SEGURANÇA PÚBLICA

uma perspectiva da competência da preservação da ordem pública pelas polícias militares brasileiras

  • Jorge Augusto de Souza Martins Polícia Militar de Santa Catarina
Palavras-chave: polícias militares. competência constitucional. ordem pública. preservação da ordem pública. segurança pública. tranquilidade pública. salubridade pública. dignidade da pessoa humana. manutenção da ordem pública. inoperância ou falência de demais órgãos policiais. competência residual em relação aos demais órgãos policiais., Segurança Pública, Polícias Militares, Ordem Pública, Tranquilidade Pública, Competência Constitucional

Resumo

As polícias militares brasileiras possuem a competência de polícia ostensiva e preservação da ordem pública, conforme o disposto no artigo 144, § 5º, da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a qual estabelece o parâmetro geral da atividade policial militar. O estudo objetivou compreender a competência constitucional das polícias militares, o que ocorreu pelo esclarecimento do significado de ordem pública e pelo deslinde do alcance da preservação da ordem pública.  A pesquisa desenvolveu-se pelo método dedutivo, coletando-se dados genéricos para, após amplo exame, obter conclusão específica sobre a perspectiva de competência constitucional das polícias militares, o que decorreu da pesquisa exploratória bibliográfica e documental. O resultado obtido demonstrou a dimensão da competência constitucional das polícias militares, a qual, como se sabe, não é desenvolvida plenamente pelas polícias militares brasileiras. Com isso, o estudo concluiu que as polícias militares possuem competência definida na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a qual lhes confere realizar atividades preventivas e repressivas, assumir as funções de demais órgãos policiais inoperantes ou faltantes, bem como atuar residualmente em relação aos demais órgãos policiais.

 

Biografia do Autor

Jorge Augusto de Souza Martins, Polícia Militar de Santa Catarina

Possui graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí(2008), graduação em Curso de Formação de Oficiais com Bacharelado em Ciências Policiais pela Polícia Militar do Estado de Santa Catarina(2014) e especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Processual Civil pela Universidade Anhanguera - Uniderp(2012). Atualmente é Oficial da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988.
______. Constituição da República Federativa do Brasil, de 24 de janeiro de 1967.
______. Decreto n. 88.777, de 30 de setembro de 1983. Aprova o regulamento para as polícias militares e corpos de bombeiros militares (R-200). Diário Oficial da União de 4 de outubro de 1983.
______. Decreto-Lei nº 3.688. Lei das Contravenções Penais. Diário Oficial da União de 3 de outubro de 1941.
______. Lei nº 5.172. Dispõe sobre o Sistema Tributário Nacional e institui normas gerais de direito tributário aplicáveis à União, Estados e Municípios. Diário Oficial da União de 27 de outubro de 1966.
HIPÓLITO, Marcello Martinez; TASCA, Jorge Eduardo. Superando o mito do espantalho: uma polícia orientada para a resolução dos problemas de segurança pública. Florianópolis: Insular, 2012.
LAZZARINI, Álvaro, et al. Direito administrativo da ordem pública.2 ed. Rio de Janeiro: Forense, 1987.
______. Estudos de Direito Administrativo. 2 ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1999.
______. Temas de Direito Administrativo. 2 ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2003.
MARCINEIRO, Nazareno. Polícia de preservação da ordem pública. Disponível em: . Acesso em: janeiro de 2019.
MENDES, Gilmar Ferreira. Parecer n. GM-25. Disponível em: . Acesso em: janeiro de 2019.
RICKEN, Daniel; SILVA, Eduardo Correia da. Nota oficial conjunta (Caçador). Disponível em: . Acesso em: janeiro de 2019.
SILVA, Célio Egídio da. Introdução ao estudo das ciências policiais: por uma filosofia para a Segurança Pública. São Paulo: Suprema Cultura, 2010.
TEZA, Marlon Jorge. Temas de Polícia Militar: novas atitudes da polícia ostensiva na ordem pública. Florianópolis: Darwin, 2011.
VIEIRA, Thiago Augusto. Competência Policial Militar para atuar no trânsito: do policiamento à fiscalização de trânsito. Disponível em: . Acesso em: janeiro de 2019.
Publicado
2019-07-07
Como Citar
Martins, J. (2019). SEGURANÇA PÚBLICA. Revista Do Instituto Brasileiro De Segurança Pública (RIBSP), 2(1), 90-100. Recuperado de http://ibsp.org.br/ibsp/revista/index.php/RIBSP/article/view/47