimestre do ano de 2018, primeiro trimestre do ano de 2019 e membro do Conselho Especial de Justiça (CEJ), na Primeira Auditoria de Justiça Militar de Minas Gerais. Atualmente exerce a função de Chefe da Seção Administrativa da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos.

CV: http://lattes.cnpq.br/7014733638395188

Viviane Duarte Lúcio, Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG)

Concluiu com aproveitamento o Curso de Bacharelado em Ciências Militares - Área de Defesa Social, realizado no Centro de Ensino de Graduação da Polícia Militar de Minas Gerais (2008) com Curso de Especialização em Segurança Pública. Tem experiência na área de Educação.

CV: http://lattes.cnpq.br/6062254481074384

Referências

BARROS, J.P.D. Visão Estratégica. Rio de Janeiro: Senac, 2003.

BRAGA, Tiago Farias. Legitimidade para uso de arma de fogo como meio de parada de veículo automotor em fuga (usada contra o veículo) nas rodovias: Perseguição com a viatura atrás do veículo ou cerco e bloqueio com a guarnição à frente. Belo Horizonte, 2020, 185 f. Monografia (Especialização). Centro de Pesquisa e Pós-Graduação, Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, Belo Horizonte.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução: Plínio Augusto de Souza Dentizien – Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BAUMAN, Zygmunt. O medo líquido. Tradução: Carlos Alberto Medeiros – Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

BAUMAN, Zygmunt. Vigilância líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.

BAUMAN, Zygmunt; DESSAL, Gustavo. O retorno do pêndulo: sobre a psicanálise e o futuro do mundo líquido. 1. ed. – Rio de Janeiro: Zahar, 2017.

BRANDÃO, Hugo Pena e GUIMARÃES, Tomás de Aquino.Gestão de competências e gestão de desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo construto? In: Revista de Administração de Empresas. Jan/Mar. 2001. São Paulo. V, 41. N. 1 p. 8-15.

BRANDÃO, Hugo pena. Tese de doutorado. Aprendizagem, Contexto, Competência e Desempenho: Um Estudo Multinível. Iniversidade de Brasilia – UnB. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações. Janeiro de 2009.

BRASIL. Congresso Nacional. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.

CARBONE, Pedro Paulo; BRANDÃO, Hugo Pena; LEITE, João Batista Diniz; VILHENA, Rosa Maria de Paula Vilhena. Gestão por competências e gestão do conhecimento. 3 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.

CARVALHO JÚNIOR, Marco Aurélio de. O abono permanência instituído pela Lei Complementar N. 125/2012: Reflexos na Polícia Militar de Minas Gerais. 2019. 156 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Gestão Estratégica de Segurança Pública - CEGESP) - Academia de Polícia Militar. Belo Horizonte, 2019.

CHIAVENATO, Idalberto, 1936. Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. 8. ed. rev. e atual. - Barueri, SP: Manole, 2016. - (série recursos humanos)

DUTRA, J. S. et. al. Gestão por competências: um modelo avançado para o gerenciamento de pessoas. 6. ed. São Paulo: Gente, 2001.

GRAMIGNA, Maria Rita. Modelo de competências e gestão dos talentos. São Paulo: Pearson Makron Books, 2002.

HELAL, Diogo Henrique. Gestão de pessoas e competência: teoria e pesquisa. 1. ed. - (2008), 1ª reimpr. Curitiba: Juruá, 2009.

HOLANDA, Lucyanno Moreira Cardoso de, et. al. Criação, desenvolvimento e evolução dos conceitos de competência e aprendizagem organizacional. Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2008. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos08/476_artigo_2.pdf. Acesso em 10/03/2020.

MINAS GERAIS. Polícia Militar. Comando-Geral. Plano Estratégico 2004-2007. Belo Horizonte, 2003.

MINAS GERAIS. Polícia Militar. Comando-Geral. Plano Estratégico 2009-2011. Belo Horizonte: Comando Geral, Assessoria da Gestão para Resultados, 2009.

MINAS GERAIS. Polícia Militar. Comando-Geral. Plano Estratégico 2012-2015. Belo Horizonte: Comando Geral, Assessoria da Gestão para Resultados, 2011.

MINAS GERAIS. Polícia Militar. Comando Geral. Resolução nº 4.250 de 08 de maio de 2013. Dispõe sobre a metodologia e os procedimentos da Avaliação Anual de Desempenho e Produtividade dos militares no serviço ativo da Polícia Militar de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2013.

MINAS GERAIS. Polícia Militar. Comando Geral. Diretriz para a Excelência da Gestão da Polícia Militar de Minas Gerais (DEG-PMMG): compromisso com a excelência. Belo Horizonte, 2016.

MINAS GERAIS. Polícia Militar. Comando-Geral. Programa de Reestruturação da Polícia Militar de Minas Gerais. Belo Horizonte: Assessoria de Desenvolvimento Organizacional, 2017a.

MINAS GERAIS. Polícia Militar. Resolução 4.626/17, de 05 de dezembro de 2017: Estabelece a estrutura básica das Seções do Estado-Maior das Unidades de Execução Operacional da Polícia Militar de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2017b.

MINAS GERAIS. Polícia Militar. Plano Estratégico 2016-2019. Belo Horizonte: Equipe de Gestão Estratégica; Estado-maior, 2ª Ed. Revisada, 2018a.

MINAS GERAIS. Polícia Militar. Resolução 4.664/18, de 11 de abril de 2018. Regula a implementação da Gestão por Competências no âmbito da Polícia Militar de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2018b.

MINAS GERAIS, Polícia Militar. Comando Geral. Plano Estratégico 2020-2023. Belo Horizonte. Assessoria de Desenvolvimento Organizacional, 2020.

MINAS GERAIS. Polícia Militar de Minas Gerais. Comando-Geral PMMG. M663p Plano Estratégico 2020-2023. - 2. ed. - Belo Horizonte: PMMG - Comando-Geral, 2021.

PEREIRA, Matias José. Governança no setor público. São Paulo: Atlas, 2010.

PERRENOUD, Philippe. Des savoirs aux compétences: de quoi parle-t-on en parlant de compétences ? In: Pédagogie collégiale (Québec), Vol. 9, n° 1, octobre 1995, pp. 20-24. Disponível em: https://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_1995/1995_08.html; Acesso em: 02/05/2020.

POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS. História da PMMG. Sítio eletrônico da Polícia Militar de Minas Gerais. Portal do 31° BPM. Disponível em: https://www.policiamilitar.mg.gov.br/portalpm/31bpm/conteudo.action?conteudo=904&tipoConteudo=itemMenu; Acesso em: 30/04/2020.

RABAGLIO, M. O. Seleção por competências. 2. ed. São Paulo: Educator, 2001.

ZARIFIAN, P. Objetivo Competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2001.
Publicado
2021-07-03
Como Citar
Braga, T., Araújo, C., Borges, F., Silva, A., Fernandes, T., & Lúcio, V. (2021). GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS. Revista Do Instituto Brasileiro De Segurança Pública (RIBSP) - ISSN 2595-2153, 4(9), 91-111. https://doi.org/https://doi.org/10.36776/ribsp.v4i9.114