A SEGURANÇA PÚBLICA E A ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA NO BRASIL

uma análise das potencialidades decorrentes da criação do Instituto Brasileiro de Segurança Pública

  • Vicente Nicola Novellino Polícia Militar do Estado de SP - Oficial da Reserva Remunerada
Palavras-chave: Segurança pública. Inteligência. Inteligência criminal.

Resumo

O presente artigo ressalta a importância da atividade de inteligência aplicada às questões de segurança pública, como valioso instrumento de que dispõem as Instituições para cumprimento de suas atribuições.

Referências

BRASIL, Decreto nº 3.695, de 21 de dezembro de 2000. Cria o Subsistema de Inteligência de Segurança Pública, no âmbito do Sistema Brasileiro de Inteligência, e dá outras providências. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D3695.htm > Acesso em 29 dez. 2017.
BRASIL, Lei nº 9.883, de 07 de dezembro de 1999. Institui o Sistema Brasileiro de Inteligência, cria a Agência Brasileira de Inteligência - ABIN, e dá outras providências. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9883.htm >. Acesso em: 14 nov. 2017.
FARAGO, Ladislas. O mundo da espionagem. Rio de Janeiro: Dinal, 1966.
GIORDANA, Nicolò. Scriminanti e garanzie funzionali tra legislazione d’intelligence e diritto penale militare. Bergamo (Itália): Lemma Press, 2016.
MEZZAROBA, Orides; MONTEIRO, Cláudia Servilha. Manual de metodologia da pesquisa no direito. 6ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
PACHECO, Denilson Feitoza. Direito da inteligência. 22 - 23 nov. 2013. Notas de aula (Especialização em Inteligência de Estado e Inteligência de Segurança Pública, 7ª. Turma) – Fundação Escola Superior do Ministério Público de Minas Gerais em parceria com Centro Universitário Newton Paiva, Belo Horizonte, 2013. Anotações feitas por Vicente Nicola Novellino.
PACHECO, Denilson Feitoza. Inteligência, Segurança e Direito: Políticas e Operações de Inteligência. Relatório de Pesquisa da Residência Pós-Doutoral apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2012.
KENT, Sherman. Informações estratégicas. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1967.
Publicado
2018-02-13
Como Citar
Novellino, V. (2018). A SEGURANÇA PÚBLICA E A ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA NO BRASIL. Revista Do Instituto Brasileiro De Segurança Pública (RIBSP), 1(1), 19-23. Recuperado de http://ibsp.org.br/ibsp/revista/index.php/RIBSP/article/view/4