HERÓI OU VILÃO? VÍTIMAS OU ALGOZES? QUEM SÃO OS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA BRASILEIROS?

  • João Batista da Silva Instituto Brasileiro de Segurança Pública - IBSP
Palavras-chave: Violência banalizada, Profissional de segurança pública, herói ou algoz

Resumo

HERÓI OU VILÃO? VÍTIMAS OU ALGOZES? QUEM SÃO OS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA BRASILEIROS?

Biografia do Autor

João Batista da Silva, Instituto Brasileiro de Segurança Pública - IBSP

Major da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte (PMRN) é especialista em Polícia Comunitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com graduação em Ciências Sociais (UFRN – 2005). Mestre em Ciências Sociais (UFRN – 2009) e Doutor em Educação (UFRN – 2017). Atualmente é professor do Centro de Formação e da Academia da PMRN. Professor de Pós-graduação do UNIFACEX, é também membro fundador do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (IBSP) e integrante do Conselho Editorial da Revista do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (RBISP).
1 SANTOS, Mário Anderson de Araújo. Héroe o villano:un análisis sobre la práctica de crimenes por policías militares en la región metropolitana de Natal/RN/Brasil. Início: 2017. Dissertação (Mestrado en la Seguridad Publica) – Instituto Universitario de la Policía Federal Argentina

Referências

BIONDI, Karina. Junto e misturado: uma etnografia do PCC. São Paulo: Terceiro Nome, 2010.
DURKHEIM Émilie. As regras do método sociológico. São Paulo: Martin Claret, 2001.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13ª edição. São Paulo: Hucitec, 2013.
ROLIM, Marcos. A síndrome da rainha vermelha: policiamento e segurança pública no século XXI. Rio de Janeiro. Zahar, 2009.
SAMPIERI, Roberto Hernández; FERNÁNDEZ-COLLADO, Carlos; LUCIO, Pilar Baptista. Metodología de la investigación. Cuarta edición. Mexico: McGraw-Hill/Interamericana S/A, 2006.
SOUZA, Jessé. A construção da subcidadania: para uma sociologia política da modernidade periférica. Belo Horizonte: UFMG; Rio de Janeiro: IUPERJ, 2003.
Publicado
2019-01-07
Como Citar
da Silva, J. (2019). HERÓI OU VILÃO? VÍTIMAS OU ALGOZES? QUEM SÃO OS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA BRASILEIROS?. Revista Do Instituto Brasileiro De Segurança Pública (RIBSP), 1(3), 50-53. Recuperado de http://ibsp.org.br/ibsp/revista/index.php/RIBSP/article/view/39