AS CANÇÕES MILITARES EM TREINAMENTOS POLICIAIS

revisão de estudos do Comando da Academia da Polícia Militar de Goiás

  • Leon Denis da Costa ACADEMIA DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS
Palavras-chave: Canções militares, Treinamento, Socialização, Polícia

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar uma revisão de estudos sobre canções militares realizados no ano de 2018 por alunos do “Curso de Pós-Graduação Especialização lato sensu Polícia e Segurança Pública” concomitante ao curso de formação profissional coordenado pelo Comando da Academia da Polícia Militar de Goiás que aconteceu em vários municípios do Estado. A pesquisa focou nas canções não oficiais, isto é, aquelas que são improvisadas ou não estão regulamentadas em manuais ou normas institucionais da corporação, mas que mesmo assim são entoadas nos cursos de formação profissional durante os treinamentos, sejam em marchas ou corridas. Os estudos revisados evidenciam que os cânticos são ferramentas empregadas cotidianamente nos cursos de formação e especialização de policiais militares para a socialização dos novatos que ingressam as corporações e, de acordo com as percepções dos militares, produzem efeitos positivos no desempenho das atividades físicas.

Biografia do Autor

Leon Denis da Costa, ACADEMIA DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS

Major da Polícia Militar de Goiás. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduado em Letras pela UFG.

Referências

AUTRAN DOURADO, Henrique. Dicionário de termos e expressões da música. São Paulo: Editora 34, 2008.

BAYLEY, David H. Padrões de policiamento: uma análise comparativa internacional. Trad. Renê Alexandre Belmonte. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 2006.

BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 24. ed. Petrópolis: Vozes, 1985.

GUILLARDI, L.C. As canções militares como recurso didático nos cursos de formação da Polícia Militar de Goiás. Trabalho de Conclusão de Curso. Especialização em Polícia e Segurança Pública. Comando da Academia da Polícia Militar de Goiás. F. 16. Goiânia-GO, 2018.
LIMA, Fernando. Um estudo sobre os brados e gritos de guerra nos cursos de formação do policial militar. Trabalho de Conclusão de Curso. Especialização em Polícia e Segurança Pública. Comando da Academia da Polícia Militar de Goiás. F. 18. Goiânia-GO. 2018.


LOCONTO, David G, CLARK, Timothy W, & WARE, Patrice N. The Diaspora Of West Africa: the influence of West African cultures on “Jody Calls” in the United States military. Sociological Spectrum: Mid-South Sociological Association, 30:1, 90 - 109, 2009. DOI: 10.1080/02732170903340919

OLIVEIRA, Rafael de Freitas. Estudo das canções militares nos treinamentos dos Alunos soldados do município de Goianésia-go. Trabalho de Conclusão de Curso. Especialização em Polícia e Segurança Pública. Comando da Academia da Polícia Militar de Goiás. F. 18. Goiânia-GO. 2018.

PARREIRA, João Vitor Santana. A influência das canções militares nas instruções e treinamentos dos alunos soldados do CFP/2017 de Jataí-go. Trabalho de Conclusão de Curso. Especialização em Polícia e Segurança Pública. Comando da Academia da Polícia Militar de Goiás. F. 19. Goiânia-GO. 2018.

PEREIRA, Carlos Eduardo Milagres. “Canções de Guerra”: um signo bélico na formação do policial militar do Estado do Rio de Janeiro. 67f. Monografia. (Curso de Especialização em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública). Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, 2002.

SALLEY, Travis G. Sound-off! An Introduction to the Study of American Military Marching Cadences". Masters Teses presented to Department of Music and Dance.Master of Music. Graduate School of the University of Massachusetts -Amherst, 2015. htps://scholarworks.umass.edu/masters_theses_2/243

SKOLNICK, J. H. Justice without trial: Law enforcement in democratic society. 4th ed. New Orleans: Louisiana, 2011.

SILVA, Assis Henrique da. O emprego das canções militares e seus efeitos nas percepções de alunos do curso de formação de praças no município de cristalina-go. Trabalho de Conclusão de Curso. Especialização em Polícia e Segurança Pública. Comando da Academia da Polícia Militar de Goiás. F.15. Goiânia-GO. 2018.

VAZ, Pedro Felipe Reis. O impacto das canções militares no curso de formação de praças da polícia militar de Goiás no município de Luziânia-go. Trabalho de Conclusão de Curso. Especialização em Polícia e Segurança Pública. Comando da Academia da Polícia Militar de Goiás. F. 16. Goiânia-GO. 2018.
Publicado
2020-06-02
Como Citar
da Costa, L. (2020). AS CANÇÕES MILITARES EM TREINAMENTOS POLICIAIS. Revista Do Instituto Brasileiro De Segurança Pública (RIBSP), 3(1), 186-196. https://doi.org/https://doi.org/10.36776/ribsp.v3i1.74