COLÉGIO DE FUNDADORES

Nos termos do disposto no artigo 33 do Estatuto Social do IBSP, o Colégio de Fundadores é composto pelos associados fundadores detentores de titulação de doutor obtida em programas de doutorado certificados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no momento do registro da Associação “INSTITUTO BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA” (IBSP) perante o tabelionato na forma da lei, sendo seus cargos de caráter vitalício, competindo-lhe, entre outras funções, referendar a admissão de associados honorários e beneméritos, zelar pelos princípios estatutários, regimentais e deontológicos que regem o “INSTITUTO BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA” (IBSP), sendo que suas deliberações tomadas por unanimidade se sobrepõe aos demais órgãos, exceto às da Assembleia-Geral.

Fale com o Colégio de Fundadores: colegiado@ibsp.org.br

 

São membros vitalícios do COLÉGIO DE FUNDADORES do IBSP:

Doutor Azor Lopes da Silva Júnior

Pós-doutor em Hermenêutica, doutor em Sociologia (UNESP-FCLAr), mestre em Direito Público (UNIFRAN, 2005), Especialista em Direito (UNESP/FAPERP,1998), graduado em Direito (FIRP,1990). Doutor (APMG, 2008 – Sistema de Ensino Militar), Mestre (CAES, 2005 – Sistema de Ensino Militar) e graduado (APMBB, 1984) em Ciências Policiais de Segurança e Preservação da Ordem Pública (Sistema de Ensino Militar, Lei Complementar Estadual [SP] nº 1036, 11/01/08 c.c. artigo 83 da Lei Federal nº 9.394, 20/12/96 – Sistema de Ensino Militar). Especialista em Segurança Pública (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2007). Advogado, Professor Universitário (bacharelado e pós-graduação em Direito), Presidente do Instituto Brasileiro de Segurança Pública – IBSP (ibsp.org.br), Tutor EaD (Ministério da Justiça/SENASP) e Coronel da Reserva Remunerada Polícia Militar do Estado de São Paulo.

http://lattes.cnpq.br/6088271460892546

https://orcid.org/0000-0002-6340-6636

****************************************************

Doutor Edson Benedito Rondon Filho

Pós-doutor em Letras Modernas (Unesp-Ibilce), doutor em Sociologia pelo PPGS/UFRGS, na linha de Violência, Criminalização, Cidadania e Direito com estágio doutoral (sanduíche) junto ao Centre de Recherche Sociologique sur le Droit et les Institutions Pénales (CESDIP) / França (2013). Mestre em Educação (IE/ UFMT – 2008). Especialista em Inteligência de Segurança Pública pela FAECC – UFMT (2008). Especialista em Gestão de Segurança Pública pela FAECC- UFMT (2003). Bacharel em Ciências Sociais (UFMT – 2010). Bacharel em Direito pela UFMT (2001). Graduado no Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar do Estado de Goiás (1994). Docente convidado da Pós-graduação em Direitos Humanos aplicados à Segurança Pública da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Docente de Criminologia do curso de Direito da Faculdade Católica Rainha da Paz (FCARP). Docente colaborador do Mestrado em Sociologia do PPGS/ UFMT. 

http://lattes.cnpq.br/8121682994001478

****************************************************

Doutora Tatiane Ferreira Vilarinho

Doutora e Mestre (2011) em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, especialista em Docência Superior pela Fundação Educacional de Goiás (2005), graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás (2004). Oficial da Polícia Militar de Goiás. Chefe da Seção de Pós-Graduação e Extensão da PMGO. Editora da Revista Brasileira de Estudos de Segurança Pública. Membro fundadora do Instituto Brasileiro de Segurança PúblicaParticipa do Grupo de pesquisa Comunicação Científica. Tem experiência nas áreas de Ciência da Informação, atuando principalmente com os seguintes temas: comunicação científica e serviços de biblioteca; conhecimento científico e polícia ostensiva; metodologia científica em segurança pública.

http://lattes.cnpq.br/4079367488470809

****************************************************

Doutor George Felipe de Lima Dantas

Possui doutorado em Administração da Educação e Estudo de Políticas Públicas pela “The George Washington University” (2000) e doutorado em Administração do Ensino Superior também pela “The George Washington University” (1998). É mestre em Educação e Desenvolvimento Humano pela “The George Washington University” (1987), licenciado pela Universidade Católica do Salvador (1979), possuindo também cursos profissionais específicos realizados na Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF, 1981) e na Escola de Formação de Oficiais da Reserva da Marinha (EFORM, 1975). Foi Coordenador para Assuntos de Segurança Pública do Núcleo de Estudos em Defesa, Segurança e Ordem Pública (NEDOP) e ex-Coordenador de Pós-Graduação em Segurança Pública do Centro Universitário do Distrito Federal (UniDF) e Consultor-Sênior do Centro de Treinamento em Segurança Pública (TREINASP) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça. É consultor, professor, orientador, palestrante e autor em diferentes temas de gestão da segurança pública, atuando principalmente na área de treinamento policial e treinamento em Inteligência de Segurança Pública e Análise Criminal. Em 03 de julho de 2007 fez parte do “Colóquio de Intelectuais da Segurança Pública”, ocasião em que personalidades nacionais da área foram convocadas pelo Ministério da Justiça para opinar sobre a montagem do Programa Nacional de Segurança Cidadã (PRONASCI).

http://lattes.cnpq.br/9476901304975730

****************************************************

Doutor José Carlos Leandro

Doutor (2016) e Mestre (2009) em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde desenvolve estudos vinculados à linha de pesquisa do Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (NEHET/UFPE) e na área da interseção entre a Filosofia e a Linguística. É Tutor EaD da SENASP/MJ e do IFPE. Possui Especializações em Linguística Textual, com ênfase em Leitura, Produção e Avaliação Textual(UFPE/2006) e em Políticas Públicas de Segurança (SENASP/2007). É formado em Pedagogia com habilitações em Magistério, Administração Escolar, Supervisão Escolar e Orientação Educacional (UFPE/2003). Possui experiência em ensino de Português Instrumental, Língua e Comunicação, Mediação de Conflitos, Ética e Cidadania, entre outras, em órgãos da Academia Integrada de Defesa Social (ACIDES/SDS/PE). Participa da equipe de Tutores(EaD) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP-MJ). É Mentor e Instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). 

http://lattes.cnpq.br/2317391849844834

****************************************************

Doutor João Batista da Silva

Possui graduação em Curso de Formação de Oficiais – Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte (1999), graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017). Atualmente é capitão da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, professor do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar do RN, professor da graduação da Academia de Polícia Militar do Rio Grande do Norte e professor de pós-graduação da Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança pública, políticas públicas, polícia militar, formação profissional e violência.

http://lattes.cnpq.br/8617007915492517

****************************************************

Doutor Ednilson Paulino Queiroz

Possui graduação em licenciatura em Ciências Biológicas (1993), Especialização em Perícia Ambiental (2002), Mestrado em Tecnologias Ambientais (2004) e Doutorado em Ecologia (2009), pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS. Desde 1996 é oficial especialista em biologia da Polícia Militar do Estado do Mato Grosso do Sul, atualmente no posto de Tenente Coronel e foi professor da Universidade Católica Dom Bosco-UCDB (2005 a 2009) e professor voluntário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004). Atualmente é professor na Universidade UNIGRAN/CAPITAL (início-2013), em Campo Grande (MS) e professor voluntário do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2016-2017).Tem experiência na área ambiental, com ênfase em Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: macroinvertebrados bentônicos e perícia ambiental, especialmente, perícia em pescado, madeira, carvão, incêndio florestal, erosão e areeiro. 

http://lattes.cnpq.br/0138875082462907

****************************************************

Doutor Leonardo Oliveira Freire

Atualmente Preside o Instituto Caleidoscópio da Inclusão, Doutor em Filosofia Prática pelo Programa de Pós Graduação Integrado de Doutorado em Filosofia (UFPB – UFPE – UFRN), com período sanduíche na Universidade de Buenos Aires, com a pesquisa de tese em Filosofia do Direito especificamente sobre Justificação da Punibilidade na Filosofia de Kant. Estudante do Doutoramento em Penal pela UBA – Argentina, Mestre em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRN, área de concentração: Metafísica, com a Dissertação: Fundamento Metafísico do Direito na Filosofia de Kant. Especialista em Perícia Criminal pela Faculdade Estácio de Natal. Bacharel e licenciado em Filosofia pela UFRN. Bacharel em Direito pela Faculdade de Natal aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Oficial da Polícia Militar do RN. Atualmente é professor substituto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foi Pesquisador líder do BPCCrim, base de pesquisa em ciências criminais integrais – junto a UNINASSAU. Atuou como Corregedor da Secretária de Estado da Justiça e Cidadania SEJUC-RN e Presidindo a Comissão de Processo Administrativo desta Secretaria de Estado do RN. Dirigiu a Administração Prisional do Estado do RN, COAPE-RN, Membro do Conselho Nacional dos Secretários Justiça e Dirigentes da Administração Prisional do Brasil junto ao Ministério da Justiça BR. Foi Membro do Conselho Diretor do Fundo Penitenciário do Estado do RN, na função de Coordenador da Administração Penitenciária. Também desenvolve pesquisas nas áreas do meio ambiente (principalmente em matéria penal), da segurança e da educação. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Defesa Nacional, com a proposta “desvelamento ambiental uma reeducação social” – Instituto de Pesquisa Souza Freire – IESF. É Coordenador no GECRIM (Grupo de Estudos Criminais) na Linha de Pesquisa que estuda o crime organizado e a segurança pública – IESF. Atualmente produz projetos de pesquisa, consultoria, desenvolve cursos livres e de Pós graduação. 

http://lattes.cnpq.br/3263821619188327

****************************************************

Doutor Gilberto Protásio dos Reis

Doutor em Ciências Sociais (PUC/MG). Mestre em Administração Pública (FJP/MG), Especialista em Gestão Estratégica da Segurança Pública (FJP/MG), Especialista em Segurança Pública (FJP/MG). Homenageado pelo Governo de Minas Gerais, em 2006 e 2008, com o II e o IV “Prêmio Excelência em Gestão Pública do Estado de Minas Gerais”, por inovações na gestão estratégica da segurança pública. Distinguido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública/Ministério da Justiça, no Concurso Nacional de Pesquisas em Segurança Pública e Justiça Criminal. Membro em 2007 do Grupo de Trabalho da SENASP/Ministério da Justiça para a elaboração de uma plataforma nacional de avaliação do desempenho das organizações policiais brasileiras, e da Secretaria de Estado de Defesa Social/Governo de Minas Gerais, em 2009, 2010 e 2011 (recondução), sobre avaliação do desempenho dos órgãos do sistema de defesa social. Chefe do Centro de Cultura e História da Polícia Militar de Minas Gerais (2016).

http://lattes.cnpq.br/4271140603320731