O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

1. A Revista do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (RIBSP) é um periódico semestral, cuja articulação e rede de difusão objetivam fomentar as boas práticas e compartilhamento de experiências na/ com as Agências Policiais Nacionais ou Estrangeiras, Instituições de Ensino Superior e a Sociedade Civil, no campo da Segurança Pública.

2. Os trabalhos, dentro das temáticas propostas na chamada de publicação, podem ser enviados on-line pelo Sistema Eletrônico da Revista, após cadastro como autor. A remessa dos trabalhos se dará exclusivamente por meio digital e via internet em virtude da política adotada pelo periódico que tenta reduzir ao máximo a produção de materiais físicos e integra o SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas), cujo software Open Journal Systems (OJS) foi adaptado para a língua portuguesa pelos técnicos do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), canalizando os contatos para a internet.

3. A publicação dos trabalhos está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial e colaboradores convidados, garantido o anonimato de autores e pareceristas no processo de avaliação. Eventuais sugestões de modificação de estrutura ou conteúdo, por parte da Editoria, serão previamente acordadas com os autores. Não serão admitidos acréscimos ou modificações depois que os textos forem entregues para composição.

4. Os artigos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: qualidade e rigor dos argumentos apresentados, validade dos dados apresentados, oportunidade e relevância do artigo, atualidade e adequação das referências contidas no trabalho.

5. O trabalho deve conter o nome do autor, título e instituição apostos na primeira página, juntamente com o resumo e o abstract. O Corpo Editorial informa que esta página não integrará o texto encaminhado para avaliação, procedida pelo sistema peer review.

6. Os textos devem ser apresentados em português (Brasil) ou em língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol). No caso do texto em português, o título e o resumo devem estar no mesmo idioma do texto e, também, deve ser apresentado o titlte, o abstract e as keywords em inglês. Os textos em língua estrangeira (inglês, espanhol e francês) deverão apresentar o título, o resumo e as palavras-chave em português. O título deve ser digitado na primeira linha do texto, em negrito, centralizado. Após o título, o nome do autor e, em nota de rodapé personalizada com asterisco, a identificação constando titulação e filiação acadêmica. Cinco espaços após o título, vem o RESUMO, que deverá ter entre 06 e 10 linhas e ser escrito com fonte Times New Roman 12, espaço simples. Uma linha pós o resumo, cinco PALAVRAS-CHAVES, separadas por vírgula e com fonte itálica e que permitam a adequada indexação do artigo. A seguir, deixando-se uma linha em branco, TITLE, ABSTRACT KEYWORD na língua inglesa, também no mesmo formato do resumo.

7. Após sua avaliação pelos pares, será encaminhada ao autor uma resposta de aceitação, possíveis de sugestões de modificações ou recusa do artigo.

8. Os textos deverão ser escritos em formato MSWord, em formato A4 (210x297), margens de 3cm à esquerda e as demais com 2 cm, fonte Times New Roman 12, o recuo de início do parágrafo, justificado, espaço de 2 cm, e espaço 1,5 entre linhas. Todos os outros adentramentos (exemplos e citações) são feitos por um toque na tecla tab (2 cm).

9. Os artigos deverão ter no mínimo 4 mil palavras, ou 10 páginas e, no máximo, 9 mil palavras ou 23 páginas. As resenhas e comentários de livros deverão ter, no máximo, 10 páginas. Os relatos de experiência, os relatórios de viagem de estudo e as notas técnicas deverão ter no máximo 20 páginas e as entrevistas terão sua configuração definida pelo Editorial da Revista. Nesses números de páginas já deverão estar incluídas as referências bibliográficas.

10. Para citações bibliográficas de literatura no texto (diretas), usar o sistema autor-data (sobrenome do autor referido no texto, ano de publicação e páginas, se tiver, separados por vírgulas). As citações curtas (menos de três linhas) serão integradas no parágrafo, com seu início precedido por aspas que, também, marcará o fim da citação. Nas citações com mais de 3 linhas, utiliza-se a fonte Times New Roman 10, recuo de 2 cm e espaço simples entre linhas. As referências sem citação literal devem ser incorporadas no texto, indicando entre parêntesis, ao final, o sobrenome do autor e o ano da publicação. As palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico e sem aspas.

11. O título de seção será digitado em negrito, com letras maiúsculas, sem recuo e sem numeração e os títulos de subseção em negrito, entre as seções ou subseções, deixar uma linha em branco.

12. As notas, se necessárias, serão de rodapé e usadas apenas para explicação (explicativas), com letra Times New Roman 10, espaço simples, numeradas consecutivamente dentro do texto. As referências deverão ser incluídas ao final do trabalho, em ordem alfabética e dentro das normas da ABNT. Referências e citações devem seguir as normas da ABNT (NBR 6023/2002).

13. Caso haja ANEXO ou APÊNDICE, colocá-los após as referências.

14. Desenhos, gráficos, mapas, quadros e fotografias, devem conter título e fonte, e estar numerados. Somente poderão integrar o artigo se estiverem em condições de visibilidade e qualidade e em formato compatíveis com a conversão ao formato PDF.

15. A RIBSP não assume a responsabilidade por conceitos emitidos pelos autores. O envio espontâneo de qualquer colaboração implica automaticamente na cessão integral dos direitos autorais para a RHM.

16. Como a RIBSP possui o caráter de acesso livre e aberto em versão digital, será encaminhada cópia do artigo publicado em formato digital para os autores e co-autores.

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.