A Revista do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (RIBSP) é um periódico semestral, cuja articulação e rede de difusão objetivam fomentar as boas práticas e compartilhamento de experiências nas/ com as Agências Policiais Nacionais ou Estrangeiras, Instituições de Ensino Superior e a Sociedade Civil, no campo da Segurança Pública.

Este periódico é composto de 5 (cinco) seções, sendo elas: 1) Artigos; 2) Relatos de Experiência ou Relatórios de Viagens de Estudo; 3) Resenhas; 4) Notas Técnicas; 5) Entrevistas.

A seção de Artigos (ART) se destina à publicação de artigos nos formatos de publicação exigidos pela RIBSP, nas 3 (três) linhas de pesquisas a seguir:

(i) “Pensamento socionormativo de Segurança Pública”: referente aos saberes tomados como instrumental das Ciências Humanas e Sociais, da Educação, da Filosofia e do Direito;
(ii) “Gestão, Tecnologia e Comunicação da Informação em Segurança Pública”: onde a Ciência da Administração, a Ciência da Computação, a Matemática, a Estatística e outras congêneres prestariam contribuição para a solução dos problemas da segurança pública;
(iii) “Segurança Pública do Meio Ambiente e da Mobilidade”: constituindo-se campo para o emprego da ciências da Ecologia, da Engenharia de Trânsito, do Direito Ambiental e do Direito de Trânsito. 

A seção de Relatos de Experiência ou Relatórios de Viagens de Estudo (RERVE) é o texto produzido dentro dos padrões e normas da ABNT (conforme formato adotado pela RIBSP) e que contém o relato das experiências observadas e adquiridas no exercício de atividade de segurança pública ou observação em missão oficial de estudo e/ou análise estratégica, dentro ou fora do Brasil, ou que apresente relevância para a Segurança Pública. Para ser publicado o RERVE deve ser considerado de caráter público, em razão do conhecimento produzido, conforme julgamento da autoridade delegante. O texto deverá conter o objetivo da missão de estudo, com relato do quadro situacional do campo observado, pontos positivos e negativos da experiência vivenciada. E, fundamentalmente, a contribuição do estudo situado.

A seção de Resenhas (RES) divulga resenha crítica que deve, além de resumir o texto, fazer uma avaliação onde se levanta os principais pontos (positivos e negativos). É marcada pela opinião do autor da resenha em forma de recensão. Segue o padrão de formatação adotado pela seção de artigos da RIBSP.Deve ser feita por quem tenha conhecimento da obra ou teoria que está sendo resenhada e conter: 1) o título da obra resenhada e sua referência bibliográfica; 2) dados do autor da obra resenhada; 3) apontar os principais pontos da obra, com síntese de seu conteúdo; 4) posicionamento crítico do autor da resenha.

A seção de Notas Técnicas (NT) consiste em análise técnica de assunto referente à Segurança Pública, realizada de maneira abrangente onde se leve em conta o contexto histórico, social e jurídico, bem como a pertinência da matéria abordada de maneira formal e impessoal. A NT pode propor diversas linhas de ação aos tomadores de decisão, através de informações relevantes. Ela é composta por três partes: a) Introdução (onde se encontram os marcos históricos, sociais e jurídicos); b) Desenvolvimento (contexto técnico com o parecer); e c) Conclusão (sugestões e proposições).

A seção de Entrevistas (ENT) se refere a textos que são resultados de entrevistas realizadas com personalidades ligadas direta ou indiretamente à área de segurança pública em abordagem que contemple temáticas de interesse ou narrativas que descrevam trajetórias práticas de gestão, estudo, extensão, pesquisa, etc., ligadas à questão.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

A publicação dos trabalhos está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial e colaboradores convidados, garantido o anonimato de autores e pareceristas no processo de avaliação pelo processo peer review.

Eventuais sugestões de modificação de estrutura ou conteúdo, por parte da Editoria, serão previamente acordadas com os autores.

Não serão admitidos acréscimos ou modificações depois que os textos forem entregues para composição.