PADRÕES DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS POLICIAIS MILITARES DO BRASIL

  • Leandro Antônio Sales Polícia Militar de Goiás
  • Tatiane Ferreira Vilarinho Polícia Militar de Goiás
Palavras-chave: Curso de formação de oficiais. Ensino policial militar. Padrões de ensino no Brasil

Resumo

O presente artigo tem o intuito de verificar quais os padrões dos cursos de formação de oficiais das policias militares no Brasil. Ainda visa identificar quais as características destes cursos e entender o processo de gestão dos CFOs nas instituições policiais militares brasileiras. Foi realizada pesquisa nacional por meio de questionário com todas as instituições policiais militares dos cursos de formação de oficiais. A pesquisa conseguiu identificar alguns padrões nos diversos entes federados, mostrando as similaridades e diferenças, e com isso pode determinar que o atual cenário precisa sofrer algumas alterações no tocante ao ensino policial militar para os CFOs, notou-se a dificuldade de obter dados não só em relação aos cursos de formação de oficiais policiais militares do Brasil, mas num todo, sugere-se para as próximas pesquisas sobre o assunto estudar as dificuldades da troca de informação entres as instituições policiais militares, bem como o estudo das matrizes curriculares para assim obter estudo mais aprofundado sobre o tema.

Biografia do Autor

Leandro Antônio Sales, Polícia Militar de Goiás

Aluno do Curso de Formação de Oficiais do Comando da Academia de Policia Militar de Goiás.

Referências

BASÍLIO, Márcio Pereira. O desafio da formação do Policial Militar do Estado do Rio de Janeiro: utopia ou realidade possível? Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense 2007.

BRASIL. Ministerio da Educaçao. Lato-Sensu: saiba mais. Disponível em: . Acesso em: 13 abr. 2018.

BRASIL. Secretaria Nacional de Segurança Pública (Org.). Mapeamento de modelos de ensino policial e de segurança pública no Brasil. São Paulo: Urbania, 2013.

BRASIL. Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Segurança Pública (Org.). Matriz curricular nacional para ações formativas dos profissionais de área de segurança pública. Brasília: Secretaria Nacional de Segurança Pública /ministério da Justiça, 2014.

BRUNETTA, Antonio Alberto. Formação e ensino na Polícia Militar: concepções e subordinações políticas; filiações e adesões pedagógicas. São Paulo: Unesp, 2010.

DIAS, Gilberto. A gestão da produção de segurança pública e a formação do oficial policial militar: o caso da Policia Militar De Santa Catarina. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina Centro Tecnológico, 2002.

LOPES, Paola Bonanato. O ensino policial militar na PMMG: dos primórdios à educação de nível superior. Minas Gerais: Universidade Federal de Minas Gerais, 2017.

NONAKA Ikujiro, TAKEUCHI Hirotaka Criação de conhecimento na empresa: Como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Elsevier 1997.
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete sistema educacional brasileiro. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: . Acesso em: 12 de abr. 2018.

PONCIONI, Paula. O modelo policial profissional e a formação profissional do futuro policial nas Academias de Polícia do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Universidade de Brasília, 2005.

RUDNICKI, Dani. A formação social de oficiais da polícia militar: análise do caso da academia da brigada militar do rio grande do sul. Porto Alegre: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007.

SÁ, Leonardo Damasceno de. Os filhos do estado. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

SILVA Flaviane Aparecida da. A motivação para as práticas de gestão do conhecimento na gestão de segurança pública. Belo horizonte: FEAD – Centro de Gestão Empreendedora, 2011.
SOUZA, Baltazar Donizete de. O ensino policial e a formação de oficiais na Academia de Polícia Militar do Estado de Goiás. Goiânia: Universidade Católica de Goiás, 2003.
Publicado
2018-05-07
Como Citar
Sales, L., & Vilarinho, T. (2018). PADRÕES DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS POLICIAIS MILITARES DO BRASIL. Revista Do Instituto Brasileiro De Segurança Pública (RIBSP), 1(1), 100-116. Recuperado de http://ibsp.org.br/ibsp/revista/index.php/RIBSP/article/view/14